Cifra Club

Os equipamentos ideais para tocar em barzinhos

Confira tudo o que você precisa para fazer uma excelente apresentação!

Você quer começar a tocar em bares, mas não sabe o que fazer quanto à estrutura de som? Então, se prepare porque trouxemos uma lista completa de equipamentos para tocar em barzinhos!

Não importa se é para voz e violão ou com uma banda completa, vamos apresentar tudo o que é preciso para uma boa performance. Vamos lá!

Quais são os equipamentos para tocar em barzinhos? 6 itens para garantir uma boa estrutura

Antes de começarmos, vale lembrar que muitos lugares já possuem a estrutura de som adequada para apresentações.

Contudo, para esse texto, consideramos que o bar no qual você vai se apresentar não possui estrutura, sendo necessário levar seus próprios equipamentos.

Então, vamos à lista de equipamentos para tocar em barzinhos!

1. Microfones

Um dos itens mais importantes da lista, o microfone deve ser dinâmico porque tem sensibilidade baixa e um bom desempenho ao vivo, por ser menos propenso a microfonia.

Há modelos de diversos tipos de preços: marcas como Behringer, Arcano e Samson possuem um bom custo-benefício para quem não quer gastar muito.

Por outro lado, se você busca um microfone dinâmico de mais renome e durabilidade, existem modelos da Shure, Audio-Technica e AKG que podem te atender, mas com um custo maior.

Já para microfonar instrumentos musicais, como baterias, caixas de guitarra e percussões, recomendamos o uso de modelos específicos, garantindo que as frequências de cada fonte sonora sejam devidamente captadas.

2. Instrumentos e amplificadores

Não importa se você toca violão, guitarra, baixo ou bateria, um instrumento musical para apresentação ao vivo deve ser bem afinado.

O mesmo raciocínio vale para os amplificadores para não correr o risco de passar por um perrengue no palco.

3. Mesa de som

Com microfones e instrumentos preparados, é preciso uma mesa de som para captar os seus sinais.

Também conhecido como mixer, sua principal função é balancear os volumes de cada canal individualmente, assim como equalizar e adicionar efeitos.

A mesa de som pode ser analógica – que apresenta maior fidelidade sonora –, ou digital, com mais recursos disponíveis.

A quantidade de canais deve ser definida com base no número de microfones e instrumentos que vão ser conectados. Geralmente, para barzinhos é recomendado a mesa ter no mínimo quatro canais.

Em relação aos recursos extras, conexões USB e Bluetooth são interessantes por permitirem que você toque um arquivo a partir de seu celular ou pendrive, por exemplo.

4. Caixas de som

Depois que a mesa de som trata dos áudios de forma individual, um último sinal estéreo é enviado para amplificar aos ouvintes no PA.

Recomendamos que você utilize caixas de som ativas, uma vez que possuem um amplificador embutido, dispensando o externo.

Além disso, um par de caixas é ideal para garantir uma boa imagem estéreo. Contudo, se você pensa em uma amplificação simples, como em casos de voz e violão, uma caixa é suficiente.

Para barzinhos com capacidade de até cem pessoas, por exemplo, um sistema de 500 Watts com falante de 10” atende de maneira satisfatória.

Marcas como JBL, Mackie, Behringer, Staner e Lexsen fabricam bons modelos de variadas configurações e valores.

5. Retorno

O retorno é um monitor de palco virado para o músico conseguir se ouvir durante a apresentação.

Existem duas opções para o retorno: em caixa de som ou fones de ouvido, sendo o segundo muito utilizado por profissionais para obter um som de palco mais limpo.

Independentemente da opção escolhida, certifique-se de que você se escutará bem quando se apresentar em barzinhos.

6. Acessórios

Além desses equipamentos para tocar em barzinhos, também devemos mencionar os acessórios para músicos que são muito importantes para uma boa performance no palco.

Dentre tantos, podemos mencionar os cabos, afinadores, suportes, pedestais, baterias e pilhas, adaptadores de tomadas, extensão e estabilizador ou nobreak.

Aprenda as melhores músicas para tocar em barzinhos

Curtiu nossa lista de equipamentos para tocar em barzinhos? Agora que você já tem tudo preparado, falta apenas arrasar na apresentação.

E se você quer aumentar seu repertório, confira nossa lista com as melhores músicas para tocar em barzinhos e conquistar o público!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK