Cifra Club

Dedilhados no violão para iniciantes: treine com as melhores músicas

Uma das técnicas essenciais para quem toca instrumentos de corda, o dedilhado é um desafio. Logo, para você não desanimar antes de chegar a sua hora de brilhar, criamos essa lista com os melhores dedilhados no violão para iniciantes.

Músico toca dedilhados no violão para iniciantes
Compreender as dinâmicas do dedilhado é essencial para aprender a tocar violão (Foto/Freepik)

Vamos listar músicas que você provavelmente já conhece e que vão cair bem em seu repertório. Portanto, guarde a palheta e vamos seguir!

Quais cordas tocar no dedilhado?

Antes de partir pras músicas, você precisa ficar por dentro do rolâ mais didático sobre os dedilhados. Veja bem:

Com o polegar, você vai tocar as cordas superiores: E (Mi), A (Lá) e D (Ré) – responsável pelos  baixos da melodia. Em linhas gerais, com o indicador, médio e anelar você irá tocar, sucessivamente, G (Sol), B (Si) e E (Mi). Há casos, no entanto, que a sequência pode mudar para D, G e B, entre outras variações.

Em suma, guarde esse conhecimento para conseguir executar as canções da nossa lista de dedilhados no violão para iniciantes!

Tipos de dedilhado no violão

Na arte de dedilhar, cada dedo é representado por uma letra: polegar (P), indicador (I), médio (M) e anelar (A). Os tipos de dedilhado se diferem por compasso e a quantidade de vezes que cada corda é tocada.

Dedilhado PIMA

Por tratar da independência individual dos dedos (polegar, indicador, médio e anelar) o primeiro dos dedilhados para iniciantes que você deverá dominar é o PIMA. Começamos por esse dedilhado a fim de trabalharmos cordas subsequentes, evitando grandes saltos, e trabalhando os dedos de forma progressiva.

Músico tocando o PIMA, dedilhado para iniciantes no violão
O PIMA é o ponto de partida ideal para aprender dedilhados no violão (Foto/Freepik)

Essa é uma sequência de quatro cordas onde, dependendo do acorde e sua nota mais grave, o seu polegar poderá tocar E, A ou D. Dessa forma, os dedos restantes pegam as suas posições habituais.

Dedilhado PIMAMI

O dedilhado PIMAMI é o segundo mais conhecido. Para executá-lo você vai repetir o mesmo padrão do PIMA, porém, irá complementá-lo tocando novamente os dedos médio e indicador em suas cordas correspondentes. 

Dedilhado P-I-MA

Nesse formato de três tempos você irá tocar o polegar e o indicador em sequência, mas os últimos dois dedos irão tocar as cordas ao mesmo tempo. Com esses dedilhados no violão para iniciantes você já pode dar o pontapé no aprendizado!

7 músicas para treinar dedilhado no violão para iniciantes

Abaixo, você confere uma lista de músicas para treinar dedilhados no violão para iniciantes. Para cada canção, indicamos a cifra e a videoaula.

1. Shallow – Lady Gaga

Composta em parceria com o badalado produtor Mark Ronson, Gaga escreveu sua obra de arte com um dos melhores dedilhados no violão para iniciantes.

Aprenda a tocar Shallow prestando atenção nos tempos da canção. O seu polegar irá marcar os baixos que conduzem a melodia e eles estão todos na corda E, não havendo margem para erro. Perceba que, em algumas oportunidades, todas as cordas são tocadas juntas. Portanto, concentre-se nesses momentos para não perder o compasso!

Ah, você poderá se sentir tentado a tocar a corda “mizinha” com o mindinho, mas logo verá que não é a melhor das opções. 

2. Old Town Road – Lil Nas X

A canção que inaugurou a carreira do rapper Lil Nas X se popularizou após o curioso remix com a lenda country Billy Ray Cyrus. A mistura poderosa de gêneros é amarrada com acordes fáceis e um dedilhado simplório.

Aprenda a tocar Old Town Road com um dedilhado ainda mais simples do que os formatos que discutimos aqui. Você irá utilizar somente o polegar e o dedo médio para tocar as cordas ao mesmo tempo. Por fim, como se trata de um rap, preste atenção na batida que acompanha os versos de Lil Nas. Em outras palavras, não se perca nos quatro acordes.

 3. All Of Me – John Legend

A sua serenata estará completa com a apaixonante canção de John Legend. O maior sucesso da carreira do cantor fala uma língua universal e, com certeza, é uma ótima oportunidade para você exercitar seu dedilhado.

Ao tocar All Of Me, você vai precisar de um capotraste e a técnica PIMAMI. Outra vantagem é que irá treinar a troca de baixo com o seu polegar, afinal, haverá momentos para todas as cordas que ele alcança. Em conclusão, são sete acordes fáceis e, se precisar, temos até uma versão simplificada da cifra.

4. Deixe-me Ir – 1Kilo

O hit do grupo de rap brasileiro 1Kilo é a pedida para quem quer fazer a galera cantar junto em português. Você poderá surpreender com o setlist misto e ainda mostrar como arrasa no dedilhado! 

Aprenda a tocar Deixe-me Ir com apenas cinco acordes. A cifra é de nível médio por conta das duas camadas de violão. Nesse sentido, você pode chamar um amigo para tocar junto ou deixar o solo de lado em um primeiro momento. No dedilhado, você encontrará padrões de PIMA e PIMAMI.

5. Você Não Me Ensinou a Te Esquecer – Caetano Veloso

Um clássico da música popular brasileira, Você Não Me Ensinou a Te Esquecer é um coringa para sua apresentação. Sucesso do cantor Fernando Mendes, essa canção se popularizou ainda mais na voz de Caetano Veloso.

Aprenda a tocar Você Não Me Ensinou a Te Esquecer com sete acordes bem simples e um dedilhado extenso, porém simples. Para executar esse dedilhado você vai utilizar bastante o polegar e o padrão PIMAMI. Dessa forma, gaste um tempo para aprender o dedilhado inteiro antes de pegar os acordes.

6. Let Her Go – Passenger

A canção de 2012 foi e continua sendo um hit digno de novela das nove. Carregue a atmosfera leve do músico inglês para o seu setlist e deixe um gostinho de saudade pelo que não viveu no ar.

Aprenda a tocar Let Her Go, com o capotraste na sétima casa e sete acordes. Dedique-se ao dedilhado da introdução e refrão antes de pegar os acordes. Técnicas como o hummer-on e o pull-off devem ser utilizadas para uma fiel reprodução da melodia.

7. Photograph – Ed Sheeran

O repertório recheado de sucessos do britânico é um chamariz para quem está aprendendo a tocar violão. Nesse sentido, algumas de suas canções podem ser desafios para outro momento do seu aprendizado, mas esse não é o caso de Photograph. Essa aqui tem um dos melhores dedilhados no violão para iniciantes do cantor!

Aprenda a tocar Photograph, com quatro acordes. Primeiramente, atente-se à afinação do violão e, em seguida, parta para o dedilhado dinâmico da introdução. Assim, dedique-se à boa execução dele, pois cada corda tocada é importante para uma música tão conhecida.

Em síntese, o dedilhado, além de muito usado, é uma técnica que você também poderá utilizar para modificar arranjos e improvisar no futuro. O aprendizado é ainda mais importante quando pensamos em composições originais. Conte com o Cifra Club Academy para te ajudar a ir longe!

Curtiu a lista de dedilhados no violão para iniciantes e quer a aprovação da galera? Compartilhe o texto com os amigos e discuta quais outros dedilhados você ainda quer aprender.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK