Cifra Club

Como tocar guitarra? Confira o guia definitivo para iniciantes

Reunimos dicas essenciais que vão te guiar nos seus estudos e te ajudar a progredir mais rápido!

Saber como tocar guitarra é um sonho para muitos, mas o início da jornada de aprendizado pode ser desafiador e o sentimento de frustração é comum. Para ajudar, trouxemos algumas dicas de guitarra para iniciantes!

Neste texto, você vai conferir desde a escolha do instrumento ideal até a recomendação de estudos teóricos para desenvolver sua técnica. Com dedicação e persistência, você estará tocando suas músicas favoritas em pouco tempo! Bora?

Descubra como tocar guitarra com 8 dicas para avançar nos seus estudos

Para te ajudar no processo de como tocar guitarra, reunimos algumas dicas que são essenciais e vão te guiar nos seus primeiros passos. Vem com a gente!

Escolha a guitarra ideal

O primeiro passo é escolher a guitarra certa para você. Leve em consideração seu estilo musical preferido, tamanho e peso do instrumento, tipo de braço e captadores.

Seja uma guitarra usada ou nova, lembre-se de experimentar diferentes modelos antes de comprar para encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades.

Conheça seu instrumento e saiba como afiná-lo

Familiarize-se com a sua guitarra, os nomes das cordas, das notas ao longo do braço e explore os botões para entender como eles modificam o som.

Além disso, manter sua guitarra afinada é fundamental para um bom som. Você pode aproveitar o afinador do Cifra Club gratuitamente e praticar com regularidade, o que vai facilitar todo o processo.

Treino de coordenação motora

Tocar guitarra exige habilidade nas mãos, por isso é importante a prática de exercícios que trabalhem a independência dos dedos e a alternância entre ritmo e melodia.

Estude teoria musical básica

A teoria musical te ajudará a entender melhor a linguagem da música e como ela funciona. É essencial aprender sobre notas musicais, escalas, harmonia, intervalos e ritmo.

Não subestime essa etapa tão importante, afinal, ela será responsável por te dar confiança durante os momentos de prática.

Aprenda os acordes básicos

Um acorde nada mais é do que a junção de três notas tocadas simultaneamente. Assim, há diversas combinações que irão gerar tipos de acordes diferentes.

Uma vez que você já sabe os nomes das notas e já conhece as partes do instrumento, é hora de aprender e treinar a mudança nos acordes, a diferença em sua formação e, principalmente, a ler as cifras das músicas que deseja tocar.

Estude as principais batidas

Saber tocar a base de uma música é dever de qualquer guitarrista. Por isso, também é importante saber executar as principais levadas que se aplicam tanto à guitarra quanto ao violão. Ou seja, fazer batidas constantes, executando abafamentos sempre que necessário.

Aprenda algumas técnicas

Antes de se aventurar nos solos, você precisa entender e dominar algumas das principais técnicas de guitarra, como slide, vibrato, hammer on, pull off, palm mute, harmônicos e bend.

Recomendamos que você faça um plano de estudos e pratique essas técnicas com frequência. Dominá-las completamente levará algum tempo, mas não desanime!

Pratique com regularidade

Para saber como tocar guitarra muito bem, a prática é fundamental para o aprendizado. Por isso, dedique um tempo para praticar, mesmo que seja por apenas 15 minutos por dia. A consistência é mais importante do que a quantidade de tempo que você pratica.

Continue aprendendo guitarra com o Cifra Club

Você conferiu algumas dicas de como tocar guitarra, essenciais para quem deseja desenvolver suas habilidades. Lembre-se que a jornada musical é individual e cada um aprende em seu próprio ritmo.

E se você deseja avançar nos estudos, descubra como aprender a tocar solos de guitarra e arrase ainda mais!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK