Cifra Club

Conheça a biografia de Gilberto Gil

Você quer saber como um dos artistas mais importantes da música nacional se tornou o que é? Então, cola com a gente e vem saber mais sobre quem realmente é Gilberto Gil e conheça o seu legado para a arte brasileira!

Gilberto Gil em casa
Gilberto Gil completa 80 anos em 2022 (Foto: Reprodução/Internet)

Saber quem é Gilberto Gil hoje significa buscar mais do que a biografia de um cantor, mas se aprofundar na história da MPB. Assim, o cantor, compositor, multi-instrumentista e ex-ministro da Cultura deixou o seu legado não só para os amantes do gênero, mas para os músicos em geral.

Além de letras marcantes e sonoridade inovadora, Gil conduz sua carreira há mais de 50 anos, levando sua potência artística da Bahia para o mundo. Assim, ele se tornou referência no que diz respeito à musicalidade brasileira e símbolo de uma era.

Afinal, quem é Gilberto Gil?

Gilberto Passos Gil Moreira, ou melhor, Gilberto Gil, é baiano natural de Salvador, nascido em 1942. Ele cresceu influenciado pelas sonoridades nordestinas, as procissões e o som do rádio vindos da Caatinga, como os xotes de Luiz Gonzaga.

Logo aos 9 anos já sabia tocar sanfona e se aventurou, anos mais tarde, nas composições de bossa nova, como de João Gilberto e Dorival Caymmi. Mas Gil não parou por aí! Além da sanfona, o músico empunhou o violão e a guitarra elétrica, companheiros de som até os dias de hoje.

Na juventude, ele estudou na Universidade da Bahia e conheceu Caetano Veloso, que se tornou parceiro musical de longa data. Juntos, iniciaram um movimento de internacionalização de música, artes plásticas, cinema, teatro e demais formas de arte nacional.

Assim, foi nessa fase que Gilberto Gil conheceu Maria Bethânia, irmã de Caetano, além de Gal Costa e Tom Zé. Foi também nessa época que seu primeiro LP, Louvação, surgiu com canções conhecidas, como Procissão, Louvação, Roda e Viramundo.

Depois disso, a carreira começou a decolar e suas aparições também, rendendo participações marcantes em programas e festivais. Como resultado disso, Domingo no Parque ganhou destaque no Festival da Canção.

Foi também durante esses anos que a tropicália ganhava forma e mostrava a pluralidade de talentos e vozes, misturando rock com MPB. Nesse sentido, o movimento foi responsável não só por apresentar novas sonoridades, mas por demonstrar a revolta em relação à ditadura.

Ditadura, exílio e novas influências

A coragem e ousadia de suas produções acabaram provocando barulho na sociedade, resultando em seu exílio e de seus parceiros por causa do regime militar. Em Londres, Caetano e Gil tiveram contato com a influência de Beatles, Jimi Hendrix e o universo pop rock, o que refletiu diretamente em suas próximas canções.

Embora longe, continuou a lançar suas músicas aqui, dentre elas, a famosa Aquele Abraço, uma despedida temporária do país. O contato com o novo universo não parava por aí. Nesse meio tempo, eles tocaram pela Europa afora e estiveram presentes no Festival da Ilha de Wight, em 1970.

Além dos dois brasileiros exilados, o line-up do evento contou com ninguém menos que The Who, The Doors e Jimi Hendrix! Assim, os contatos feitos refletiram na pegada de reggae presente nos álbuns seguintes de Gil, que se preparava para voltar ao Brasil. Após seu retorno ao lado da família, ele se separou de sua esposa Sandra, término que motivou a comovente Drão.

A volta: Gilberto Gil e democracia retornavam ao país

Não só os tempos de exílio fizeram sua fama, mas o seu retorno também definiu quem é Gilberto Gil. Assim, ao trabalhar enfrentando a censura, ele apostou em temáticas ligadas à negritude. Por consequência, participou do Festival Mundial de Arte Negra e lançou a canção Refavela.

E não parou por aí. Compõem sua discografia outros álbuns icônicos, como Expresso 2222, e faixas memoráveis, como Sítio do Pica-Pau Amarelo. Outros projetos notáveis de Gil são Refazenda, O Viramundo, Realce, Um banda um, Dia Dorim Noite Dorim, Raça humana, Acústico MTV, Quanta, Kaya N’Gan Daya, entre outros.


Mas suas produções não foram apenas de canções autorais. Faz parte de quem é Gilberto Gil homenagear artistas e amigos, além de se juntar a eles para projetos inéditos.

Nesse sentido, foram marcantes os álbuns Gilbertos Samba, homenagem a João Gilberto, e Dois Amigos, Um Século de Música, celebrando 50 anos de carreira com Caetano. Em 2017, o projeto Trinca de Ases percorreu o Brasil e a Europa, levando Nando Reis, Gal Costa e Gil a liderar o palco juntos.

Porém, foi com OK OK OK, de 2018, que as premiações no exterior apareceram. O álbum lhe rendeu um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Brasileira. Portanto, é seguro afirmar que, após tanto sucesso fora do país, Gil possui público cativo nos quatro cantos do mundo.

Recentemente, ele protagonizou lives com a nova leva de artistas nacionais, como Iza, Juliette e Larissa Luz.

Atuação na cultura: parte essencial de quem é Gilberto Gil

Em 2002, Gil foi nomeado ministro da Cultura e passou a atuar diretamente na implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento e diversidade da arte nacional. Ele deixou o cargo em 2008 para voltar à produção musical, matando a saudade de quem ele é fora do âmbito político.

Mas suas atividades em prol da arte vêm de longa data. Em 99, recebeu o título de “Artista pela Paz“, pela UNESCO. Além disso, foi nomeado Embaixador da FAO (órgão da ONU) e ganhou premiações como Légion d’Honneur, da França, e Sweden’ s Polar Music Prize.

Em 2021, o reconhecimento de sua trajetória veio através da nomeação de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee. Além disso, tomou posse como “imortal” pela Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a cadeira número 20.

Em 2022, lança o documentário Em Casa com os Gil, que mostra a preparação da família para a turnê comemorativa de 80 anos do cantor. Confira o trailer:

Agora que você já sabe mais quem é Gilberto Gil, pode ajudar a deixar o seu legado vivo por mais gerações. Portanto, compartilhe este post com a sua galera!

Assim, vocês se aprofundam na história da MPB, celebram a inovação do gênero e usam a biografia de Gil como inspiração!

Foto de Laryssa Costa

Laryssa Costa

Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK