Cifra Club

Aprenda como tocar como Jimi Hendrix

Hoje vamos conversar a respeito de como tocar como Jimi Hendrix. Assim como todo grande músico, ele criou uma personalidade sonora devido às peculiaridades do seu estilo!

Jimi Hendrix tocando guitarra de olhos fechados em show
Jimi Hendrix é, para muitos, o melhor guitarrista de todos os tempos! (Foto/Reprodução/Internet)

Seu timbre, suas técnicas, os pedais de efeito que usava em suas performances lendárias… isso tudo fez dele um guitarrista único. Portanto, uma pessoa, ao ouvir os primeiros acordes de uma música que ela não sabe de quem é pode dizer “isso parece Jimi Hendrix”.

Desse modo, explicaremos cada peça do quebra-cabeça musical que resulta na sonoridade deste gênio das seis cordas. Então, bora lá aprender como tocar como Jimi Hendrix?

Como tocar no estilo do Jimi Hendrix?

Antes de mais nada, temos que deixar claro que é impossível duas pessoas tocarem guitarra exatamente do mesmo jeito. Contudo, assimilando as técnicas usadas por um guitarrista e decifrando as particularidades do seu equipamento, é possível moldar um estilo muito próximo ao dele.

Nesse sentido, abordaremos quais guitarras, amplificadores e efeitos que Hendrix usava e, além disso, as principais técnicas utilizadas por ele. Vamos nessa!

Guitarras

Jimi Hendrix usou guitarras como Epiphone Wilshire, Gibson Les Paul e Flying V. No entanto, é notório que sua guitarra característica é a Fender Stratocaster.

Apesar de ser canhoto, o guitarrista usava Stratos para destros, o que é fundamental para saber como tocar como Jimi Hendrix.

Ele colocava as cordas graves no lugar das agudas e vice-versa, sem alterar o esquema da ponte e dos captadores. Dessa forma, ele obtinha um timbre com mais brilho e ataque das cordas graves. Ao passo que das cordas agudas vinha um som mais adocicado.

Atualmente, a Fender produz a Sig Series Jimi Hendrix Stratocaster, mas o preço é bem salgado. Todavia, com uma Fender Stratocaster Squier bem regulada você já consegue um timbre próximo ao dele.

Cordas

Uma das peculiaridades que um guitarrista precisa atentar para entender como tocar como Jimi Hendrix é a forma que ele regulava as cordas.

Seu encordoamento favorito era a Fender Rock ‘N’ Roll Light Gauge (010, 013,015, 026, 032, 038). No entanto, o estadunidense substituía a corda Sol (015) por uma 017, deixando com um som menos ressaltado.

Você pode fazer isso também. Porém, é necessário levar sua guitarra a um luthier para ele ajustar o tensor para esta calibragem.

Além disso, Hendrix regulava a ponte de um modo que as cordas ficassem um pouco altas. Dessa maneira, ele aumentava o sustain delas. No entanto, se você não se sente confortável tocando com as cordas em ação alta, não as regule assim.

Jimi Hendrix tinha mãos grandes e os dedos longos. Se não é o seu caso, você sentirá dificuldade de tocar com as cordas altas. Invista em um bom pedal de sustain para atender este detalhe.

Palhetas

Jimi Hendrix usava palheta medium, sem preferência por marcas. Porém, se você prefere palheta heavy, não tem problema. Contudo, não é recomendável usar palheta thin.

Atente para o fato de que Hendrix atacava as cordas com uma certa agressividade na maioria das vezes. Portanto, um tipo de palheta mais macio não é condizente com uma abordagem como essa.

Captadores

A parte de captação não traz nenhum mistério para você saber como tocar como Jimi Hendrix. Isso porque o músico não fazia nenhuma alteração nos captadores, usando como eles vinha de fábrica.

Atualmente, a Seymour Duncan fabrica e vende o trio de captadores Jimi Hendrix Signature Strat Set. Porém, você consegue um timbre similar com os captadores single-coil de qualquer boa Stratocaster. Basta fazer as regulagens do setup de forma apropriada.

Amplificadores

No começo de sua carreira, Jimi Hendrix usava um amplificador Fender Twin Reverb.

Após sua icônica apresentação no Festival de Monterey, a marca Sunn contratou o guitarrista para ser seu endorser por cinco anos. Contudo, após 14 meses, Hendrix rescindiu o contrato devido ao excesso de ruído destes amplificadores.

Logo depois, ele começou a utilizar os amplificadores Marshall. O modelo de sua preferência era o cabeçote de 100 watts JTM45/100. Ao vivo, ele usava dois desses, ligados em gabinetes 4×12. Todavia, no Festival de Woodstock, ele usou um par de cabeçotes Marshall 59 Super Leadde 100 watts.

Mas calma! Você não precisa gastar uma fortuna em um Stack Marshall. Escolha um combo, de preferência valvulado, que sature bem o som com o volume alto.

Outra opção é o simulador digital AmpliTube Jimi Hendrix. Ele traz timbres fiéis de sete amplificadores que o guitarrista usou.

Pedais de efeito

Chegou a hora de abordarmos os pedais que Jimi Hendrix usava.

Ainda antes de ficar famoso, Hendrix conheceu o engenheiro eletricista Roger Mayer, que tinha começado a construir pedais de efeito para guitarra. Mayer construiu alguns efeitos para o guitarrista, além de se tornar seu luthier.

Entre os efeitos que o engenheiro criou está o Octavia, que altera a oitava que o músico está tocando, como podemos ouvir em Purple Haze.

Como distorção, Hendrix usava o Fuzz Face da Dallas-Arbiter. Atualmente, este pedal é fabricado pela Jim Dunlop.

O efeito Univox, fabricado pela Univibe, simula o som de uma caixa acústica Leslie. Ele pode ser ouvido na faixa Little Wing:

Por fim, o Wah-Wah, que alterna rapidamente as frequências do grave para o agudo e vice-versa. Ele é o efeito que fez a introdução de Voodoo Chile se tornar icônica.

Técnica

Como dissemos no início deste artigo, é impossível dois guitarristas terem a mesma pegada. Porém, se você estudar as técnicas que Hendrix usava, você vai conseguir se aproximar bastante do estilo dele.

Para saber como tocar, de fato, como Jimi Hendrix, você precisa dominar o fraseado que ele usava na escala pentatônica. Aprenda os licks que ele usava também.

Assimile o modo como ele fazia bends, vibratos e slides. Examine a forma como ele usava a alavanca de trêmolo. Analise não só seus solos, mas também suas sequências harmônicas e riffs.

Copie as técnicas, mas coloque a sua identidade musical.

Aprenda mais sobre como tocar como Jimi Hendrix no Cifra Club Academy

Agora você já teve as dicas básicas para saber como tocar como Jimi Hendrix. Então, que talaprimorar seus conhecimentos na guitarra? Para isso, acesse o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você evolui na guitarra com um ensino de qualidade, pelos melhores professores Além disso, é um preço que cabe no seu bolso. Ou seja, não dá mais para perder tempo!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK