Cifra Club

Como tocar na igreja: 10 dicas essenciais para músicos cristãos 

Confira as melhores dicas para tocar na igreja e torne-se mestre do gospel!

Muitos músicos cristãos sonham em fazer parte da banda da igreja. Afinal, adorar a Deus por meio da música é um verdadeiro privilégio, não é mesmo? Se você tem esse anseio, mas ainda não sabe como tocar na igreja, este é o artigo certo!

Banda de violão, teclado e bateria tocando em uma missa
Trio de violão, teclado e bateria se apresentando em uma missa (Foto/Pexels)

Hoje, vamos dar dicas práticas para que você consiga fazer bonito no louvor da sua congregação. Não importa qual o seu instrumento, pois os tópicos aqui abordados podem ser aplicados para todos os tipos de músicos, viu?

Empolgado para descobrir como tocar bem na igreja? Então, vamos ao que interessa!

Como tocar na igreja?

Para as nossas dicas sobre como tocar na igreja, tenha em mente que elas englobam vários aspectos relacionados à música gospel. Nesse sentido, abordam desde a postura à parte técnica, passando pelos equipamentos e por teoria musical. Acompanhe!

1. Tenha consciência do seu propósito

Antes de mais nada, o músico que quer tocar na igreja precisa estar com o “coração no lugar certo”. Fazer parte de um grupo de louvor é bem diferente de ter uma banda para se divertir ou tocar na noite.

Sim, na igreja você vai ter momentos alegres e descontraídos, mas é preciso sempre se lembrar do propósito principal: glorificar a Deus e servir aos irmãos.

Em outras palavras, os músicos são responsáveis por conduzir a igreja à adoração. Assim, a dedicação e a sensibilidade são as suas maiores aliadas. Além disso, quem toca na igreja deve sempre apoiar os colegas de banda, tanto musicalmente quanto no âmbito pessoal. Afinal, na igreja, ninguém toca para si mesmo.

2. Prepare-se de forma adequada

Uma vez que a atitude e a mentalidade estão bem alinhadas, o músico que deseja tocar na igreja precisa se preparar da melhor maneira possível.

Aqui, o aspecto mais óbvio da lista é o conhecimento musical. Ou seja, seja qual for o seu instrumento, é preciso estudar temas como harmonia, melodia, ritmo e por aí vai.

Ao mesmo tempo, ter um equipamento bem regulado e devidamente afinado é primordial. Portanto, nada de cordas velhas no violão ou de usar uma guitarra com mau contato, ok?

Por fim, não se esqueça de tirar as músicas antes dos ensaios. Embora haja muita improvisação na igreja, estar com a lição de casa em dia faz toda a diferença.

3. Conheça vários tipos de acordes

Solos e temas melódicos são bastante presentes nas músicas de igreja. Porém, a harmonia deve ser priorizada, pois faz a cama para a voz. Isso quer dizer que você precisa conhecer vários tipos de acordes, dos simples ao rebuscados.

Então, a melhor forma de evoluir nesse aspecto é estudando campo harmônico e tirando muitas canções.


Na igreja, não é raro ter de mudar o tom de uma música em cima da hora, colocando o seu conhecimento de harmonia à prova. Caso você não possua muita experiência, é possível usar um capotraste para transpor os acordes na guitarra e no violão.

No teclado, também dá para alterar a afinação manualmente. Porém, não seja refém desses recursos, ok?

4. Domine batidas e dedilhados

A variação de dinâmica é uma característica muito comum nos louvores. Então, quem deseja tocar na igreja precisa dominar vários tipos de execução.

Por exemplo, no violão, é importante saber fazer várias batidas diferentes, além de dedilhados. Inclusive, muitas músicas contam com as duas abordagens.

O mesmo raciocínio vale para instrumentos como teclado, baixo e bateria. Ou seja, o músico tem de saber tocar forte, tocar fraco, diminuir o andamento, acelerar… Na igreja, a música praticamente tem vida própria, podendo tomar rumos surpreendentes conforme a vontade de Deus. Lembre-se disso e esteja sempre atento!

5. Treine a percepção musical

Desenvolver o ouvido é outra dica fundamental para os que querem saber como tocar na igreja. Afinal, muita coisa pode acontecer de repente: um inesperado pedido de canção, alterações no arranjo, presença de um novo músico, necessidade de mudar de instrumento para cobrir uma eventual ausência etc.

Enfim, sabe o que pode salvar a sua performance em todas essas situações desafiadoras? A percepção musical. Dessa forma, amadurecer a relação com sons, intervalos e melodias só trará bons frutos para quem toca em igreja, pode acreditar.

Quanto mais forte for o seu vínculo com a música, mais facilmente você vencerá as dificuldades.

6. Opte pela ligação em linha

Agora, uma dica um pouco mais técnica. Se você costuma visitar igrejas, já deve ter percebido que os amplificadores e as caixas de som estão cada vez mais raros no palco. O motivo é simples: a ligação em linha deixa o som mais limpo e nítido, com menor exigência de volume.

Para completar, a utilização de fones de ouvido como retorno faz os músicos se escutarem melhor, performando com mais confiança também.

Então, se você toca guitarra, vale a pena investir em uma pedaleira com Impulse Response em vez de comprar um amplificador, por exemplo. O técnico de som da sua igreja vai agradecer!

7. Aposte em efeitos envolventes

Embora na igreja sejam tocadas diferentes abordagens da música gospel, não há como negar que o Worship é uma das sonoridades principais na atualidade. Acima de tudo, esse tipo de som é bastante atmosférico, criando o clima perfeito para os fiéis abrirem o coração e se derramarem diante de Deus.

Assim, explorar timbres envolventes é uma dica de ouro para quem quer saber como tocar na igreja. Principalmente no violão, na guitarra e no teclado, é possível adicionar efeitos como delay e reverb para dar mais profundidade ao sinal. Dessa forma, são criadas paisagens sonoras praticamente celestiais, mesmo com poucas notas.

Se você quer se aprofundar ainda mais na abordagem worship do violão gospel, confira um material completíssimo no nosso e-book gratuito com dicas para tocar o estilo!

E-book de violão gospel do Cifra Club Academy

8. Toque o que a música pede

Sejamos sinceros: o ego faz parte de todo ser humano. Inevitavelmente, quando estamos em evidência, surge aquela pequena vontade de impressionar os outros e mostrar o nosso valor. No entanto, na igreja esse sentimento é perigoso, já que pode nos levar para fora do propósito principal.

Assim, toque para a música, siga o arranjo e respeite o espaço dos outros instrumentos. Se for melhor para a sonoridade geral, fique sem tocar em alguma parte ou até em uma música inteira. Não há demérito nenhum nisso! Todo músico maduro sabe que os silêncios também são muito importantes.

9. Forme um repertório diversificado

Tocar na igreja é uma verdadeira escola, já que há músicas gospel das mais variadas sonoridades. Pop, rock, indie, folk, country, reggae, ambient, MPB… Enfim, a lista é longa!

Nesse sentido, mesmo que você não seja um especialista em todos os gêneros, é muito interessante conhecer os macetes de cada um.

Então, o lema é ter a mente aberta! Por exemplo, se um colega do seu grupo de louvor propor uma música que foge do que você está habituado, não dispense logo de cara. Dê uma chance e encare o desafio!

Formar um repertório rico não vai fazer nenhum mal à sua evolução como músico, muito pelo contrário.


10. Entregue-se

Finalmente, não se esqueça de aproveitar cada segundo! Por si só, a música é capaz de criar momentos mágicos. No entanto, quando ela é somada à fé, torna-se ainda mais poderosa e impactante.

Dessa maneira, quando estiver tocando na igreja, feche os olhos e se entregue. Deixe os problemas de lado e não se preocupe exageradamente com a parte técnica. Permita-se ser abençoado e abençoar. Enfim, seja um instrumento nas mãos de Deus!

Como estudar para tocar na igreja?

E aí, essas dicas de como tocar na igreja foram proveitosas para você? Esperamos que sim! Agora, é só se dedicar aos estudos do seu instrumento e manter o coração aberto para louvar a Deus por meio da música.

Aos violonistas de plantão, aqui vai uma grande dica final: conheça o novo curso de violão gospel do Cifra Club Academy! As aulas são comandadas pelo experiente e talentoso Dinho Ladeia e foram pensadas especialmente na sua evolução musical.

Desse modo, você aprenderá tudo sobre música cristã, abordando tanto a teoria quanto a prática. Ou seja, com o nosso curso, você dominará o violão gospel de uma vez por todas. Não perca tempo e faça a sua assinatura agora mesmo!

Curso de violão focado em música gospel
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK