Cifra Club

O guia definitivo de como limpar discos de vinil e cuidar da coleção

Aprenda como limpar vinil da maneira certa e, dessa forma, melhore o estado do seu acervo de discos.

Disco de vinil girando em uma vitrola
Um disco de vinil é uma obra de arte por si só (Foto: Pexels)

Muito mais do que um costume que vai e volta, colecionar vinil é um dos maiores prazeres da vida de um amante de música. Quem experimenta do romantismo que há no ritual de colocar um LP no toca-discos dificilmente abandona o hábito. Sem contar a maravilha que é viajar na arte da capa e do encarte!

Mas como tudo que é arte merece atenção e requer trabalho, desenvolvemos um guia para facilitar os cuidados com os seus discos de vinil. Depois de conferir as dicas abaixo, você certamente vai aumentar a longevidade e a qualidade de seu acervo.

Confira os tópicos que separamos:

  • Erros comuns na hora de cuidar de vinil
  • Como limpar vinil sujo?
  • Como manusear disco de vinil?
  • Qual a melhor forma de guardar vinil?

Portanto, se ligue no texto a seguir e descubra como limpar vinil!

Erros comuns na hora de cuidar de vinil

Primeiramente, é válido nós falarmos de alguns pecados que um colecionador de vinil pode cometer. Confira algumas más práticas da “comunidade vinilzeira” que você não deve repetir:

Adquirir vitrola de maleta

Sem fazer juízo de valor, esses aparelhos são inimigos da longevidade dos discos de vinil. Por mais que possuam designs vintages, compactados e bacanérrimos, as vitrolas atuais não são desenvolvidas para entregar um bom som. Por consequência, elas acabam detonando o disco.

Disco de vinil do Elvis tocando em uma vitrola de maleta
Apesar de práticas, em questão de qualidade as maletinhas não são uma boa opção (Foto: Pexels)

Colocar moeda na shell

Você já deve ter se perguntado “como limpar disco de vinil riscado?”. Nós temos a intuição de colocar algum peso sobre a shell para evitar que a agulha fique batendo e voltando.

Em alguns casos, tal prática até funciona. Porém, esse peso adicional faz com que a agulha trabalhe com mais força. Como resultado, ela vai causar mais desgastes nos sulcos do vinil. Ou seja, evite mexer na agulha!

Limpar a agulha com o dedo

Quem nunca meteu o dedão na agulha? O problema é que isso adiciona suor e sujeira na poeirinha que está na agulha. Além disso, o dedo pode acabar cometendo movimentos truculentos e desregulando os componentes do braço do toca-discos.

Portanto, de agora em diante, quando for limpar a agulha, use um pincelzinho!

Como limpar vinil sujo?

Além de poeira, luz do sol e umidade, vários outros agentes naturais são predadores do disco. Ademais, a gordura de nossas mãos também podem fazer estrago no LP. O suor, a saliva e as unhas são outros fatores que comprometem a higienização.

Da lavagem com esponja e sabão ao uso de equipamentos eletrônicos, o colecionador tem uma gama de opções para fazer a limpeza de seus discos. Como não poderia ser diferente, cada uma delas carrega seus prós e contras, incluindo dificuldades de manuseio e custo elevado do investimento.

Um dos principais métodos de higienização de um LP é o uso da máquina de lavar discos. Entre as melhorias notáveis nos vinis, essa limpeza proporciona o resgate da clareza sonora e a definição dos graves e agudos.

Outro fator positivo é o desaparecimento da maior parte os ruídos e distorções causadas por partículas de sujeira.

Resultado de um dia de limpeza no acervo (Fotos: Acervo Gustavo Morais)

As máquinas de lavar discos mais conhecidas no mercado são a PHK e a Vil Cleaner. A primeira funciona por meio de por sucção, enquanto a outra faz a faxina de forma mais manual.

Apesar de ser fundamental para a saúde do disco, a questão da limpeza não deve ser uma obsessão na vida do colecionador. A lavagem dos discos deve ser feita imediatamente após a compra ou antes da primeira audição.

Depois disso, o recomendado é fazer uma limpeza superficial com um pincel e um pano macios sempre antes de colocar o disco pra rodar. Ou seja, não se preocupe em dar um banho nos seus discos todo dia.

Como manusear disco de vinil?

Além dos cuidados com a limpeza, o colecionador de vinil deve ficar antenado a questões técnicas. A regulagem do toca-discos, por exemplo, é um dos grandes vilões da vida do “vinilzeiro”. Um aparelho fora dos eixos tende a comprometer a qualidade do áudio e a longevidade do disco.

Há uma série de tutoriais para fazer o alinhamento de toca-discos. Porém, por se tratar de uma tarefa minuciosa, o ideal é levar o aparelho a um especialista no assunto. Procure o melhor técnico para fazer o serviço.

O manuseio do LP também é outro cuidado importante. Muitas pessoas cometem o grave erro de enfiar a mão dentro da capa e puxar o disco pelo meio.

Qual a melhor forma de guardar vinil?

A respeito da organização de uma coleção, o recomendável é que os LPs nunca fiquem empilhados na horizontal. Os discos devem ser guardados em uma estante e enfileirados na vertical, ou seja, em pé. Dessa forma, evita-se empenamento e quebra.

Ademais, nunca guarde seu disco em uma caixa de papleão ou naquelas caixas plásticas ceasa. Esses recipientes não oferecem a segurança necessária para o vinil. Portanto, um disco armazenado nessas caixas inevitavelmente vai empenar ou até mesmo quebrar, pois elas possuem superfícies irregulares.

Se você chegou até aqui, certamente sua coleção de discos nunca mais será a mesma! Aproveite para mandar este artigo para amigos e amigas da turma dos vinis. Dessa maneira, mais pessoas saberão a forma correta de limpar, manusear e cuidar dos LPs.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK