Cifra Club

5 dicas definitivas para escolher sua primeira guitarra

Se está a fim de começar a tocar, mas ainda não adquiriu seu instrumento, você está no lugar certo. Isso porque esta conversa vai te ajudar a comprar a sua primeira guitarra!

Mulher tocando guitarra
Será que a Telecaster é uma boa guitarra de entrada? (Foto/Pexels)

Nossas dicas valem tanto para quem quer começar a tocar guitarra quanto para quem pretende fazer a transição do violão! Afinal, a compra do primeiro instrumento é um passo importante do processo de aprendizado.

Como comprar a primeira guitarra?

Já parou para pensar como a escolha errada na compra de instrumentos pode desanimar um músico? Para não correr riscos, nada melhor do que ter o instrumento ideal em mãos!

Por isso, o texto de hoje é perfeito para guitarristas iniciantes pegarem as melhores dicas de como comprar a primeira guitarra.

Então, vamos lá?

1. Escolha uma guitarra confortável

Os calos nos dedos são naturais na vida do músico. No entanto, ter um instrumento desconfortável não é uma situação normal. Portanto, procure uma guitarra que fique bem em suas mãos! Para isso, pense no instrumento como uma extensão de seu corpo.

Mas como saber se a guitarra é confortável? Bem simples: experimente várias opções na loja. As diferença entre as guitarras são perceptíveis.

Seção de guitarras em uma loja de instrumentos musicais
Não tenha pressa para sair da loja de instrumentos musicais (Foto/Pexels)

Portanto, a conclusão é: não deixe de testar com as próprias mãos. Apesar de soar bem por vídeos e ser esteticamente bonita, na prática, uma guitarra pode não ser o que você procura.

2. Pense no tipo de som que você quer tocar

Definir o estilo de música que pretende tocar é fundamental para o guitarristas iniciantes. Por mais que pareça muito óbvia, no entanto, essa questão passa batida por muita gente, que acaba comprando uma guitarra no impulso.

Por exemplo, se você quer tocar pop rock, uma guitarra com captadores humbucker não é, necessariamente, a mais indicada.

Será que basta, então, escolher a mais versátil das guitarras, ou seja, a que atende a um máximo de sonoridades? Não é uma má ideia, mas a médio/longo prazo será necessário buscar por um instrumento que realmente se enquadre no seu tipo de som.

O ideal mesmo é pesquisar! Para mapear sua escolha, você deve conversar com alguém com experiência na área e dar uma olhadinha nos modelos de guitarras que seus guitarristas favoritos usam.


3. Compare os preços das guitarras

Preço nem sempre indica qualidade. Entretanto, é necessário ter bom senso na hora de investir na sua primeira guitarra.

No começo do seu aprendizado, você não precisa de um exemplar original do modelo usado por Steve Vai, por exemplo, que pode custar quase R$ 10 mil.

4. Pense nos acessórios para guitarra

Além da guitarra, também é preciso investir uma graninha nos acessórios. Separamos os itens necessários para um guitarrista. Confira abaixo:


5. Pesquisa os melhores modelos de guitarra para iniciantes

O mercado oferece modelos de guitarra com as características mais variadas possíveis. A escolha deve ser pautada com base no tipo de som que você quer fazer.

Cada modelo tem suas próprias características estéticas, anatômicas e sonoras. Por isso, na hora de fazer uma compra, nós precisamos conhecer tudo sobre os instrumentos disponíveis.

A seguir, você confere um vídeo sobre os três modelos de guitarra mais indicados para os iniciantes:

Mais conteúdos para guitarristas iniciantes

Se você chegou até aqui, temos mais um conselho: não caia no papo de vendedor! Experimente todas as guitarras que desejar e só feche a negociação quando sentir que achou a sua companheira ideal.

Abaixo, você confere outros conteúdos fundamentais para conhecer mais sobre guitarras:


Agora, é com você! Pense, reflita e faça suas melhores escolhas.

Para terminar este nosso papo, que tal dar uma forcinha para outros guitarristas iniciantes? Basta divulgar o link deste post por aí, nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK