Cifra Club

Tudo o que você precisa saber sobre contrabaixo na música gospel

Neste artigo, você confere dicas para tocar contrabaixo na música gospel, conhece os melhores baixistas do meio e aprende músicas gospel fáceis para tocar!

Músico tocando baixo
Executar grooves característicos do gospel é um dos papéis fundamentais dos baixistas nesta vertente musical (Foto/Freepik)

O contrabaixo exerce uma das funções mais importantes em uma banda. Além do groove e da condução, sua maior responsabilidade é unir a sessão rítmica (bateria e percussão) à sessão melódica (guitarra e teclado).

Desse modo, todo o cenário fica prontinho para que a voz do artista, junto à mensagem da canção, seja finalmente executada em sua plenitude.

No entanto, será que, ao tocar determinado groove ou conduzir uma melodia, a diferença entre tocar contrabaixo e contrabaixo gospel é grande? Ou ainda: quando vamos aplicar certa técnica ou frase, a intenção muda quando se trata de música gospel?

Essas são algumas questões que pretendemos responder – ou pelo menos indicar alguma saída – ao longo deste artigo. Embora a música seja uma linguagem universal, a forma de praticá-la e, sobretudo, o motivo de sua prática, mudam bastante conforme a sua finalidade.

Como tocar contrabaixo gospel?

A maneira como cada baixista executa as suas técnicas de baixo é, por vezes, a sua marca registrada. Por isso, tanto no meio gospel quanto no assim chamado meio secular, os contrabaixistas procuram imprimir a sua assinatura sonora.

No entanto, muitos contrabaixistas gospel acabam ouvindo diferentes instrumentistas, e a troca de influências em ambos os circuitos musicais acaba sendo gigantesca.

Embora o material seja o mesmo, isto é, as técnicas e as notas, a linguagem dos baixistas do gospel pode ser um pouco diferente. Principalmente no que diz respeito ao aspecto melódico na condução das frases e das linhas. Isso significa que o pensamento harmônico do baixista gospel é, por vezes, bastante avançado.

Seja na forma como utilizam o slap ou o pizzicato, a harmonia é o carro-chefe dos músicos desse gênero. Mesmo tocando com ou sem palheta, o foco principal do contrabaixista gospel é a harmonia.

Os melhores baixistas do gospel

Por isso, fizemos uma lista com os 5 principais baixistas da música gospel para você conhecer mais. Dentre eles, um dos melhores baixistas gospel do Brasil, Junior Braguinha, e sua técnica de ghost note sem igual, e o lendário Nathan East, grande baixista gospel americano!

  • Junior Braguinha
  • Rogério dy Castro
  • Abraham Laboriel
  • Ricardinho Paraíso
  • Nathan East

Junior Braguinha

Como a maior dos baixistas gospel, os primeiros shows de Junior Braguinha foram na igreja quando ele ainda era muito novo. Aos 14 anos, ele realizou a sua primeira gravação profissional.

Dono de uma técnica única de ghost notes, o contrabaixista já tocou com Renato Max, Daniela Araújo, Família Soul, Kemuel, Leonardo Gonçalves, Jack Ribas e muitos outros. Além disso, Junior Braguinha é endorser da marca polonesa de guitarras e contrabaixo Mayones.

Rogério dy Castro

Desde a infância, Rogério Dy Castro tocava violão e bandolim. No entanto, o gosto pelo contrabaixo chegou aos 14 anos. Em 1993, ingressou no grupo Rebanhão, com quem tocou até 1997.

São mais de dois mil projetos ao longo da sua carreira. Rogério dy Castro tocou com artistas consagrados fora do meio gospel, como Emílio Santiago, Black Rio, César Menotti & Fabiano, Daniela Mercury e Marisa Monte.

Abraham Laboriel

Descrito pela revista Guitar Player como “o mais versátil baixista do nosso tempo“, Abraham Laboriel acumula ao longo da sua carreira mais de quatro mil gravações e trilhas. Além disso, possui o título de Doutor Honoris Causa em música pela Berklee College of Music.

Músico extremamente técnico e versátil, Laboriel gravou com Aline Barros, Elton John, Quincy Jones, Michael Jackson, Gilberto Gil, João Gilberto, Joe Cocker, Miles Davis e muitos outros.

Ricardinho Paraíso

Bacharel em Música, Ricardinho Paraíso é cantor, compositor, arranjador e multi-instrumentista. Além disso, foi colunista da Revista Bass Player. Em 2020, fez parte do show Moonlight Acoustic do vocalista Edu Falaschi.

Atualmente, integra o grupo instrumental Silibrina. Ricardinho é endorser das marcas Elixir, Shure, Roland/Boss e Le Amp.

Nathan East

Nathan East acumula mais de duas mil gravações em sua carreira! Formado em Música, ele é fundador do quarteto de jazz contemporâneo Fourplay.

Gravou com consagrados nomes da música mundial, como Stevie Wonder, Michael Jackson, Joe Satriani, Eric Clapton, George Harrison, Phil Collins e muitos outros. A lista do cara não é fraca não!

Músicas fáceis para baixo gospel

Agora que você conheceu vários contrabaixistas do cenário gospel, é hora de praticar algumas músicas junto a esses mestres. Mas não se preocupe!

A ideia aqui é apresentar uma lista com 5 músicas fáceis para você ir se adaptando aos poucos ao gênero e conhecer mais sobre a linguagem do universo do contrabaixo na música gospel. Então, se liga:

1. Faz Chover — Fernandinho

A música Faz Chover, do consagrado cantor gospel Fernandinho, é bem simples. O mais importante são pequenas variações harmônicas ao longo da canção. Por isso, o trabalho que fica para os contrabaixistas não é grande.

Um exercício harmônico interessante é tentar reconhecer quando a mudança das sobreposições harmônicas acontece e quando o contrabaixo mantém a mesma nota. Com isso, se liga nessa videoaula completa, que pode te ajudar muito:

2. Maranata — Ministério Avivah

Com apenas 3 notas, a música Maranata, do Ministério Avivah, é bem legal para quem está começando a fazer os primeiros grooves.

Muita atenção na condução dessa linha! Quando o baixo ataca junto com a bateria no primeiro verso, fiquei ligado na pausa da última semicolcheia. Esse efeito faz toda a diferença para tocar essa música com precisão.

3. Sonda-me, Usa-me — Aline Barros

A canção Sonda-me, Usa-me pode facilmente entrar no repertório dos baixistas iniciantes. O que manda para os baixistas na hora de tocar essa música é a condução.

A levada lenta da música faz com que o baixista redobre a atenção na hora de executar a linha. Portanto, uma dica é ficar ligado ao bumbo da bateria. Assim, é possível mapear onde encaixar as marcações.

4. Oceanos — Ana Nóbrega

Versão em português da música Oceans, do grupo australiano Hillsong United, a canção de Ana Nóbrega é um ótimo material de estudos para o contrabaixista gospel. A faixa pode ajudar você a estudar melhor o braço do instrumento, já que algumas notas são executadas em diferentes regiões.

Por isso, procure conduzir Oceanos de forma mais direta, sem muitos floreios ou notas além da conta. Como resultado da repetição de trechos, uma boa dica é se ligar na letra para pensar na intensidade das notas e variação de dinâmica.

5. A Ele a Glória — Diante do Trono

Composta em forma de balada, a música A Ele a Glória apresenta opções interessantes para o contrabaixista gospel. A canção é um prato cheio para quem deseja aprender mais sobre condução.

A levada mais lenta e os acentos feitos pela bateria devem ser respeitados. Logo, fique ligado para fazer as marcações junto à bateria. Essa dica vai ajudar você a tocar essa música com mais precisão e segurança.

Agora que você conhece um pouquinho mais sobre o universo do contrabaixo gospel, é hora de pôr em prática todas essas informações. A melhor maneira de fazer isso é com o Cifra Club Academy!

Em nossa plataforma de ensino online, você tem contato com professores experientes e vai treinar com dicas preciosas para você evoluir no contrabaixo. Por isso, não deixe de acessar e se tornar um aluno da nossa academia!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK