Cifra Club

Aprenda a tocar bateria sem fazer barulho!

Descubra maneiras inteligentes de como tocar bateria sem fazer barulho!

Este post é para quem quer saber como tocar bateria sem fazer barulho, ou seja, para os bateras de apartamento. Nesse sentido, o papo é para você aí, que pensou em desistir de ser baterista por causa de reclamações dos vizinhos!

Jovem usa air drum para tocar bateria sem fazer barulho, na sala de estar
Não precisar usar o air drum para tocar bateria sem fazer barulho (Foto/Pexels)

Aqui você terá o guia definitivo sobre como tocar bateria sem fazer barulho. Em outras palavras, vamos conversar cobre como reduzir drasticamente o volume do som do seu kit acústico. Seguindo nossas dicas, você poderá seguir batucando feliz sem incomodar as pessoas ao seu redor.

Ficou curioso? Então, prepare suas baquetas e chega mais!

Reduzindo o som de sua bateria acústica

A bateria é um instrumento que emite sons em um volume altíssimo, o que inviabiliza seu estudo em ambientes sem isolamento acústico. No entanto, isolar acusticamente um ambiente nem sempre é uma opção para o baterista.

Isto porque esse processo exige alterações na alvenaria do cômodo em que o kit está montado. Bem como gastos exorbitantes com planejamento arquitetônico, materiais e mão de obra especializada. Portanto, um caminho alternativo para contornar o problema seria fazendo algumas alterações no seu instrumento.

Veja quais são!

Use peles mudas para tocar bateria sem fazer barulho

As peles mudas de bateria são feitas de um material diferente. Trata-se de uma espécie de malha fechada, de filme simples ou duplo. Embora a textura seja diferente das peles tradicionais, esse material oferece rebote de baqueta realista e permite afinação.

Dessa forma, você pode tocar os tambores em baixo volume, sem sacrificar totalmente o timbre de cada peça. Assim você preserva a sensação e um pouco do som de sua bateria acústica, mas com uma projeção de volume até 80% menor.

Você pode encontrar as peles mudas em todas as configurações, para tambores 8 à 24 polegadas. Além disso, os preços são similares aos das peles comuns.

Pratos low-volume

Assim como as peles mudas, os pratos do modelo low volume costumam ser até 80% mais silenciosos que os pratos normais. Isso porque eles são feitos com muito menos massa, uma vez que possuem perfurações por toda a sua extensão. Por consequência disso, oferecem possibilitam menor projeção sonora e frequências atenuadas.

Só para exemplificar, com esses pratos é possível tocar no seu quarto com a porta fechada sem incomodar quem esteja vendo TV na sala.

Kit de pratos de bateria low volume
Um kit de pratos low volume é uma boa alternativa para minimzar o barulho (Foto/Divulgação)

Você pode encontrar pratos low volume de várias fabricantes, como Zildjian, Zeus e Odery. Aliás, a faixa de preço do kit (hi-hat de 14″, crash de 16″ e ride de 20″) varia conforme a marca. Desse modo, é provável que encontre essa configuração por preços entre R$ 900,00 e R$ 2000,00.

Além dessas três opções básicas de pratos, há também modelos china e splash que você pode adicionar ao seu kit.

Ebook gratuito ensina como tocar bateria sem ter uma bateria

Construa uma plataforma para sua bateria

É provável que, mesmo com a pele muda, o som da batida do pedal do bumbo incomode o vizinho do apartamento de baixo. Não exatamente pelo som, mas pela vibração que pode ser transmitida a cada pisada, dependendo é claro, da sua pegada na batera.

Bateria montada em uma plataforma é um boa forma para tocar bateria sem fazer barulho
Com a plataforma, você afasta a bateria do chão e diminui as vibrações (Foto/Internet)

A fim de solucionar essa questão, você pode construir uma plataforma com material emborrachado mais grosso. A saber, usa-se camadas de tatame de EVA revestida com uma peça fina de madeira MDF.

Por fim, é só pôr o tapete e montar a bateria em cima dessa estrutura e voilà! O problema das vibrações está resolvido.

Invista em um tratamento acústico

Agora que você já tem seu kit preparado para estudar em apartamento, é bem provável que a maioria dos problemas com vizinhos tenha sido resolvidos. No entanto, alguns prédios de alvenaria estrutural ou mais antigos podem ser mais deficitários em isolamento acústico entre apartamentos.

Parede com tratamento acústico pronta para o músico tocar bateria sem fazer barulho
Espumas acústicas também é uma alternativa para tocar bateria sem fazer barulho (Foto/Divulgação)

Caso seja a sua situação, investir em tratamento acústico resolve. Como você já reduziu 80% do som de seu instrumento, um simples tratamento com espumas absorvedoras acústicas atenuará um pouco mais o vazamento de som.

Para um resultado excelente, cortinas acústicas e borrachas veda-portas podem também ser adicionados a sua lista de compras.

Transforme seu kit acústico em eletrônico

Outra coisa bem legal pra se fazer com um kit com peles e pratos low volume é adicionar triggers a ele. Dessa forma você terá uma bateria eletrônica com visual e tocabilidade de acústica.

Versão eletrônica do instrumento é alternativa para tocar bateria sem fazer barulho
Batera eletrônica pronta para conduzir as batidas, ritmos e levadas (Foto/Divulgação)

Não é fantástico? Para isto, você precisará dos seguintes itens:

  • Kit de triggers para tambores;
  • Triggers para os pratos;
  • Cabos;
  • Um módulo de bateria eletrônica;
  • Um pedal de hit-hat de bateria eletrônica ou um controlador próprio para a função.

Os triggers basicamente captam a vibração da batida no tambor. De tal forma que esse dado possa ser enviado como nota MIDI para o módulo eletrônico.

Trigger instalado em um tom ajuda a tocar bateria sem fazer barulho
À esquerda, você um vê um trigger devidamente instalado em um tom de bateria (Foto/Divulgação)

Essa nota aciona os samples eletrônicos e assim você pode atribuir diversos sons a cada peça da bateria. Dessa forma, é possível ampliar infinitamente a gama de timbres do seu instrumento. Alguns triggers de tambores são dual zone, isto é, captam tanto o centro quanto o aro e o rimshot da caixa, por exemplo.

De maneira análoga, os pratos low-volume também podem ser convertidos em pratos eletrônicos. Basta que se instale sensores triggers neles também. No vídeo abaixo, você pode conferir como pode ser feito esse processo.

Convertendo o hit-hat em eletrônico

Similarmente, para o chimbal existem sensores específicos que fazem o processo de abertura e fechamento do prato. Dessa forma, estes dispositivos são acoplados na sua estante de hi-hat, possibilitando que o módulo entenda o som aberto, fechado e o foot splash.

Configurando o módulo: como tocar bateria sem fazer barulho

Por fim chegamos à peça que é o cérebro da bateria eletrônica, ou seja, o módulo. É nele que configuramos os parâmetros de captação de cada peça. Dessa forma, é possível definir a sensibilidade da captação e as curvas de dinâmica, entre outros muitos detalhes.

Outra possibilidade legal é enviar o sinal do seu módulo via cabo MIDI para o computador. Dessa forma, você consegue tocar sons de instrumentos virtuais, como o EZDrummer 2.

Com uma economia aqui e outra ali, você consegue encaixar uma batera silenciosa no seu orçamento. Seja como for, à sua maneira, você vai tocar bateria sem fazer barulho e, por consequência, não incomodará seus vizinhos.

Tocar bateria sem fazer barulho: compartilhe esta ideia!

Esperamos que este post tenha sido útil para você que precisa tocar bateria sem fazer barulho. Caso tenha gostado das possibilidades que mostramos aqui, não se esqueça de compartilhar essas dicas nas comunidades de bateristas em suas redes sociais.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK