Cifra Club

Como produzir música no celular?

Já que a produção musical feita em casa já é uma realidade tecnológica, pensar em produzir música no celular é um passo natural. Afinal, trabalhando em home studio, a galera usa o computador e alguns equipamentos adicionais pra compor, gravar, mixar e masterizar seus sons. Portanto, é mais do que saudável pensar no smartphone como ferramenta de trabalho do produtor musical.

Música mostra telefone com aplicativo Bandlab, tecnologia ideal para produzir música no celular
O Bandlab é uma ótima alternativa para quem quer produzir música usando o telefone celular (Foto/Freepik)

Curtiu a ideia? Então, de antemão, fique sabendo que este post é 100% focado nesse assunto. Falaremos um pouco das potencialidades do áudio em ambiente mobile, ou seja, indicaremos boas D.A.W’s. para celular. Posteriormente, daremos dicas de workflow para trabalhar nesse sistema.

Acompanhe!

Quais equipamentos são necessários pra produzir música no celular?

Poderíamos encurtar o papo dizendo que, “basta o seu smartphone e sua criatividade”. Por certo, você já tem no celular a plataforma de software para gravação com todos os recursos necessários. Além disso, pode usar o microfone do próprio aparelho pra gravar a voz e instrumentos acústicos.

No entanto, você pode querer utilizar um microfone condensador ou dinâmico de sua preferência nas suas gravações. Além de plugar sua guitarra, baixo ou teclado no aparelho… pode isso, produção? Mas é claro que sim, caros leitores!

Interface iRIG, equipamento essencial para produzir música no celular
Conecte seus equipamentos de produção musical no celular com as interfaces iRIG (Foto/Internet)

Caso tenha uma interface de áudio usb que já usa no seu computador, por exemplo, é capaz que ela funcione conectada ao seu celular também. Para isso basta comprar um adaptador ou conversor USB para USB C, se esta for a conexão de entrada do seu smartphone.

Você pode também adquirir uma interface própria para dispositivos mobile, como os modelos da linha iRIG, da IK Multimídia. O mais legal, no entanto, é ter um hub usb energizado compatível com o seu aparelho. Dessa maneira além de ligar a interface, será possível conectar teclados ou PAD’s controladores MIDI.

Se você usa celular Android, pode ser necessária uma pesquisa minuciosa da compatibilidade de cada dispositivo com o seu aparelho. Por outro lado, usuários de iOS terão maior facilidade com essas conexões.

Agora que já temos a parte de hardware do nosso sistema esquematizado, vamos ver o que o mundo dos apps mobile tem a nos oferecer!

O melhor software gratuito pra produzir música no celular com sistema Android

Sem dúvida, o Cakewalk Bandlab é o melhor app pra galera que quer fazer som no Android. Primeiramente, a aplicação é uma D.A.W. completa, que oferece gravação multipista, efeitos e uma biblioteca incrível de samples e instrumentos virtuais.

Em segundo lugar, estamos falando de um produto de uma empresa consolidada no mundo do áudio e da produção musical. Em síntese, a Cakewalk é uma das pioneiras na criação de D.A.W’s., tendo lançado o Sonar, uma das mais consolidadas estações de áudio digital do mercado.

Interfaces do Cakewalk Bandlab, app para produzir música no celular e no tablet
Cakewalk Bandlab: uma suíte integrada de aplicações para produzir música no Android (Foto/Site Oficial Bandlab)

Além disso, ambos os softwares agora são gratuitos e integrados. Por isso, você pode começar a produzir música no celular, usando o Bandlab, e continuar seu trampo no computador, usando a D.A.W. Cakewalk by Bandlab (versão gratuita do Sonar Platinum).

Outra coisa legal nesse app é que ele oferece uma rede social exclusiva para divulgação de música. Além disso, nesse ambiente você pode fazer parcerias e colaborações em projetos com outros produtores.

Baixe sua versão gratuita do Cakewalk Bandlab para Android ou para iOS agora mesmo!

Como usar o celular para produzir música no sistema iOS?

Se você é usuário de gadgets da Apple de longa data deve ter percebido que o sistema é pensado para atender muito bem ao usuário criativo. Sendo assim, apps incríveis de edição de fotos, criação de vídeo produção de música costumam vir nativos no sistema da Apple.

Garageband, software ideal para produzir música no celular com sistema iOS
Software Garageband, uma ferramenta completa pra liberar sua criatividade (Imagem/Site Oficial)

A boa notícia aqui também é que o Garageband, app de produção musical da maçã, também é gratuito. Em síntese, o aplicativo oferece tudo o que o Bandlab tem em termos de funcionalidade, entretanto com um considerável ganho em qualidade.

Aliás, talvez você se lembre do rolê do grupo Gorillaz, que produziu um disco inteiramente em um iPAD, usando Garageband e outros apps. O álbum se chama The Fall e foi lançado em 2010.

Garageband, software ideal para produzir música no celular, simula amplificador de guitarra
Grave guitarra e baixo com simulações profissionais de pedais e amps no Garageband Amp Design (Imagem/Site Oficial)

O Garageband tem ferramentas superiores de sound design, com simulações de pedais amplificadores mais realistas. Além disso, sua interface gráfica é mais parecida com uma D.A.W. convencional, tendo em vista que se trata de uma versão simplificada do parrudo Logic Pro X.

Primordialmente, um dos pontos a serem ressaltados no aplicativo é a função Drummer. Com ela você tem um baterista e um beat maker virtual sempre à disposição para dar ritmo às suas linhas instrumentais. Além dessa função, você pode gravar áudio e MIDI em multipista. Ao mesmo tempo, é possível carregar samples, mixar e usar vários efeitos como reverbs, compressores e equalizadores em suas trilhas. Dessa forma, dá pra fazer tudo o que é necessário para se obter um som com qualidade no padrão da indústria fonográfica.

Garageband, software ideal para produzir música no celular, simula bateria
Faça seus beats ou deixe que o Drummer do Garageband trabalhe para você (Imagem/Site Oficial)

Por fim, basta explorar essa incrível caixinha de ferramentas para se inspirar e criar tracks pra divulgar nas plataformas de streaming.

Dicas para melhorar seu workflow de produção no celular

Agora que você tem as ferramentas, vamos pensar maneiras de melhorar sua produtividade e otimizar seus resultados.

1. Grave uma guia instrumental

Comece mapeando bem a canção a ser gravada. Por isso, grava-se uma track, com voz e violão (ou outro instrumento), que servirá para guiar as outras faixas. Não se esqueça de tocar o mais cravado com o metrônomo possível nessa etapa!

2. Faça o rhythm track e demais instrumentos na sequência

Agora, é só criar um beat poderoso para sua criação e ir incrementando com linhas de baixo, guitarras e teclas. O céu é o limite para o que se pode gravar em multipista.

3. Ajuste os volumes e o pan das trilhas

O trabalho de mixagem e masterização é uma ciência à parte. No entanto, caso você não seja um profissional da área, comece ajustando os volumes e a posição dos instrumentos no panorama estéreo. Dessa forma, você já consegue perceber sua música tomando forma.

4. Ouça o resultado com bons fones de ouvido

Não se esqueça de ouvir o seu som nos melhores fones que puder. Para isso, dê preferência a fones de monitoração, pois eles entregam um som com frequências equilibradas. Logo, é possível mixar com maior confiabilidade.

Agora que já sabe como usar o celular para produção musical, espalhe a palavra pros seus amigos! Dessa forma você ajuda a galera que também se liga em música e tecnologia. Nos vemos num próximo post!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK