Cifra Club

Os melhores modelos de guitarras baratas para iniciantes

Encontrar guitarras baratas, mas que entreguem um som de qualidade nem sempre é tarefa simples. Afinal, o mercado oferece várias opções de instrumentos com preços acessíveis e ideais para os guitarristas iniciantes. Neste artigo, você confere os melhores modelos de guitarra que oferecem ótima relação custo-benefício.

Homem tocando guitarra azul
Modelo de guitarra Dinky Arch Top JS 22 da Jackson (Imagem/YouTube/Jackson Guitars)

Primeiramente, saiba que esta lista abrange os mais variados tipos de guitarra. Por isso, fique tranquilo, pois há indicações para quem curte Strato, Les Paul e vários outros timbres.

As melhores guitarras baratas da atualidade

Antes de tudo, é preciso compreender que os processos de produção atuais realmente estreitaram as relações entre o “bom e barato”. A automação e a padronização, no entanto, ainda não garantem que as guitarras de preço mais baixo tenham acabamentos impecáveis. Por isso, lembre-se que um instrumento de entrada jamais soará como um instrumento profissional.

Porém, não se preocupe. As guitarras baratas para iniciantes selecionadas aqui cumprem seu papel com louvor. Dessa forma, você não terá problemas para aprender a tocar com as videoaulas do Cifra Club ou com o curso de guitarra do Cifra Club Academy.

Tagima Jazzmaster TW 61 WV Woodstock

A Tagima sempre encabeça qualquer lista de instrumentos para iniciantes. Afinal, um dos focos da foco da marca é justamente esse tipo de produto/público. Suas guitarras combinam sempre um timbre agradável, que se encaixa com diversos ritmos diferentes.

  • Madeiras: poplar (corpo) e maple (braço)
  • Captação: 2 Tagima P-90 Model
  • Ponte: tremolo vintage cromada

Yamaha Pacifica 012

A Yamaha Pacifica 012 é interessante para você, guitarrista, que curte tanto o som mais “estalado” de uma Strato quanto a pegada mais robusta de uma Les Paul. Em outras palavras, essa guitarra entrega sonoridades trabalhadas no blues, hard rock e até rock mais clássico.

  • Madeiras: agathis (corpo), maple (braço) e rosewood (escala)
  • Captação: dois Single Coil e Humbucker (perto da ponte)
  • Ponte: vintage com alavanca

Epiphone Les Paul SL 

A Epiphone Les Paul SL é uma guitarra “leve e fina”, como apresenta a fabricante. O seu som, no entanto, tende a ser mais robusto e combina bastante com o gosto da galera do garage rock, do punk e, claro, do blues.

  • Corpo: plano, no formato Les Paul
  • Madeiras: mogno (braço), jacarandá (escala) e choupo (corpo)
  • Captação: dois captadores de bobina única de cerâmica Epiphone 700SCT (ponte) e 650SCR (braço)

Squier Bullet Stratocaster

A Squier é subsidiária da Fender Musical Instruments Corporation. A intenção da marca é fazer com que todos os públicos tenham acesso a um instrumento com o nível de qualidade “by Fender”. A Squier Bullet Stratocaster é uma guitarra super versátil, ou seja, pode ser utilizada em praticamente qualquer estilo musical.

  • Corpo: sólido, no formato Strato
  • Madeiras: basswood (corpo), maple (braço) e rosewood (escala)
  • Captação: 3 captadores Standard Single-Coil Strat

Squier Affinity Telecaster

Se a sua pegada for mais blues, country e rock menos pesadão, um modelo Telecaster te atende perfeitamente.

A Squier Affinity Telecaster é uma excelente guitarra de entrada, mas também te deixa pensar em um instrumento para longo prazo. Certamente, você não terá problemas em tirar um bom som dessa guita.

  • Madeiras: alder (corpo), maple (escala e braço)
  • Capatção: dois captadores Vintage-Style Single Coil Tele
  • Ponte: Top-Load Tele® com 6 saddles

Jackson JS22 Dinky

Se o teu lance é metal, bem com sons mais pesados, a Jackson JS22 Dinky é a guitarra barata para iniciantes ideal. A escala com raio entre 12″ e 16″ torna fácil a montagem de acordes, bem como atingir a velocidade na hora de fazer os solos.

  • Madeiras: poplar (corpo), maple (braços) e amaranto (escala)
  • Captação: dois Jackson® High-Output Humbucking
  • Ponte: vibrato de dois pontos

Tagima Strato Classic New T635

O modelo T635 é sem dúvida uma das melhores Stratocaster da Tagima. Trata-se de uma guitarra que oferece um ótimo timbre, bem como é muito confortável para seus adeptos.

Suas tarraxas e sua ponte com dois pivôs seguram muito bem a afinação, algo que é importantíssimo para os iniciantes. Seu corpo é em alder, braço em maple e captadores de alnico.

Strinberg Sts 150

A Strinberg vem se afirmando como uma das marcas de entrada para os guitarristas iniciantes. Nesse sentido, a linha Sts 150 oferece ótimas guitarras baratas e boas.

A fabricante entre não só um timbre brilhante, mas também ótima tocabilidade. Isso é um diferencial e tanto, pois instrumentos “duros” tendem a causar desanimo na hora de estudar.

  • Madeiras: alder sólido (corpo), maple (braço e escala)
  • Captação: 3 Single Coil Passivo
  • Ponte: trêmulo vintage

Escolhi minha guitarra; e agora?

Agora que você já conhece tudo sobre os modelos de guitarra para iniciantes, chegou a sua vez de começar a tocar. Para dar início à jornada musical com o melhor método de ensino, professores experientes e praticidade, acesse o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de cursos online, você pode aprender não só guitarra, como também outros instrumentos, além de canto e teoria musical. Ademais, você assiste às aulas quando e onde quiser, por um preço que cabe no seu bolso. Portanto, não dá pra ficar de fora dessa!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK