Cifra Club

Músicas com dedilhados fáceis para tocar no violão

Quer melhorar no dedilhado no violão? Neste artigo, você confere 20 músicas ideias para iniciantes praticarem a técnica.

Para quem está iniciando os estudos no violão, tocar músicas com dedilhado pode parecer um grande desafio. Mas, de modo geral, somente a prática te levará a uma boa execução, assim como com qualquer técnica do instrumento.

Músico toca dedilhados no violão para iniciantes
Compreender as dinâmicas do dedilhado é essencial para evolui no violão (Foto: Reprodução/Freepik)

Por isso, hoje você terá a chance de dar um passo adiante nesse processo de tocar violão. Dessa forma, poderá praticar com músicas com dedilhados fáceis e que são grandes sucessos. Ou seja, dá para adicionar aquele hit em seu repertório!

20 músicas para treinar dedilhado

A seguir, você confere músicas nacionais e internacionais, de diversos estilos musicais, para se aperfeiçoar no dedilhado!

Veja algumas músicas da lista de hoje:

  • Tempo Perdido
  • Sozinho
  • Céu Azul
  • Flor e o Beija-flor
  • Trem-Bala
  • Wonderwall
  • Meu Abrigo
  • Ninguém Explica Deus

Vamos às dicas de como tocar músicas com dedilhado?

1. Tempo Perdido – Legião Urbana

Para iniciar nossa lista de músicas dedilhadas para violão, a cifra de Tempo Perdido conta com 8 acordes. Nessa canção, um dedilhado é tocado do início ao fim juntamente com a base. Ele possui algumas passagens que precisam de maior atenção, então veja cada parte separadamente. Confira a videoaula abaixo e saiba mais:

2. Sozinho – Caetano Veloso

Em Sozinho, o dedilhado conta com puxadas nas cordas mais agudas e toques no bordão. Alguns dos 19 acordes podem trazer certa dificuldade, mas não desanime e aproveite para aprender novos shapes. É preciso de calma e dedicação nas músicas com dedilhado. Portanto, busque separar os desenhos da tablatura em partes menores, como mostra a videoaula a seguir:

3. Céu Azul – Charlie Brown Jr.

Para tocar Céu Azul, é necessário colocar o capotraste na 1ª casa, para subir meio tom. Essa música possui um dedilhado padrão, que será tocado na maior parte do tempo. Nesse sentido, somente o pré-refrão é tocado com batidas. Ao todo, temos 8 acordes e apenas uma pestana. Tente tocar juntamente com a videoaula:

4. Flor e o Beija-flor – Henrique & Juliano e Marília Mendonça

Flor e o Beija-flor é uma ótima música para treinar dedilhado. Ela possui 6 acordes e um dedilhado que segue um padrão, mas conta com algumas passagens. Logo, não deixe de conferir os toques nos bordões na tablatura e como será o dedilhado em cada shape. A partir do primeiro refrão, entram as batidas. Veja na videoaula na sequência como fica cada parte:

5. Trem-Bala – Ana Vilela

Em Trem-Bala, também temos partes que serão dedilhadas e outras tocadas com batidas. Na introdução e na primeira parte é onde aparece o dedilhado, seguindo um padrão rítmico. Além disso, são apenas 3 acordes, todos sem pestana: A9, D9 e E. Assista à videoaula para acompanhar a explicação detalhada:

6. Wonderwall – Oasis

O dedilhado de Wonderwall aparece no pré-refrão. Para tocá-lo, é importante saber as técnicas de hammer on e pull off e ficar atento quanto aos toques para baixo. Dê atenção também para as levadas da primeira parte e do refrão, pois elas possuem variações. Aprenda o passo a passo com a videoaula a seguir:

7. Meu Abrigo – Melim

Na cifra de Meu Abrigo, o dedilhado será tocado na introdução, primeira parte e pré-refrão. A partir dessa estrofe, entram as batidas. Nessa música, tanto no dedilhado quanto na levada cheia, treine batidas abafadas, que são importantes para o ritmo. Essa música também é uma boa forma de praticar pestanas – apenas um dos 14 acordes da música não possui este fundamento.

8. Ninguém Explica Deus – Preto No Branco

Para tocar Ninguém Explica Deus, busque separar a música em partes para facilitar a compreensão do dedilhado. Pratique a técnica de slide, porque ela aparecerá em alguns momentos. Por fim, a canção é composta por 24 acordes no total. Na videoaula a seguir, você pode conferir a explicação completa:

9. Anunciação – Alceu Valença

Anunciação é uma música com dedilhado do começo ao fim. Dentre os 5 acordes da cifra, somente uma pestana (F). Aqui o dedilhado tem algumas variações entre as partes da canção. Portanto, ouça bem a canção para memorizar as mudanças de dinâmica. Caso tenha dúvidas, acesse a videoaula abaixo para ver como fica o ritmo de cada estrofe:

10. Medo Bobo – Maiara & Maraísa

Antes de começar a tocar Medo Bobo, posicione o capotraste na 2ª casa, para subir um tom. Essa música tem 4 acordes (C/GD9Em7G), sem nenhuma pestana, e o dedilhado aparece somente na introdução. Assim, treine a técnica de hammer on e também a levada que acompanhará o restante da canção. Confira a videoaula para saber mais:

Muito legal aprender essas músicas com dedilhados fáceis, não é? Antes de conferir o resto da lista, temos um convite especial para você: que tal aprimorar suas habilidades nas seis cordas com auxílio profissional de qualidade? Para isso, venha para o Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. More Than Words – Extreme

More Than Words é tocada meio tom abaixo, então lembre-se de afinar seu violão. O dedilhado segue durante toda a canção. Nesse sentido, treine bastante as puxadas e batidas nas cordas, pois elas são fundamentais para o ritmo. Ao todo, são 16 acordes e 4 pestanas. Acompanhe a tablatura e assista à videoaula para complementar seus estudos:

12. Patience – Guns N’ Roses

Em Patience, o dedilhado aparece na introdução e na primeira parte. Para aprender a tocá-lo, veja com atenção na tablatura a parte “violão 1”. Logo depois, entram as batidas da base. Quanto aos 11 acordes, somente um deles tem pestana (F). Outro ponto importante é a afinação da canção, tocada em meio tom abaixo: Eb – Ab – Db – Gb – Bb – Eb.

13. Maranata – Ministério Avivah

Maranata conta com 6 acordes, e nenhum possui pestana! Essa é uma música com dedilhados fáceis, e eles aparecem apenas na introdução e na primeira parte. O restante da canção é tocado apenas com batidas para baixo. Acompanhe a cifra para saber exatamente os momentos das transições entre os acordes e confira a videoaula para mais detalhes:

14. Fico Assim Sem Você – Adriana Calcanhotto

Fico Assim Sem Você é uma excelente música para treinar dedilhado. Ela seguirá o mesmo ritmo do começo ao fim, com o mesmo padrão, variando apenas as cordas tocadas em cada shape. Pratique a levada e as transições entre os 8 acordes e treine juntamente com a videoaula abaixo:

15. Louca de Saudade – Jorge & Mateus

Para tocar Louca de Saudade, você vai precisar de 15 acordes. Com exceção da parte final da música, todas as estrofes são tocadas com um dedilhado. Assim, treine as puxadas de cordas e batidas, além dos baixos de cada shape. Na videoaula a seguir, você pode conferir o passo a passo completo de como tocar essa música dedilhada no violão:

16. The Scientist – Coldplay

O dedilhado de The Scientist é tocado apenas na primeira parte. Já na segunda, são feitos toques para baixo. No total, são 9 acordes, mas apenas 4 que aparecem com maior frequência. Veja mais detalhes na videoaula abaixo e pratique bastante a música:

17. Em Teus Braços – Laura Souguellis

Outra boa música para treinar dedilhado é Em Teus Braços. Nessa canção, a técnica é executada apenas na introdução e, para facilitar, você pode dividir o trecho em quatro partes. Ademais, temos 6 acordes no total e apenas uma pestana. Na nossa videoaula, você pode conferir mais dicas de como tocar a música inteira:

18. Nothing Else Matters – Metallica 

Para tocar Nothing Else Matters, você precisará de bastante dedicação e atenção aos detalhes. O dedilhado não apresenta grandes dificuldades, porém a música possui muitas partes e variações. Então, estude bem cada estrofe antes de partir para a próxima. A canção conta com 18 acordes, sendo 2 com pestana. Para facilitar, você tem uma videoaula especial para te ajudar nesse desafio:

19. Deixe-me Ir – 1Kilo

A levada de Deixe-me Ir será tocada tanto com dedilhado quanto com batidas. Portanto, treine bastante os dois padrões, principalmente enquanto faz as trocas de acordes. Essa música dedilhada para violão não possui pestanas entre os seus 5 acordes: F7M, Dm7, Dm7(9), Am7 e G. Assista à videoaula para mais dicas:

20. Sonda-me, Usa-me – Aline Barros

Nossa última música com dedilhado fácil é Sonda-me, Usa-me, que conta com 14 acordes. Aqui o dedilhado segue como acompanhamento até o pré-refrão, e os refrãos são acompanhados de batidas. Para conferir mais dicas e saber como tocar cada estrofe separadamente, veja a videoaula completa a seguir:

Curtiu a lista de músicas dedilhadas para violão? Esperamos que tenha evoluído e aprimorado sua técnica através desses grandes sucessos das músicas brasileira e internacional. 

Para continuar aprofundando seus conhecimentos, aprendendo novas batidas, acordes e ainda mais músicas com dedilhado, inscreva-se agora o curso de violão do Cifra Club Academy!

Essa é sua chance de aprender com o melhor método de ensino musical online, de onde e quando quiser, e ainda por um preço acessível. 

Vem com a gente, e até a próxima!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK