Cifra Club

19 músicas de reggae para tocar no teclado

Aprimore suas habilidades nas teclas aprendendo as melhores músicas de reggae para tocar no teclado!

Para celebrar o Dia Nacional do Reggae, comemorado neste 11 de maio, reunimos aqui 19 cifras de músicas de reggae para tocar no teclado! Esse ritmo incomparável conquistou o mundo misturando alegria e leveza, e você certamente vai agradar sua audiência se tiver no repertório alguns hits desse estilo.

Como tocar reggae no violão
O reggae é um estilo sempre bom de tocar (Foto: Reprodução/Freepik)

Nossa seleção de músicas de reggae para tocar no teclado reúne os maiores sucessos do gênero, trazendo diversos artistas de várias épocas. Isso traz também uma variedade bem grande no grau de dificuldade das cifras, que vão das mais simples às mais avançadas.

Ou seja, aprender as músicas abaixo será uma ótima oportunidade para evoluir nos estudos do teclado! Então, bora lá?

Como tocar reggae no teclado?

Antes de apresentar os melhores reggaes para tocar no teclado, separamos dicas para você aprender a batida básica do estilo.

Qualquer variação da batida do reggae no teclado – ou mesmo no violão – irá usar muito os contratempos. Assim, se você conta os tempos de um compasso de 1 a 4 (1, 2, 3, 4), no reggae, precisa dividir esses tempos ao meio, marcando os intervalos com a letra “e”.

Então, conte: 1 – e – 2 – e – 3 – e – 4 – e.

Agora, siga os passos seguintes para uma batida básica de reggae, que cabe em qualquer música dessa lista.

Faça os acordes com a mão direita, dando uma batida bem breve em todos os tempos marcados por “e”. Com a mão esquerda, toque só a tônica dos acordes nos tempos 1 e 3. Lembrando que a tônica do é o , do Dó menor é o , do Fá sustenido com sétima é o Fá sustenido etc.

Quais são os melhores reggaes para tocar no teclado?

Agora sim, vamos à lista! Veja algumas das músicas de reggae para tocar no teclado que você vai encontrar aqui!

  • Pisando Descalço
  • Onde Você Mora?
  • Um Anjo do Céu
  • Rude
  • Is This Love
  • Pra Você
  • Versos Simples
  • Outra Vida
  • Me Namora

1. A Estrada – Cidade Negra

Começamos com essa banda que tem uma longa trajetória no reggae nacional, responsável por diversos hits, entre os quais, A Estrada. Dos 6 acordes da cifra, 5 incluem 7ª maior e o outro usa 7ª menor. Isso não chega a complicar demais a vida de ninguém, pois, em geral, são acordes bem simples. Talvez precise um pouco de atenção no D7M(9), mas é só.

2. Seja Para Mim – Maneva

Primeira de várias músicas desta lista que têm apenas 4 acordes, Seja Para Mim é um hit bem acessível para tecladistas iniciantes. Repare que, apesar da nomenclatura um pouco mais complicada, o Bb7M tem um formato bem simples. De resto, você só precisa de Am, C e Gm. O ritmo é mais lento, e as mudanças de acordes são bem espaçadas. Fácil demais!

3. Dance Monkey – Magic!

O sucesso internacional Dance Monkey tem uma quantidade um pouco maior de acordes. Em compensação, são os shapes mais básicos até aqui: são 4 acordes maiores (A, D, F# e G) e 2 menores (Bm e Em). Em resumo, dá para pegar até mesmo se você está só começando no instrumento.

4. Árvore – Edson Gomes

De um dos maiores nomes do reggae brasileiro, Árvore é mais uma cifra ideal para quem está só começando. Dá para tocar esse grande sucesso com apenas 4 acordes simples. São eles: Am, C, Dm e G. Além disso, a letra é bem fácil de cantar e se repete bastante, o que gera esse efeito hipnótico que a música tem. Bora tocar?

5. Analua – Armandinho

A cifra de Analua conta com um número um pouco maior shapes: são 9 acordes, o que aumenta um pouco o nível de dificuldade. Em especial, os acordes de 4 notas e que intercalam teclas brancas e pretas, como A7M e C#m7, podem representar um desafio para iniciantes. Mas, se você já tem o mínimo de domínio do instrumento, vai tirar de letra!

6. Não Tem Mais Nós Dois – Kiaz, Lucas Dcan e Nith

Mesmo com apenas 4 acordes, Não Tem Mais Nós Dois também pode complicar um pouco a vida dos iniciantes. Isso porque, neste caso, todos os acordes são de 4 notas e intercalam teclas brancas e pretas. Além disso, apesar da música ser mais lenta, as mudanças de acordes são bem rápidas. Ainda é uma cifra de nível iniciante, mas requer alguma prática.

7. Pisando Descalço – Maneva

Aqui, temos uma mistura de acordes muito simples, só de teclas brancas, e outros que acrescentam uma ou duas teclas pretas. Os nomes são bastante conhecidos: Am, Bm, C etc. E, apesar do ritmo um pouco mais acelerado, Pisando Descalço tem os acordes bem espaçados, facilitando as mudanças. Com um total de 6 shapes, é uma cifra fácil de tocar.

8. Onde Você Mora? – Cidade Negra

Onde Você Mora? tem 8 acordes, mas tudo corre muito tranquilamente nela. Afinal, os shapes são simples e as mudanças, espaçadas. Talvez o D9(11)/A assuste quem está chegando agora, mas a boa notícia é que ele dura vários versos. E, se você não sabe, repare que a indicação /A (baixo em Lá) significa que a mão esquerda não toca a tônica (D), mas sim o A.

9. Do Lado de Cá – Chimarruts

Com uma harmonia um pouco mais elaborada, Do Lado de Cá soma 9 acordes e exige mudanças constantes. O acorde F é o único mais simples no meio de uma coleção de formas que podem ser realmente complexas, como a do Gm7+. Assim, a faixa demanda alguma prática e atenção. Se você tiver disposição para isso, terá resultados rápidos.

10. Um Anjo do Céu – Maskavo

Apesar de ter bastantes teclas pretas em seus 4 acordes, Um Anjo do Céu é tão fácil de tocar quanto de se gostar de ouvir. O acorde F#, por exemplo, é composto apenas por teclas pretas, mas isso não o torna difícil de executar. Assim, mesmo que você ainda esteja começando a tocar, pode perfeitamente dar uma chance a essa bela canção.

Antes de conferir as outras músicas de reggae para tocar no teclado, queremos te fazer um convite. Se você é apaixonado pelas teclas e tem a intenção de se tornar fera no instrumento, conheça o curso de teclado do Cifra Club Academy! Com a nossa plataforma de ensino de música online, você evoluirá de forma rápida e gradual.

Curso de teclado do Cifra Club Academy

11. Redemption Song – Bob Marley

Para fazer todos os 7 acordes de Redemption Song, você vai usar basicamente só teclas brancas. As teclas pretas só aparecem duas vezes: em Am6 e em D – que, convenhamos, têm desenhos bem básicos. Resumindo: você não precisa ser um tecladista experiente para tocar esse mega clássico do mestre Bob Marley.

12. Pequena Flor – Gabriel Elias

Pequena Flor tem 6 acordes, sendo 3 maiores e 3 menores. O ritmo é um pouquinho acelerado, e as mudanças são constantes, mas realmente você não terá dificuldade para montar esses shapes. Os nomes são bem conhecidos, como D, Em e G. Ou seja, se você já aprendeu o mínimo sobre o instrumento, consegue tocar de primeira!

13. Rude – Magic!

Os 4 acordes de Rude são bemóis, o que faz com que se use bastantes teclas pretas. O Gb, inclusive, usa só teclas pretas. A cifra colocada dessa forma pode causar confusão para alguns, mas vale lembrar que o Gb é o F# e o Db é o C#. De toda forma, não chega a representar um desafio muito grande nem para iniciantes.

14. Is This Love – Bob Marley

Mais um clássico absoluto de Bob Marley, Is This Love tem 11 acordes e dificuldade um pouco mais elevada. É importante destacar que um acorde como F#m7(5-) é bem menos complexo do que seu nome pode fazer supor. E também não são poucos os acordes mais primários, como D, C e G. Ainda assim, pode exigir um pouquinho de atenção.

15. Pra Você – Onze:20

A cifra de Pra Você é, de longe, a mais avançada desta lista. Para executar essa canção belíssima, são usados 18 acordes, entre os quais o F é o único indicado por uma só letra. E há nomes realmente extensos aqui, como Eb7M(9)/Bb, com shapes tão difíceis quanto eles sugerem. Então, respire fundo e faça um bom alongamento antes de começar.

16. Versos Simples – Chimarruts

Entre velhos conhecidos, como D e G, você vai encontrar acordes com formatos um pouco incomuns em Versos Simples. Alguns, como o C9, não são difíceis, apenas incomuns. Já outros, como o D7/9, exigem uma atenção maior. O número total de acordes não é muito alto (8), e o ritmo é tranquilo. No fim, tudo isso compensa as dificuldades.

17. Quero Ser Feliz Também – Natiruts

Quer tocar um grande sucesso com apenas 3 acordes? Então, a música certa para você é Quero Ser Feliz Também. Aqui, todos os acordes são menores e bemóis, e 2 deles incluem 7ª. É um bom exercício se você está querendo sair do mais básico e não representa desafio para quem já domina o instrumento.

18. Outra Vida – Armandinho

Mais um grande sucesso de Armandinho, Outra Vida tem 5 acordes, 3 deles incluindo 7ª. Além desses, temos o Bb7M, de dificuldade quase média, e o Dm, que é bem fácil. Em alguns momentos, a velocidade da troca de acordes pode ser um problema. Mas, em geral, essa música não exige um domínio técnico muito avançado.

19. Me Namora – Natiruts

Quase não dá para acreditar no quanto é fácil tocar Me Namora! Sabe essas músicas com 2 acordes que professores ensinam na primeira aula, para passar os primeiros fundamentos? Pois é de algo assim que estamos falando. Para tocar esse grande hit, usa-se apenas o C e o G. Parece um sonho? Mas é realidade, acredite!

E é isso aí! Com essas músicas de reggae para tocar no teclado, você tem o bastante para cativar seus ouvintes, unindo ritmo envolvente a letras e melodias inesquecíveis.

Se achar dificuldade para executar as cifras ou simplesmente quiser aperfeiçoar sua técnica no instrumento, saiba que pode contar com a gente para isso também!

Nesse sentido, inscreva-se agora mesmo no curso de teclado do Cifra Club Academy e aproveite a nossa plataforma de ensino de música!

Instrutores do Cifra Club divulgar o CIfra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK