Cifra Club

Guitarra para iniciantes: como tocar solos?

Se você é um guitarrista aspirante, não perca este guia completo com dicas para tocar solos de guitarra e desenvolver suas técnicas no instrumento!

Embora as bases sejam essenciais para qualquer guitarrista, não há como negar que os solos são fascinantes. No entanto, muitos iniciantes não sabem como começar a fazer solos. Se esse é o seu caso, seus problemas acabaram. Neste artigo, você vai aprender como tocar solos de guitarra!

Guitarrista solando
Aprender a solar é o desejo da maioria dos aspirantes a guitar heroes (Foto: Reprodução/Freepik)

Em outras palavras, elaboramos nada menos do que 10 dicas simples e objetivas sobre como solar e melhorar seus estudos na guitarra. Então, seguindo este passo a passo, você vai destravar a sua mente e os seus dedos. Assim, irá adentrar no maravilhoso mundo dos solos de guitarra de uma vez por todas!

Portanto, afine o seu instrumento e venha descobrir como fazer solos de guitarra com a gente!

Como aprender a tocar guitarra solo?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que dominar a abordagem da guitarra solo leva tempo. Ou seja, é preciso ter foco e estudar muito.

No entanto, é totalmente possível que um músico iniciante aprenda solos famosos e até se arrisque em improvisos. Nesse sentido, incorporar as dicas abaixo à sua rotina de estudos é um ótimo passo para isso.

Uma vez que demos esse aviso, chegou a hora de conferir o tutorial de como tocar solos de guitarra!

1. Não despreze a harmonia

Em primeiro lugar, lembre-se de que os solos dependem diretamente da harmonia das músicas. Por exemplo, é com base na análise dos acordes e da tonalidade das composições que você vai definir como executar um solo na guitarra.

Nesse sentido, nada de desprezar o estudo deste elemento musical, ok? Muitos guitarristas cometem esse erro. Pelo desejo de solar, deixam de lado as bases e o aspecto rítmico. Assim, acabam sendo músicos incompletos. Definitivamente, não faça parte desse time!

2. Memorize as notas no braço do instrumento

Ok, você se comprometeu a continuar estudando temas como acordes, ritmos e campo harmônico. Maravilha! Então, agora é o momento de memorizar as notas por todo o braço da guitarra. Para isso, nada melhor do que se debruçar sobre os intervalos musicais.

Dessa forma, será muito mais fácil a aplicação de escalas e outros recursos importantes para os solos. Ao mesmo tempo, você não ficará preso a apenas uma região ou a um shape, mas terá liberdade e desenvoltura por todo o braço.

Às vezes, essa parte de memorização pode parecer chata. Porém, é extremamente importante para a sua formação como instrumentista. Olhe por este lado: trata-se apenas de um esforço inicial. Uma vez memorizadas, as notas nunca mais serão esquecidas.

3. Estude as escalas

A coisa está esquentando! Agora, você deve estudar as principais escalas usadas pelos guitarristas. Ou seja, pentatônica, maior, menor e por aí vai. Além de aprender os shapes, busque compreender a formação de cada escala, certo?

Cada tipo de escala fornece uma sonoridade diferente. Com o tempo, você vai sacar isso e poderá escolher a melhor para transmitir a sonoridade que está em sua mente. Ademais, misturar escalas é outra possibilidade muito interessante em solos!

Também é importante treinar vários padrões de digitação, além de tocar as escalas em diferentes andamentos. Para isso, não dispense a ajuda do metrônomo, ok? Por fim, também não se esqueça de conectar os formatos por todo o braço do instrumento.

4. Aprenda as técnicas essenciais

Aprender as principais técnicas de guitarra é fundamental para quem deseja descobrir como fazer solos de guitarra. Afinal, são exatamente esses recursos que fornecem identidade e expressão às linhas melódicas.

Como resultado, é necessário estudar as técnicas de bend, vibrato, ligados, slide, harmônicos, arpejo, tapping, palhetada alternada e sweep picking. Há muitas outras, mas essas são as mais utilizadas pelos guitarristas!

Aqui, não há atalhos: o estudo contínuo é o único caminho. Acima de tudo, as técnicas de guitarra precisam soar limpas, afinadas e definidas. Novamente, opte por começar em andamento lento, aumentando gradualmente.

5. Tire solos fáceis

Pronto, agora você já está preparado para colocar em prática tudo o que aprendeu até aqui. E sabe qual a melhor forma de fazer isso? Aprendendo solos fáceis, presentes em músicas conhecidas. Dessa forma, escolha canções que você curte.

Nesse contexto, o primeiro passo é ouvir bastante o solo para se familiarizar com o trecho. Depois, não tenha vergonha de recorrer às tablaturas para conferir quais notas são tocadas. Afinal, leva um tempo até a percepção musical se desenvolver.

Dividir o solo em partes é outro macete que costuma dar muito certo, facilitando o aprendizado. Diminua o andamento em um primeiro momento, ok? Por fim, gravar a sua performance é uma ótima maneira de encontrar erros e aprimorar a execução do solo.

6. Forme uma biblioteca de licks

Um lick de guitarra nada mais é do que um fragmento de um solo. Cada gênero musical possui licks marcantes, usados por vários guitarristas diferentes. Ou seja, tratam-se de frases pré-formatadas que podem ser aplicadas em várias situações.

Dessa forma, tirar e estudar licks de diferentes sonoridades é uma ótima forma de entender como tocar solos de guitarra. Além disso, você será capaz de formar uma biblioteca de licks interessantes, prontinha para ser incluída em improvisos, por exemplo.

Aliás, nós temos um material especial para você que quer se desenvolver, por exemplo, no blues: trata-se do e-book gratuito sobre os licks mais famosos dos guitar heroes desse estilo musical icônico!

E-book de licks de guitarra blues do Cifra Club Academy

7. Desenvolva a pegada

No estudo de solos, você vai perceber que cada guitarrista tem uma identidade própria. Vários fatores contribuem para isso: a forma de palhetar, a força empregada, o timbre utilizado, a intensidade das técnicas etc. Popularmente, chamamos isso de “pegada”.

Por exemplo, analise os melhores solos de blues e rock e perceba como a guitarra “canta” de forma diferente em cada um deles. Isso ocorre não só por causa do equipamento, mas porque cada músico tem a sua própria personalidade ao tocar.

Inicialmente, um truque para desenvolver a pegada é se inspirar nos trejeitos de seus guitarristas prediletos. A partir daí, é interessante desenvolver um modo próprio de tocar, principalmente na aplicação de vibratos e bends. Acima de tudo, não subestime o seu potencial!

8. Refine a técnica

Chega uma hora em que o guitarrista já domina os recursos básicos, mas ainda não consegue tocar solos mais virtuosos, por exemplo. Isso quer dizer que é preciso refinar a técnica no instrumento.

Para vencer essa etapa e obter mais velocidade na guitarra, uma ação interessante é realizar exercícios específicos para cada tipo de técnica. O metrônomo será seu melhor amigo nessa fase. Além disso, sempre observe a postura correta das mãos, beleza?

9. Treine o improviso

Dominar a improvisação musical é um objetivo que você deve ter ao estudar os solos de guitarra. Olha que legal: um solo improvisado é criado na hora da execução. Isso significa que você pode inventar um solo instantaneamente em cima de qualquer música.

Para isso, você deve ter sedimentado os conhecimentos em relação às notas, escalas, licks e técnicas. Assim, você lança mão de toda a sua bagagem para criar um solo inédito, resultado da inspiração do momento.

Dessa forma, você pode começar improvisando em cima de músicas conhecidas e/ou de backing tracks disponíveis na internet. Deixe os sentimentos simplesmente fluírem pelos seus dedos e treine sempre! Quando falamos de improviso, a prática leva à perfeição.

10. Crie os próprios solos

Por fim, acredite que você é plenamente capaz de criar belos solos. Seja para as canções da sua banda ou para seus próprios temas instrumentais, busque compor solos que contem uma história.


Pense em cada nota a fim de construir uma estrutura fluida, com momentos de relaxamento e um ápice intenso. Entrelace ideias e aplique as técnicas que achar mais pertinentes. Em resumo: deixe a criatividade transbordar!

Esse tipo de estudo será muito útil quando você entrar em estúdio pela primeira vez, por exemplo. Além disso, criar os próprios solos tem o poder de ampliar a sua visão sobre o instrumento e a própria arte musical.

Como evoluir na guitarra?

Pronto, agora você sabe como tocar solos de guitarra! Siga o passo a passo acima e respeite o seu próprio ritmo. Ou seja, mantenha o foco e não desista nas dificuldades.

Ah, e nada de ficar se comparando com os outros também, ok? Em pouco tempo, você estará tocando solos incríveis, temos certeza disso!

Por fim, uma dica extra: conheça o curso de guitarra do Cifra Club Academy! A nossa plataforma de estudo online conta com um método de ensino de alta qualidade, com aulas e materiais de apoio bem organizados.

Assim, você tem todas as ferramentas necessárias para se tornar um músico completo, sem lacunas de conhecimento. Ah, e o preço é bem em conta, viu? Portanto, aproveite!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK