Os diferentes modelos de guitarra Fender: som e características
A Fender é sinônimo de guitarras elétricas de qualidade há décadas. Neste artigo, você conhece as diferenças entre os modelos Stratocaster, Telecaster e vários outros!
Qual guitarrista nunca sonhou em ter uma Fender? Afinal, trata-se de uma das marcas mais emblemáticas da história, cujos instrumentos foram empunhados por artistas consagrados, que marcaram a nossa memória auditiva. Nesse contexto, hoje você vai conhecer os diversos modelos de guitarra Fender!
Em outras palavras, vamos explicar o conceito de cada tipo de guitarra elétrica presente no catálogo da Fender, destacando suas características de construção e identidade sonora.
Além disso, listaremos alguns guitarristas que utilizam os modelos, com direito a vídeos para você curtir!
E aí, gostou do tema de hoje? Então, prepare-se e embarque nesta incrível viagem pelo mundo das guitarras da Fender!
A história da guitarra Fender
Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco da história da Fender? A marca foi fundada nos Estados Unidos, em 1946, por Leo Fender, um técnico eletrônico que consertava rádios, amplificadores e instrumentos.
No entanto, ele era um inventor nato, e não sossegou até aperfeiçoar a sonoridade de instrumentos musicais amplificados.
Com o conceito de corpos de madeira sólida, Leo desenvolveu vários modelos de guitarra e baixo que entraram para a história. Acima de tudo, ele mirou projetos objetivos e funcionais, com sonoridade marcante e confortável tocabilidade.
Então, com a guitarra Telecaster e o baixo Precision, ele mudou a forma de se fazer música no início da década de 1950. Dessa forma, não demorou para que a Fender se tornasse uma das principais marcas musicais do planeta.
Atualmente, a empresa oferece nove modelos de guitarra em seu catálogo. Aqui, cabe ressaltar que estamos considerando os shapes básicos do instrumento, e não todas as versões e séries de fabricação, beleza?
Uma vez que fizemos essa breve introdução, chegou a hora de conhecer os modelos de guitarra Fender. Vamos lá!
Stratocaster
Em primeiro lugar, possivelmente a guitarra mais popular da história. A Stratocaster foi lançada oficialmente no ano de 1954 e revolucionou o mercado. Isso se deve ao fato de que o modelo conta com ótima ergonomia, muito por conta do double cutway e dos contornos do corpo.
Em sua configuração tradicional, possui três captadores single-coil, que entregam um timbre brilhante e estalado. Ao mesmo tempo, ela se sai muito bem com overdrive, o que a torna uma guitarra de grande versatilidade.
Por fim, a chave seletora, os três botões de regulagem e a ponte tipo tremolo aumentam ainda mais o número de opções sonoras.
A Stratocaster é uma guitarra facilmente customizável. Ou seja, pode assumir diferentes configurações de captadores, pontes e madeiras. Como resultado, não é exagero afirmar que ela está presente em praticamente todos os gêneros musicais, do blues ao mais pesado metal.
Quem usa a guitarra Stratocaster?
Em seguida, confira uma pequena lista de guitarristas que fizeram história usando a Stratocaster:
- John Mayer
- Jimi Hendrix
- Rory Gallagher
- Stevie Ray Vaughan
- David Gilmour
- Buddy Guy
- Eric Clapton
- Ritchie Blackmore
- John Frusciante
- Adrian Smith
Telecaster
Embora a Strato seja extremamente popular, não foi a primeira guitarra de corpo sólido produzida em massa. Isso porque esse feito ficou a cargo da Telecaster!
Inicialmente chamado de Broadcaster, o modelo foi lançado no ano de 1951 e impactou profundamente o mundo da música, já que era muito diferente das guitarras acústicas da época.
Com um visual rústico e direto ao ponto, a Telecaster possui dois captadores simples em sua versão mais conhecida. Assim, o som é limpo, agudo e cortante, com um ataque firme e bem pronunciado.
A construção conta com ponte fixa e dois botões de controle. Assim, ela não é tão versátil quanto a Stratocaster, mas se sai bem em várias aplicações.
Inicialmente, a Tele fez muito sucesso entre os músicos de rock and roll, R&B, blues e country. Porém, hoje também marca presença em muitas outras sonoridades, incluindo worship e heavy metal.
Quem usa a guitarra Telecaster?
Fizeram sucesso empunhando uma Telecaster os guitarristas Keith Richards, Albert Collins, Albert Lee, Roy Buchanan, Brad Paisley, George Harrison, Jonny Greenwood, Tom Morello, Jeff Buckley e John 5, entre outros.
Jazzmaster
A Jazzmaster chegou ao mercado em 1958 com o objetivo de conquistar os instrumentistas de jazz. Chamado de offset, o corpo da guitarra possui um desenho assimétrico, mais ousado.
A princípio, ela foi concebida para ser tocada com o músico sentado. Assim como a Stratocaster, apresenta rebaixamentos no corpo, que a tornam bastante confortável.
Ao mesmo tempo, conta com uma ponte flutuante e dois captadores simples de tamanho avantajado, que visualmente lembram um P90. Em sua versão básica, possui dois controles e uma chave seletora. Assim, tem um som de bastante atitude, com forte presença em todas as faixas de frequência.
Apesar de seu conceito inicial, ela não fez muito sucesso entre os músicos de jazz. Porém, mais tarde, acabou se tornando um ícone dentro da surf music e do indie rock.
Assim, até hoje, a Jazzmaster é um destaque do catálogo da Fender, chamando a atenção dos novos guitarristas devido ao visual diferenciado e som marcante.
Quem usa a guitarra Jazzmaster?
Entre os guitarristas conhecidos por usarem a Jazzmaster, estão Elvis Costello, J Mascis, Thom Yorke, Thurston Moore, Jim Root, Lee Ranaldo, Kevin Shields, Bilinda Butcher, Jonny Buckland, Win Butler, Nels Cline, Jeff Tweedy, Francis Healy, Aaron North e Robert Smith.
Jaguar
Lançada em 1962, a Jaguar possui um shape bastante similar ao da Jazzmaster. No entanto, há algumas diferenças importantes, como os captadores.
O modelo tem singles mais finos que os da irmã maior, resultando em um sinal mais magro, metálico e cristalino. Além disso, a Jaguar conta com uma série de chaves que mudam a proposta tonal.
Outra diferença significativa está no tamanho da escala, que é menor na Jaguar. Dessa forma, a Fender buscava um instrumento mais ágil e convidativo, uma vez que as cordas ficam menos tensas com esse tipo de construção.
A Jaguar é bastante querida entre os guitarristas de surf music, rock alternativo e punk, por exemplo.
Quem usa a guitarra Jaguar?
Alguns dos músicos que usaram a Jaguar na carreira são: Johnny Marr, Billy Corgan, Kurt Cobain, Ira Kaplan, Tom Verlaine, John Frusciante, Jeff Wooton, Thurston Moore, PJ Harvey, Troy Van Leeuwen e Graham Coxon.
Duo-Sonic
Criada em 1956, a Duo-Sonic nasceu com a proposta de ser uma guitarra para iniciantes. Dessa forma, tinha construção simples e preço acessível.
O modelo clássico apresenta escala de tamanho reduzido e dois captadores simples angulados, com um par de controles elétricos e, dependendo da versão, chaves que alteram a sonoridade.
Trata-se de uma guitarra leve e bastante confortável, com uma sonoridade bem destacada, que puxa mais para os agudos. Hoje, não é mais considerada uma guitarra de estudante, sendo utilizada principalmente em estilos alternativos.
Quem usa a guitarra Duo-Sonic?
Anote aí alguns nomes que usaram a Duo-Sonic em seus trabalhos musicais: Patrick Droney, Damon Albarn, Johnny Winter, Joe Walsh, Jim Campilongo, Jimi Hendrix e Rory Gallagher, entre outros.
Mustang
Por sua vez, a Mustang apareceu em 1964 como uma Duo-Sonic ligeiramente modificada. A grande diferença entre os modelos é a presença da ponte tipo vibrato na Mustang, característica que a fez mais popular do que a antecessora.
Assim, esse modelo angariou devotos principalmente no grunge e no punk rock, em que os sons enérgicos são amplamente explorados.
Portanto, o modelo offset ficou marcado pelo timbre alternativo e rebelde, mas também é capaz de entregar nuances mais delicadas, principalmente quando combinado a pedais de efeitos.
Quem usa a guitarra Mustang?
Kurt Cobain, Johnny Ramone, Billy Corgan, Mark Arm, Kelly Jones, Buzz Osborne, Steve Turner, Chino Moreno e Eric Burdon são guitarristas que já tocaram com a Fender Mustang.
Lead
O modelo Lead foi anunciado pela Fender em 1979 como uma resposta aos instrumentos importados. Então, a guitarra possuía baixo valor de mercado, unindo características construtivas da Stratocaster e da Telecaster, além de oferecer opções elétricas diferenciadas.
Quem usa a guitarra Lead?
Jake Ingalls, Bono, Eric Clapton, Steve Morse, Claudio Narea, Lynn Gunn e Greg Koch já foram flagrados empunhando uma guitarra Fender Lead.
Jag-Stang
Kurt Cobain, que fez história com a banda Nirvana, foi quem projetou o modelo Jag-Stang, que deu às caras pela primeira vez em 1994. O artista uniu características dos modelos Jaguar e Mustang para gerar timbres vigorosos e versáteis, já que o instrumento possui dois captadores distintos e várias opções de ajuste sonoro.
Quem usa a guitarra Jag-Stang?
Além de Kurt, o time de músicos que já usaram a Fender Jag-Stang inclui nomes como Peter Buck, Mike Mills, Cass Picken, Ruban Nielson, Conor Walls e John McCauley.
Meteora
A guitarra Meteora é o modelo mais recente do catálogo atual da Fender. Divulgado em 2018, o instrumento tem um desenho arrojado e busca unir aspectos modernos à essência tradicional da marca estadunidense.
Hoje, a Meteora dispõe de dois captadores duplos, ponte móvel e escala com raio plano, que facilita a execução de técnicas avançadas.
Quem usa a guitarra Meteora?
Alguns dos artistas que usam a Fender Meteora são Michelle Zauner, John Gourley e Ghostemane.
Modelos descontinuados de guitarra Fender
Agora, você já conhece todos os shapes de guitarra atualmente produzidos pela Fender. No entanto, você sabia que a marca já fabricou outros modelos diferentes ao longo de sua história, que acabaram sendo descontinuados?
Alguns deles são procurados até os dias de hoje no mercado de instrumentos usados, tamanha a representatividade que carregam.
A seguir, confira modelos não mais produzidos de guitarra Fender:
- Fender Esquire
- Fender Bronco
- Fender Coronado
- Fender Bullet
- Fender Marauder
- Fender Cyclone
- Fender Electric XII
- Fender Musicmaster
- Fender HM Strat
- Fender Showmaster
- Fender Katana
- Fender TC 90
- Fender Performer
- Fender Prodigy
- Fender Starcaster
- Fender Swinger
- Fender Toronado
Esperamos que você tenha curtido esse passeio pelos diversos modelos de guitarra Fender! Definitivamente, a marca não se tornou tão icônica por acaso, não é mesmo? Os instrumentos carregam muita história e tradição, além de sonoridades mais do que especiais.
Agora, um convite final para você que deseja aprofundar os conhecimentos musicais: confira o curso de guitarra do Cifra Club Academy!
A nossa plataforma online oferece um método altamente organizado e pensado na sua evolução musical. Para completar, tudo isso é por um preço que não prejudica o seu orçamento!
Resumindo: não há forma melhor de estudar guitarra na hora e no lugar em que você preferir. Então, não perca tempo e faça a sua assinatura agora mesmo!
Fernando Paul
Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.