Cifra Club

Guitarrista Mateus Asato endossa concurso; conheça os vencedores

Mateus Asato  com sua guitarra Suhr Mateus Asato Signature Classic T

Mateus Asato e a fabricante de guitarras Suhr promoveram um excelente concurso (Reprodução/Site Oficial)

O guitarrista Mateus Asato e a fabricante de guitarras Suhr fizeram um concurso que agitou a reta final de 2020. Os vencedores do Asato Suhr Contest foram conhecidos na última semana, por meio de um vídeo divulgado no YouTube. Entre outros prêmios, a galera das cordas faturou captadores, pedais e um exemplar da guitarra Suhr Mateus Asato Signature Classic T.

A competição foi um baita sucesso, a exemplo de tudo que Masato toca as mãos, e recebeu participantes do mundo inteiro. No post de hoje, você confere quem são esses caras tão “brabos”. A ideia é te apresentar um pouco do trabalho dessa galera tão talentosa, além de te trazer referências e inspirações. Afinal de contas, os cases de sucesso são combustíveis para essa nossa jornada no universo das cordas, palhetas, distorções e técnicas.

Ajuste seus fones de ouvido, prepare aí a sua guitar e bend up!

As regras do concurso endossado por Mateus Asato

O regulamento do concurso Asato Suhr Contest foi um exemplo de como uma iniciativa pode funcionar sem o mínimo de burocracia. Para participar, o guitarrista só precisava seguir os três passos abaixo:

  1. Baixar uma das backing tracks do Mateus no site da Suhr (suhr.com/AsatoSuhrContest) e fazer uma gravação de vídeo e áudio, tocando apenas uma das faixas. As backing tracks não podiam editadas.
  2. Enviar o vídeo da sua apresentação para AsatoSuhrContest@suhr.com, e postar o material nas redes sociais usando a hashtag #ASATOSUHRCONTEST.
  3. Incluir a hashtag #ASATOSUHRCONTEST no assunto do e-mail.

Todos os vencedores foram escolhidos por Mateus Assato e anunciados no site e nas redes sociais da Suhr. Entre os 5 primeiros colocados, três são brasileiros! Agora, confira os campeões do Asato Suhr Contest.

1. Darryl Syms

A medalha de ouro ficou para o britânico Darryl Syms, músico e professor de guitarra. Como influências, Syms cita Andy Timmons, Paul Gilbert, John Mayer, Mateus Asato, Lari Basilio, Andy McKee – mestre supremo do figerstyle, entre outros.

Atualmente, Darryl Syms administra sua escola de guitarra 100% online. Confira abaixo o vídeo que rendeu a Darryl o primeiro lugar no concurso:

2. Mateus Oliveira

A medalha de prata ficou para o músico e produtor Mateus Oliveira. Dono de uma mente ousada e “fora da caixa”,  Mateus fez a participação mais criativa – do ponto de vista artístico – no  Asato Suhr Contest.

3. Thiago Costa

O músico Thiago Costa tem vivência de palcos, estúdios, shows e gravações – sobretudo com artistas da música sertaneja. Tecladista e acordeonista, Thiago registrou uma participação surpreendente e cheia de feeling. O resultado? Um justo e honroso terceiro lugar.

4. Talisson Cristino

Natural de Goiás, uma das capitais nacionais da música sertaneja, o músico Talisson Cristino é bastante influenciado por música gospel. Dono de habilidade técnica incomum, Talisson fez uma participação toda trabalhada na pegada do guitarrista virtuoso, sempre sem exageros, no concurso.

5. Samuele Perduca

E quinto vencedor do concurso foi Samuele Perduca, jovem guitarrista italiano. Samuele é claramente influenciado por guitarrista com pegada blues. Em sua participação na competição é possível ouvir ecos de John Mayer, Jeff Beck e Eric Clatpon.

Em nome da família Cifra Club, este escriba parabeniza a todos os vencedores e participantes do Asato Suhr Contest. O concurso reuniu músicos talentosos, inventivos e dedicados. Todos vocês, já são muito mais do que campeões.

Além dos prêmios, o mais importante no concurso foi a conexão dessa galera com o trabalho de Mateus Asato, um dos responsáveis pela renovação da guitarra brasileira. Com muito trabalho, dedicação, estudo e talento, Asato é uma realidade no cenário da música mundial e serve de inspiração para que mais brasileiros também possam jogar nas grandes ligas.

Que venham mais iniciativas desse calibre!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK