Cifra Club

Equipamentos de home studio: monte seu set up e saia gravando!

Hoje em dia, cada vez mais músicos abraçam a produção musical. Isso porque os equipamentos de home studio se tornaram muito mais acessíveis do que em outras épocas.

Aliás, nunca foi tão fácil produzir sua própria música. Nesse sentido, graças às tecnologias de áudio digital, com alguns poucos equipamentos você pode gravar um disco em casa e divulgar nas plataformas digitais.

Pensando nisso, decidimos fazer um breve guia explicando o que é preciso para começar a produzir com qualidade! Ficou curioso? Então, continue por aqui!

Quais são os principais equipamentos de home studio para iniciantes?

Antes de tudo, saiba que montar e aprender a operar um home studio pode ser um grande upgrade na sua vida de músico.

Só pra ilustrar: em 2019 a cantora Billie Eilish venceu a categoria de melhor álbum do Grammy, com “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”. O trabalho, conforme você pode imaginar, foi produzido em home studio.

Ficou inspirado? Vejamos então alguns itens básicos necessários para você iniciar também seu projeto de sucesso no áudio!

O computador – o mais básico dentre os equipamentos de home studio

Ainda que alguns prefiram produzir seus sons em smartphones e tablets, os desktops ou os notebooks ainda são os preferidos quando se fala em produção musical. Por isso, comecemos por esta peça que será o coração do seu home studio.

Músico faz anotações, equanto grava em home studio
O computador continua sendo indispensável para o seu home studio (Foto/Freepik)

Para trabalhar com áudio digital, você vai precisar gravar e processar sons com baixa latência. Em outras palavras, será preciso gravar e monitorar várias trilhas sem atraso entre o que se toca e o que se ouve. E essa tarefa demanda bastante processamento, por isso, não é qualquer PC que dará conta do recado.

Para começar, invista em um computador com pelo menos 8 gigas de memória RAM e um bom processador (com quatro núcleos ou mais). Ah, não se esqueça também do armazenamento. Afinal, é preciso ter espaço suficiente para guardar suas gravações, bibliotecas de samples e instrumentos virtuais.

Interface de áudio

Não é recomendado plugar seu instrumento ou microfone usando as entradas de áudio onboard do seu computador. Fazendo dessa maneira, você terá muita latência. Além disso, o sinal entrará fraco e com ruídos. Por isso você precisa de uma interface de áudio USB externa.

Para boa parte dos iniciantes em produção musical, as interfaces de entrada oferecidas por empresas como M-audio, Focusrite e Presonus já resolvem.

Interface de áudio é um dos equipamentos de home studio
A interface de áudio é uma boa alternativa para substituir a mesa de som (Foto/PxHere)

Isso porque elas vêm com dois canais de entrada equipados com pré-amplificadores, além do software driver próprio – o que permite que se grave com poucos milissegundos de latência.

Sem contar que uma interface dedicada terá um conversor de áudio A/D (analógico para digital) de maior qualidade. Assim você já começa no padrão da indústria, gravando em 24 bits de resolução.

Monitores e fones de estúdio

Bom, agora precisamos de um sistema de monitoramento adequado. Para mixar sua música, você precisa ouvi-la com as frequências mais equilibradas, ou seja, sem mascaramentos de frequências ou os exageros de graves das caixas de som comuns.

Euipamentos de home studio: set completo
Os monitores sempre serão protagonista em um home studio (Foto/Internet)

Por isso, vale a pena investir em fones de ouvido e/ou caixas acústicas feitas para monitoramento em estúdio. Eles são projetados para soar o mais flat possível. Assim, você poderá tomar as decisões corretas na hora de mixar.

Microfones – o mais essencial dos equipamentos de home studio

Em estúdio, os microfones do tipo condensadores são bastante usados. Mas eles precisam de uma alimentação energética extra, de 48 volts. A maioria das interfaces de áudio de entrada e mesas de som de qualidade oferecem esse recurso, a que se dá o nome de phantom power.

Os mics condensadores captam o som com maior riqueza de detalhes, por isso são excelentes para microfonar um violão, por exemplo.

Em contrapartida, eles são também mais sensíveis e registram muito do ambiente. O que pode ser um problema para quem está começando a gravar e ainda não dispõe de uma sala acusticamente tratada.

Já os microfones do tipo dinâmicos são menos sensíveis, mas não deixam de ser excelentes escolhas. A “grosso modo”, eles têm cápsula menor, além do padrão de captação cardioide. Isso significa que o foco de sua captação é direcionado ao que está à frente dele.

microfone dinâmico pronto para uma gravação
O microfone dinâmico não é o ideal, mas é uma boa alternativa para começar um home studio (Foto/Pxhere)

Por consequência, acaba sendo mais fácil obter bons resultados com microfones dinâmicos em home studio, porque eles são mais versáteis em situações acústicas mais precárias. O Shure SM 57, por exemplo, é uma boa aposta para quem quer começar com um mic dinâmico bem versátil.

Programas de gravação e plugins

Agora que entramos na parte de software, você pode escolher uma D.A.W (Digital Audio Workstation) para chamar de sua! São inúmeras opções, mas poderíamos aqui citar algumas das principais, como Pro Tools, Cubase, Nuendo, Reaper, Studio One, Fruit Loops, Logic Pro e Garage Band.

Dentro desses programas, você pode gravar várias tracks (na verdade, quantas o seu computador aguentar processar). Além de fazer cortes, edições, inserir efeitos, simulações de ambiências e de amplificadores, além de equalizar, comprimir, mixar e masterizar seu áudio.

Algumas D.A.W’s são exclusivas para usuários de iOS, como o GarageBand e o Logic Pro. Salvo esses dois programas, a grande maioria dos softwares funciona tanto no PC Windows quanto nos computadores da Apple.

Os preços das licenças variam muito, especialmente porque há versões mais completas e outras mais limitadas de cada software. Por outro lado, para quem está começando, existe uma opção inteiramente gratuita e bastante completa.

Isso mesmo, o Cakewalk by BandLab é totalmente freeware e você pode baixa-lo diretamente do site do fabricante.

Interface do Cakewalk by BandLab, software de plugins ideal para ter entre os equipamentos de home studio
O Cakewalk by BandLab oferece vários plugins e simuladores (Imagem/Internet)

Inesperadamente, temos nesse software vários plugins de efeitos, simuladores de amps e pedais para guitarra e baixo, além de instrumentos virtuais exclusivos. Tudo isso, sem limitação de uso.

Ah, lembrando que você também pode baixar versões de demonstração das D.A.W’s pagas nos sites dos desenvolvedores para testá-las.

Além disso, você encontra milhares de vídeos no YouTube da galera ensinando dicas, truques e mostrando o workflow de cada uma delas. Pesquise bem e escolha a melhor opção para você.

Controladores MIDI

Com um controlador MIDI você tem mais fluência na execução e escrita de suas programações, além de poder tocar ao vivo com uma infinidade de timbres de instrumentos virtuais (VSTi’s)

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o controlador MIDI não emite sons, ele apenas manda informações em (notas MIDI) para uma fonte sonora.

Close em um controlador MIDI, um dos principais equipamentos de home studio
O controlador MIDI também está entre os principais equipamentos de home studio (Foto/PxHere)

Esses dados são transmitidos em tempo real de forma polifônica e com detalhes como duração da nota e intensidade do toque. Além disso, há controladores em vários formatos, tais como teclados, pads percussivos e vários outros.

No entanto, é possível, usar seu mouse e teclado para escrever e programar trilhas de instrumentos virtuais também. Caso não possa investir em um controlador, esse item pode ficar por último na sua lista de compras.

Curso de Áudio? “Como assim?”

Esperamos que você tenha curtido esses toques introdutórios sobre o fascinante mundo dos equipamentos de home studio. Para conhecer mais sobre gravações, experimente conferir o Curso de Áudio do Cifra Club:

Por fim, que tal dar um help para a galera que tá na brisa de começar a gravar em casa? É bem simples: basta compartilhar o link deste post nas redes sociais e grupos de WhatsApp!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK