Cifra Club

Filmes para músicos: longas para você assistir no volume máximo!

Particularmente, adoro filmes para músicos. Sabe quando a música se torna muito mais que a trilha sonora de um filme e passa a ser o assunto principal da narrativa? 

Cena de Wiplash, um filme para músicos, em geral
Wiplash: em busca da perfeiçã é um filme para músicos que todo mundo precisa assistir (Foto/Divulgação)

Aliás, quem é músico tá ligado na energia boa que é a sensação de ver seu universo representado nas telonas, não é mesmo?  Se você também curte esse tipo de filme ou simplesmente não resiste a uma boa cinebiografia de rock star, este post é pra você!

Então prepare a pipoca porque nossa listinha vai te inspirar a nunca se desviar do caminho dos bons sons! Vem com a gente!

6 Filmes para músicos que vão te manter inspirado

Ah, só avisando que resolvemos dar lugar na nossa lista a filmes que refletem sobre o poder transformador da música na vida das pessoas.

Assim, privilegiamos aqueles que, de uma forma ou de outra, podem servir de inspiração para você continuar tocando, compondo, gravando e estudando seu instrumento.

Além disso, tivemos a preocupação de elencar somente produções que parecem ter por público-alvo a galera que toca mesmo. 

Dessa forma, selecionamos aqueles feitos para encantar a quem se interessa bastante pelo cenário musical, sua história e seus ícones. Combinado?

1. Escola de Rock (2003)

Eis um filme para você se lembrar de seus primeiros acordes. Antes de mais nada, é bom ressaltar que Escola de Rock é protagonizado por ninguém menos que Jack Black. O cara está sempre envolvido com projetos que trazem esse maravilhoso crossover de rock and roll e cinema.

Nessa comédia, Black encarna um músico que se faz passar por professor do primário e descola um emprego em um colégio super rígido. Lá ele descobre um novo sentido para sua vida formando uma banda de rock com a garotada da classe.

O filme é bem-humorado e despretensioso. No entanto, se você reparar bem vai ver que ele acaba mostrando a importância da educação musical no processo de socialização das crianças.

Veja o trailer, abaixo, ou assista ao filme na Netflix.

2. Bohemian Rhapsody (2018)

Como não poderia faltar em uma lista de filmes para músicos, temos aqui um excelente longa sobre uma banda lendária: o Queen.

Apesar de apresentar algumas inconsistências documentais – o filme não é tão fiel assim à história do grupo – vale muito à pena conferir essa cinebiografia. Afinal é legal demais poder ver a trajetória de uma banda, das primeiras gigs em pubs minúsculos até os shows em arenas gigantescas.

Além disso, Bohemian Rhapsody ganha pontos aqui por mostrar a conturbada vida de um rockstar. Sendo assim, o filme não se furta a representar tretas entre os músicos, experimentações malucas em estúdio e as excentricidades dos membros da banda.

No link abaixo você confere o trailer do filme, assim como pode alugá-lo para assistir completo no Google Play:

3. Whiplash: em busca da perfeição (2014)

Este pode até parecer que é para os bateristas! Porém, trata-se de um filme para músicos em geral. Afinal, o roteiro é inteiramente focado no desafio que é o estudo sério da música.

Acima de tudo, Whiplash mostra a realidade de muitos músicos profissionais, que dedicam horas de estudo e fazem grandes sacrifícios para alcançar a excelência no seu instrumento.

O protagonista aqui é o jovem Andrew que sonha em se tornar um grande baterista de jazz. Ele tem a oportunidade de integrar a orquestra do conservatório de Shaffer, a mais respeitada dos Estados Unidos. 

No entanto, Andrew sofre sob a batuta de um maestro extremamente exigente, que de forma abusiva, transforma seu sonho em obsessão.

No link abaixo você pode assistir ao trailer do filme ou alugá-lo pela plataforma Google Play.

4. CrossRoads – A encruzilhada (1986)

Ok, se você é guitarrista já deve ter visto muitas vezes esse clássico cult, mas não poderíamos deixar CrossRoads de fora da nossa lista, não é mesmo?!

O filme é sobre a busca de um jovem guitarrista aficionado por blues pela música perdida do pai fundador desse gênero, Robert Johnson.

Reza a lenda que Robert tinha contrato para gravar 30 músicas, mas registrou apenas 29. Por causa disso, o jovem Eugene segue com sua Fender Telecaster junto a seu parça, o gaitista Willie Brown, em busca da canção perdida.

A jornada dos dois começa na encruzilhada, onde supostamente Robert Johnson teria feito o pacto com o demo, e chegam a enfrentar o guitarrista do diabo. Que é ninguém menos que Steve Vai. O filme já valeria a pena só pela chance de ver menino de Karatê Kid – o ator Ralph Macchio, que interpreta Eugene – enfrentado Steve Vai em um duelo de guitarras: esta cena é, no mínimo, épica! Veja você mesmo:

Ah, e o filme completo está disponível na Apple TV.

5. La Bamba (1987)

Você não achou que iríamos deixar de fora esse clássico da sessão da tarde, não é mesmo?

La Bamba é a cinebiografia do astro Richie Valens, que morreu tragicamente, aos 17 anos, no mesmo acidente de avião que vitimou Buddy Holly e The Big Bopper.

Mas apesar disso, o filme não tem uma abordagem dramática; ao contrário, é bastante leve e divertido.

A história é focada na paixão de Valens pela garota que inspirou um de seus sucessos, a canção Donna. Bem como no sonho adolescente do cantor em fazer sucesso com suas músicas.

O filme continua inspirador. Sobretudo para quem está começando a tocar e enfrenta o dilema: levar a música como um hobbie ou seguir o sonho de ser músico profissional.

Não se preocupe, pois, La Bamba está disponível na Netflix.

6. Yesterday (2019)

O longa conta a história de Jack Malik, um compositor desconhecido que, após um repentino desmaio, descobre que acordou num mundo alternativo. Só que nessa realidade paralela só ele se lembra das músicas dos Beatles.

Imagina o que o cara fez? Começou a cantar e tocar as canções dos meninos de Liverpool como se fossem suas e, assim, rapidamente virou um sucesso mundial.

Yesterday é um filme sobre como as grandes canções podem ser eternas. E é inspirador porque mostra que a verdadeira arte não tem só a ver com as tendências de sua época. 

Abaixo você pode ver o trailer ou comprar a versão completa do filme:

Conheça Cifra Club Academy

Espero que esta seleção de filmes para músicos tenha te motivado e inspirado a continuar tocando e evoluindo cada vez mais! Agora é só estudar bastante para se tornar um verdadeiro Rock Star!

A fim de dar o melhor suporte para sua evolução na música, nós aqui do Cifra Club criamos a Cifra Club Academy. Nesta incrível plataforma, você encontra cursos de guitarra, canto e vários outros! Acesse e confira!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK