Cifra Club

Como tocar as músicas do Nando Reis no violão?

Através do movimento do rock brasileiro dos anos 80, uma série de excelentes artistas ganhou espaço e reconhecimento no cenário musical. Entre eles, claro, o respeitado Nando Reis! Por isso, hoje você vai aprender a tocar músicas do Nando Reis no violão.

Nando Reis tocando suas músicas em show
Nando Reis se apresentando ao vivo no formato voz e violão (Foto/Reprodução/Internet)

Homenageando um dos maiores hitmakers do Brasil, trazemos aqui dicas essenciais para você pegar as faixas deste importante personagem da música do nosso país. Bora lá!

As 7 melhores cifras de músicas do Nando Reis

O Ruivão, além de se destacar como compositor, é também um ótimo instrumentista. Portanto, se prepare, pois algumas das músicas escolhidas serão um pouco desafiadoras para os iniciantes, por conta dos arranjos de violão bem característicos.

Mas nada que treino e dedicação não resolvam! Vamos lá, então?

All Star

Que tal começarmos por um dos maiores sucessos do cantor, All Star? A música possui uma sequência harmônica bem simples de ser tocada, porém há um detalhe nos arranjos dos dois primeiros acordes (E7M) e (A7M/E).

Para tocar exatamente como a versão original da música, vamos precisar fazer a montagem dos acordes em uma outra região do violão. Se estiver complicado para você, use a ferramenta de “variar acorde”, disponível em cada shape mostrado na página da música no Cifra Club.

Para os iniciantes no violão, acaba sendo um ótimo exercício para estudar e aprimorar suas técnicas no violão.

Luz dos Olhos 

Agora chegou a vez do hit Luz Dos Olhos. Nessa música, precisaremos de apenas 5 acordes. Para começar, a dica é tocar a introdução com um dedilhado simples.

Para os iniciantes, essa é também uma ótima oportunidade de aumentar o repertório de acordes. Isso porque a harmonia da música conta com o assustador F7M/C, que exige um pouco mais de dedicação.

Por Onde Andei 

A música Por Onde Andei possui uma sequência muito simples de acordes. Por outro lado, o arranjo no violão na parte inicial pode ser bem desafiador. 

Para facilitar a execução dos riffs iniciais, observe que os fraseados acontecem sob a forma dos acordes da introdução da música: C, G, Dm e F. Basta apenas observar quais os movimentos que acontecem em cada um deles.

Se você sentir que ainda está um pouco puxado para o seu estágio de evolução como instrumentista, confira a videoaula da versão simplificada da música:

N

A mais romântica da lista, N é também uma das mais simples de ser tocada. A canção possui uma harmonia com poucos e fáceis acordes. 

No entanto, um pequeno detalhe acontece na passagem para o refrão, entre os shapes de C e Bb5 (9): uma passagem cromática da terceira para a primeira casa, feita na quinta corda.

Em resumo, na mudança desses dois acordes, a nota que está entres eles também será tocada. Ou seja, a quinta corda na segunda casa.

Pra Você Guardei O Amor 

A canção Pra Você Guardei O Amor é a que possui a maior sequência de acordes da nossa lista de músicas do Nando Reis. Mas nenhum é muito complexo, o que pode ser um ótimo treino para memorização de uma cifra.

Entretanto, é preciso ficar atento à duração de cada acorde, pois muitos deles dividem o mesmo tempo dentro dos compassos. Por exemplo, as passagens entres Bm e Bm7/A e entre G e D9/F#, que acontecem em todos os versos da música.

Novamente, se preferir, nós disponibilizamos também uma aula especial de Pra Você Guardei O Amor com a linha simplificada de violão. Veja só:

O Segundo Sol

A clássica O Segundo Sol também é relativamente fácil de tocar no violão. A sequência de acordes é bem simples, porém alguns shapes merecem uma atenção a mais.

Esse é o caso do A/C#. Para facilitar sua montagem, recomendamos manter a forma padrão do lá maior na segunda casa do braço do violão e, com o dedo 4, apenas pressionar a quinta corda na quarta casa. 

Tranquilo até, né?

Me diga 

Por fim, encerraremos nossas dicas de como tocar as músicas do Nando Reis com Me Diga. A canção possui apenas uma sequência de seis acordes: E, F#m, G#m, A, B e B7. Porém, preste atenção em dois pontos:

Primeiramente, o riff inicial consiste em um dedilhado interessante de fazer. Não deixe de tentar pegar! Dessa forma, sua versão ganhará uma boa incrementada.

Além disso, observe que os shapes A, G#m e F#m,durante o refrão, funcionam como acordes de passagem, ou seja, dando suporte para E e B.

Mande as dicas de como tocar as músicas do Nando Reis pra galera! 

Agora é o momento de focar nos treinos e preparar um repertório especial para as rodinhas de violão! Compartilhe também com os seus amigos das cordas, para que todos possam tocar várias músicas do Nando Reis juntos. Já pensou nisso?

Até a próxima e muito som para você!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK