Cifra Club

Saiba tudo sobre o curso de partitura do Cifra Club Academy

Neste material, você verá como o curso de leitura de partitura do Cifra Club Academy vai te guiar perfeitamente pelo universo da música!

Não há maneira melhor de aprender a ler partituras (Foto/Cifra Club)

Para quem está por dentro das novidades, não é surpresa a presença de novos cursos na nossa plataforma de ensino online. Portanto, hoje você confere tudo sobre o curso de partitura do Cifra Club Academy!

Mediadas pelo mestre Lucas Telles, as aulas são úteis e fundamentais tanto para quem é novo neste assunto quanto para os que já têm alguma experiência. Com isso, acompanhe este artigo e saiba tudo o que você vai aprender sobre leitura de partitura no nosso curso:

O que será abordado no curso de partitura?

Evidentemente, no curso de partitura do Cifra Club Academy, você será apresentado a todos os conteúdos necessários para aprender, de fato, a ler partitura. Isso significa que temas como funcionamento da escrita, os símbolos utilizados e os posicionamentos das notas serão dissecados no decorrer do seu aprendizado.

Conceitos fundamentais do estudo de partitura

Aqui vão conceitos notáveis do estudo de leitura de partitura que você vai conhecer:

  • pentagrama;
  • claves (de Sol, Fá e Dó);
  • acidentes (bemol, sustenido e bequadro);
  • armaduras de clave;
  • figuras rítmicas e pausas (semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa);
  • compassos.

Dessa forma, com todos os elementos assimilados, você sairá do curso sabendo como ler e escrever partituras. Além disso, vai conhecer a história da escrita musical, para compreender o contexto de todo esse universo.

Portanto, não se preocupe mesmo se você for um iniciante em teoria musical, pois o nosso professor te passará tudo bem detalhada e didaticamente.

O curso é focado na leitura de partitura de qual instrumento?

Para a felicidade de todos, o curso de partitura do Cifra Club Academy não é voltado para nenhum instrumento musical em específico. Logo, será passada toda a base de conhecimento sobre o tema para, em seguida, você se aprofundar no que quiser.

Por exemplo, será mais fácil, futuramente, se especializar em leitura e escrita de partitura para violão, teclado ou bateria. Com isso, saiba que, caso seu objetivo seja se tornar um mestre em um instrumento específico, absorver essa noção geral de partitura será fundamental.

Por que a partitura é a principal forma de notação musical?

Antes de tudo, algo que é de conhecimento mundial é que a partitura é o sistema de notação musical mais comum de todos. O professor Telles te ajudará a entender os motivos dessa afirmação.

A título de comparação, a tablatura, por exemplo, consiste na notação que indica o posicionamento dos dedos em um instrumento (como nas casas da guitarra). Dessa forma, é, de fato, muito eficiente e usual para ajudar quem toca instrumentos de cordas.

No entanto, ela perde seu bom aproveitamento quando falamos, por exemplo, do teclado, pois seria impossível indicar o posicionamento de cada dedo nas teclas. Nesse sentido, a partitura oferece um sistema muito mais completo e abrangente!

A partitura na prática

Todo o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso será acompanhado por exemplificações reais de músicas para o seu melhor aprendizado. Portanto, não só de conceitos e explicações que as aulas consistem, mas sim de um método dinâmico, interessante e facilitador para o seu desenvolvimento.

Tais exemplos que você vai acompanhar servirão não apenas para entender definições específicas, como também mostrar casos de uso comum da partitura entre profissionais da música. É tudo pensando no seu maior engajamento com o tema!

Complete seu aprendizado com o curso de teoria musical!

Por fim, para turbinar por completo os seus estudos musicais, vamos te dar a dica de ouro: além do curso de partitura do Cifra Club Academy, que tal aproveitar também o curso de teoria musical?

Essas aulas também são geridas pelo instrutor Lucas Telles e acrescentarão um conhecimento tremendo a você. Alguns tópicos abordados no estudo de teoria musical são:

  • intervalos;
  • escalas;
  • formação de acordes.

Com isso, você estará cada vez mais perto de se tornar um mestre dos conceitos musicais. Ademais, acima de tudo, sua facilidade em praticar o seu instrumento será ampliada. Ou seja, a teoria ajudará a prática!

Portanto, não deixe essa incrível oportunidade de aprofundar seus conhecimentos musicais de leitura de partitura e teoria musical e acesse o Cifra Club Academy já!

Lembrando que só é preciso de apenas uma inscrição na plataforma para garantir acesso a todos os cursos disponíveis por lá. No momento, você pode aproveitar também as aulas de:

  • Violão;
  • Guitarra;
  • Baixo;
  • Teclado;
  • Bateria;
  • Ukulele;
  • Canto.

Seja um aluno da nossa academia e aprenda com os melhores professores, por meio de métodos eficientes e por um preço acessível!

Foto de João Terra

João Terra

Estudante de Jornalismo, baterista e apaixonado por escrever, tocar, conhecer e ouvir música. Trabalha como editor de conteúdo do Blog do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK