Cifra Club

Ouvido musical: entenda sobre ouvido absoluto e ouvido relativo

Preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre ouvido absoluto e ouvido relativo!

Você já ouviu falar em ouvido absoluto e ouvido relativo? Essas são habilidades musicais fundamentais que podem fazer toda a diferença no mundo da música.

Menina com a mão na orelha
Você sabia que é possível desenvolver e treinar o ouvido musical? (Foto: Reprodução/Freepik)

Neste artigo, vamos explorar essas duas capacidades auditivas e como você pode identificar a sua! Além disso, te apresentaremos 5 famosos que possuem ouvido absoluto, para te servir de inspiração para desenvolver sua percepção musical. Vamos lá?

O que são ouvido absoluto e ouvido relativo?

O ouvido absoluto é uma habilidade rara que permite alguém identificar com precisão a frequência de cada som, tornando possível nomear tons específicos sem qualquer ponto de referência.

Em outras palavras, uma pessoa com ouvido absoluto consegue ouvir uma nota e dizer instantaneamente qual é, sem precisar compará-la a outra nota.

Por outro lado, o ouvido relativo é a capacidade de identificar uma nota ou intervalo ao relacioná-lo a outras notas. Ou seja, para alguém com ouvido relativo, é necessário ter uma nota de referência para identificar outra.

Quais os tipos de ouvido absoluto?

Existem três principais tipos de ouvido absoluto:

  • Ouvido absoluto passivo
  • Ouvido absoluto ativo
  • Ouvido absoluto muito fino

Ouvido absoluto passivo

O ouvido absoluto passivo permite que alguém identifique notas quando as ouve, mas não necessariamente entoe-as com precisão.

É a capacidade de reconhecer as notas, mas não necessariamente de reproduzi-las corretamente sem referência externa.

Ouvido absoluto ativo

O ouvido absoluto ativo não apenas permite a identificação precisa das notas, mas também a capacidade de cantá-las corretamente sem referência externa.

É a forma mais avançada do ouvido absoluto.

Ouvido absoluto muito fino

Esse é um tipo mais raro e refinado de ouvido absoluto, onde a pessoa pode identificar nuances sutis de afinação e frequência em notas musicais, tornando sua percepção ainda mais precisa e detalhada.

Como descobrir se você tem ouvido absoluto ou ouvido relativo?

Uma maneira simples de determinar se você possui ouvido absoluto é tocar uma única nota em um instrumento e tentar identificá-la imediatamente, sem a ajuda de outras notas.

Se conseguir fazer isso, é provável que você tenha ouvido absoluto. Caso precise de uma nota de referência, você provavelmente possui ouvido relativo.

Existem também programas online, como o Pitch Test, que podem ajudar a avaliar suas habilidades auditivas. Essas ferramentas podem oferecer uma indicação mais precisa de seu tipo de audição.

Como desenvolver ouvido absoluto e ouvido relativo?

Estudos sugerem que o ouvido absoluto é adquirido ainda na infância, durante o aprendizado da língua materna, sendo mais recorrente em países que utilizam línguas tonais, como o mandarim.

Apesar disso, existem opiniões divergentes, e a possibilidade de desenvolver o ouvido absoluto pode variar de pessoa para pessoa.

Por outro lado, o ouvido relativo parece ser mais “democrático” e desenvolvido em qualquer faixa etária. Nesse sentido, investir em práticas como identificação de intervalos, reprodução de melodias de ouvido e participação em exercícios de harmonia são maneiras eficazes de aprimorar o ouvido relativo.

Mas, independentemente do tipo de audição que você busca desenvolver, é crucial ressaltar a importância de trabalhar o ouvido relativo para qualquer músico.

Famosos com ouvido absoluto

Apesar de ser uma habilidade rara, vários músicos famosos são conhecidos por possuir essa capacidade. Aqui estão 5 nomes notáveis do mundo da música com ouvido absoluto:

1. Wolfgang Amadeus Mozart

O lendário compositor e músico clássico Wolfgang Amadeus Mozart é frequentemente citado como um exemplo de alguém com ouvido absoluto. Ele era capaz de identificar notas e reproduzi-las com precisão desde muito jovem.

2. Ludwig van Beethoven

Outro gigante da música clássica, Beethoven também era considerado um portador de ouvido absoluto. Sua habilidade de compor e executar obras mesmo após perder a audição é impressionante.

3. Jimi Hendrix

O mestre Jimi Hendrix é conhecido por sua capacidade de improvisar de forma intuitiva, o que se mostra muito presente na execução dos seus solos, sobretudo em versões ao vivo de suas músicas. Isso muito se deve ao fato do guitarrista possuir ouvido absoluto.


4. Freddie Mercury

O icônico vocalista do Queen, Freddie Mercury, possuía ouvido absoluto, o que contribuiu para suas performances vocais incríveis e composições que se tornaram verdadeiros hinos da música mundial.

5. Stevie Wonder

O lendário cantor e compositor Stevie Wonder é outro músico notável com ouvido absoluto. Sua habilidade de criar temas emocionantes e complexos é, em parte, devido a essa capacidade auditiva.

Como tocar de ouvido?

Independentemente de você ter ouvido absoluto ou relativo, ambas as habilidades são valiosas para músicos e podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo.

Se você está buscando uma maneira de praticar seu ouvido musical, nós temos a solução para você: está chegando o curso “Como tocar violão de ouvido”, do Cifra Club Academy!

Com aulas comandadas pelo mestre Gustavo Fofão, você terá todas as dicas e um acompanhamento completo para aprender, de fato, a tocar de ouvido.

Aliás, o curso pode ser aproveitado tanto por quem está iniciando agora no instrumento quanto por quem já toca há um tempo, mas deseja aprimorar essas habilidades.

E o melhor de tudo é que você pode aproveitar a Black Friday Cifra Club para economizar enquanto investe nos seus estudos musicais! Então, corre pra se cadastrar na nossa BF e poder aprender a tocar violão de ouvido sem gastar muito!

Curso de tirar música de ouvido do Cifra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK