Cifra Club

Qual a diferença entre microfone dinâmico e condensador?

A diferença entre microfone dinâmico e condensador está no uso: enquanto o dinâmico serve para captar sons próximos à fonte sonora, o condensador oferece uma captação mais abrangente.

Como existem inúmeras maneiras de captar os sons, para cada local, voz e instrumento, existe um microfone mais adequado.

Então, bora aprofundar na diferença entre esses dois tipos de microfone?

Aprenda a diferença entre microfone dinâmico e condensador

Antes de mais nada, precisamos entender o que faz um microfone. Podemos dizer que ele é um equipamento que transforma um tipo de energia em outro.

Um microfone pode receber uma energia acústica e transformá-la em uma carga elétrica, por exemplo.

Como há muitas formas de energias que podem ser captadas, temos diferentes tipos de microfones, como os mais adequados para a captação da voz em um estúdio, para apresentações ou para amplificadores de guitarra.

Entre os vários tipos existentes, temos o microfone dinâmico e o microfone condensador.

Um microfone dinâmico capta apenas o som do que está próximo a ele, indicado para cantar em apresentações, por ter pouca sensibilidade e não captar o som dos outros instrumentos próximos ao vocalista.

um microfone condensador precisa ser conectado à entrada phantom power de uma mesa de som ou interface de áudio para funcionar.

Ele é indicado para a captação de instrumentos e voz em ambientes controlados (home studios e estúdios com tratamento acústico, por exemplo).

Dito isso, podemos nos aprofundar mais na diferença entre microfone dinâmico e condensador. Vamos?

Microfone dinâmico

Esse tipo de microfone é formado por um diafragma fino que fica acoplado a uma bobina magnética móvel. 

Ao captar uma energia, o diafragma do microfone se movimenta, produzindo uma variação de tensão na bobina. Essa variação vira um sinal elétrico conduzido pelo cabo até a mesa de som.

Como o microfone dinâmico tem pouca sensibilidade, sofre menos vazamento de som ambiente.

Se o vocalista vai cantar mais gritado, afastar o microfone para longe da boca é indicado. Ao contrário dos momentos em que canta normalmente, em que o microfone dinâmico precisa estar bem próximo da boca.

Já na captação do som de um amplificador de guitarra, por exemplo, o microfone bem próximo ao alto-falante gera um som mais encorpado.

Porém, se ele estiver distante, o timbre fica mais claro, pois o microfone dinâmico capta um pouco da ambiência do local.

Separamos alguns modelos desse tipo para você conferir. 🙂

Shure SM57

Um dos microfones dinâmicos mais utilizados para a captação de som de guitarra, o Shure SM57 também pode ser usado para captar todas as peças da bateria, menos o bumbo. 

Para isso, recomendamos o Shure Beta 52.

O SM57 é uma boa opção para home studio, tem uma ótima qualidade.

Shure SM58

Talvez o microfone mais usado por cantores na história, tanto ao vivo como em estúdio, tenha sido o Shure SM58.

De alta qualidade e super indicado para quem faz voz e violão, o SM58 também atende todas as necessidades de vocalistas de bandas que toca em barzinhos.

Shure SM7B

O SM7B da Shure é muito usado para gravação de voz em estúdio.

Ele traz um ótimo equilíbrio de frequências, ajudando muito na interpretação dos cantores. Por isso, tem um preço que exige um maior investimento.

Microfone condensador

O microfone condensador possui um capacitor variável, que armazena a energia captada em um campo elétrico, liberando essa energia quando solicitada.

Seu diafragma é fino e coberto com um material condutor, como ouro, localizado próximo a uma placa fixa.

A energia captada é mantida entre a placa e o diafragma, variando conforme a pressão sonora que movimenta este diafragma. Essas variações são convertidas em um sinal elétrico e enviadas para a mesa de som.

Os microfones condensadores têm alta sensibilidade, captando sons muito sutis. Por isso, precisam ser alimentados por energia externa.

Alguns modelos têm sua alimentação feita por pilhas. Eles possuem cápsulas largas ou pequenas, de acordo com cada tipo. Separamos algumas opções:

  • Shure PGA27: excelente para captar o som de violão, ele proporciona um timbre mais cristalino.
  • Shure BETA 87A: também com a característica de proporcionar um timbre mais claro, é utilizado para gravação de voz em estúdio.

Aprenda a cantar com o Cifra Club Academy!

Agora que você sabe a diferença entre microfone dinâmico e condensador, deu aquela vontade de aprender a cantar, não é mesmo?

Então, é hora de se inscrever no Curso de canto do Cifra Club Academy! Além de aprender como escolher e usar o microfone certo para sua voz em diferentes ocasiões, você vai dominar com maestria as técnicas vocais.

Não perca essa chance de se tornar um grande cantor ou cantora!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club PRO

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club PRO
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK