Cifra Club

Os melhores exercícios para destravar a mão esquerda

Num outro estudo de técnica musical, nós vimos alguns exercícios para destravar a mão esquerda. Naquele momento, abordamos vários movimentos e digitações. Agora, que você já se acostumou com esses padrões, que tal conferirmos alguns exemplos de como esses fundamentos podem ser aplicados em escalas?

Guitarrista iniciante treina exercícios para destravar a mão esquerda
O músico que faz exercícios para destravar a mão esquerda, certamente consegue aprimorar a técnica musical (Foto/Pexels)

A princípio, não veremos novos exercícios de relaxamento. Todavia, os treinamentos a seguir devem ser intercalados com os exercícios de relaxamento passados anteriormente ou com outros semelhantes.

Prepare aí o seu instrumento, faça seus alongamentos e vamos aos treinos!

Exercícios na escala pentatônica

Em primeiro lugar, vamos aprender a tocar a escala pentatônica. Depois que entender [jamais decorar, combinado?] a dinâmica da digitação da escala, passe para o exercício. Caso precisa recordar ou aprender o que é a penta, confira o vídeo a seguir.

Bem didático o vídeo acima, concorda? Agora que a parte conceitual está bem clara, vamos ao nosso exercício!

Primeiramente, observe o desenho da Pentatônica Am e pratique sem medo de soar repetitivo. Aqui, o ideal é internalizar o desenvolvimento da escala.

Agora que já temos a escala na ponta dos dedos, chegou a hora de aprofundar um pouco mais o estudo. Nesse sentido, vamos praticar!

O exercício abaixo é uma aplicação de ligados na escala. Trabalha bem a questão a técnica, bem como percorre uma longa extensão do braço da guitarra. Nesse sentido, parte da casa 3 da sexta corda e alcança a casa 12 da primeira. Se você tiver alguma dúvida sobre ligados, não deixe de conferir o vídeo abaixo:

As digitações utilizadas são algumas das que estudamos nas digitações em pares de dedos. Use esse exercício como base para criar outras frases e exercícios, ou seja, explore sua criatividade!

Treinou bem? Sentiu todo o dinamismo da penta? Então, continue comigo! A seguir, vamos ver outra situação de escala para ajudar a destravar a mão esquerda.

Exercícios nas escalas maior e menor

Agora, está na hora de trabalharmos a digitação em trios de cordas. Nos próximos dois exercícios, vamos explorar o formato de 3 notas por corda na Escala G Maior, também conhecida como o Modo G Jônio, e a Escala A Menor, a popular Modo A Eólio.

Em primeiro lugar, vamos entender e aprender a tocar o formato da escala G Maior.

Agora, que já treinamos bastante, vamos partir para o formato da escala de Am. Assim como no exercício anterior, a ideia é entender a dinâmica da escala, mas sem apelar para o método “decoreba”. Vamos lá?

Viu só como não tem mistério? Basta ir treinando devagar, respeitando o seu tempo. Para conseguirmos evoluir, no entanto, é preciso aumentar um pouco o grau de dificuldade.

O exercício abaixo, por exemplo, explora o movimento que vimos no exercício de ligados na pentatônica. Além do mais, esse treinamento pode gerar frases muito interessantes. Você pode fazer na escala todas as combinações de movimentos de trios de dedos que vimos.

Ligados na escala Lá menor

Com bastante paciência e foco, você consegue desenvolver os exercícios propostos acima.

Exercício musicais para destravar a mão esquerda

Já que “treino é treino, jogo é jogo”, conforme diz as regras do bom e velho “futebolês”, está na hora de colocarmos tudo isso em prática. Continue comigo, pois, chegou o momento de colocarmos músicas nesse nosso estudo!

Revelation (Mother Earth) – Ozzy Osbourne

Essa frase é o trecho de um solo da música Revelation (Mother Earth), da carreira solo de Ozzy Osbourne. Foi criada pelo guitar hero Randy Rhoads, que utilizou a escala E menor harmônica, escala semelhante à menor natural, diferenciada pelo intervalo de sétima menor alterado para Sétima Maior.

É uma frase construída com base em ligados, e utiliza digitações que estudamos no começo do exercício em “pares de dedos”. A frase exige bastante resistência da mão esquerda e é um grande desafio tocá-la até o final.

Música de Ozzy Osbourne é aplicada em exercício para destravar a mão esquerda

Ouça Revelation (Mother Earth), a partir do trecho proposto no exercício.

The Number Of The Beast – Iron Maiden

Nossa segunda proposta de frase é um trecho do solo da música The Number Of The Beast, do Iron Maiden. O trecho em questão é de autoria do Dave Murray, que utilizou a a escala G menor. 

Para executar esse trecho, vamos utilizar muito da técnica de ligados e algumas digitações que estudamos como fortalecimento. Como as notas são muitas e de pouca duração, é preciso ter bastante precisão para conseguir tocá-la na velocidade original. Logo, pegue o seu metrônomo e comece a tocar em velocidade lenta e vá aumentando gradualmente.

Trecho de música do Iron Maiden, para aplicar exercícios para destravar a mão esquerda

Para facilitar esse estudo, não deixe de conferir a videoaula desse clássico do metal!

Blackned – Metallica

Para finalizar nossos estudos, veremos um trecho do solo da música Blackned, do Metallica. Esse exercício une as técnicas de ortalecimento e relaxamento, ambas estudadas anteriormente.

A frase é do Kirk Hammet, que utilizou ligados, bem como a corda G (3ª) solta como nota pedal. A escala é G Maior, no formato horizontal. A frase é finalizada com um harmônico na casa 5, e uma alavancada bem intensa. É um grande desafio!

Dê o play e ouça a partir do trecho indicado na tablatura. E não se esqueça: é preciso ter calma para fazer os exercícios para destravar a mão esquerda!

O conteúdo proposto acima deve ser praticado com frequência. Em outras palavras, adicione os exercícios para destravar a mão esquerda aí no seu planejamento de estudo voltados para o desenvolvimento de sua técnica.

Por fim, mas não menos importante: que tal compartilhar o link deste artigo nas suas redes sociais e WhatsApp? Com a sua ajuda, muita gente que está na jornada de aprendizado vai conseguir desenvolver esses fundamentos tão indispensáveis.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK