Cifra Club

Quem são os guitarristas do gospel brasileiro?

O cenário da música cristã do Brasil é protagonizado por músicos com talentos incomuns. Nesse sentido, os guitarristas do gospel brasileiro são exemplos de apuro técnico, dedicação e qualidade artística.

Mateus Asato e Juninho Afram estão entre os melhores guitarristas do gospel brasileiro
Mateus Asato e Juninho Afram: encontro de gerações da guitarra gospel (Reprodução/Instagram)

Seja por técnica ou musicalidade, esses profissionais das cordas sabem como fazer de cada música um verdadeiro hino. A sintonia de cada um com seu instrumento é muitas vezes inexplicável, mas o resultado está aí para todos ouvirmos.

Existem muitos artistas que poderiam representar esta classe, mas, como não temos espaço para todos, selecionamos alguns dos mais aclamados. Está na hora de conhecer a vocação musical desses grandes nomes!

Conheça os melhores guitarristas do gospel brasileiro

A lista abaixo conta com alguns dos músicos mais reconhecidos pelo seu talento com a guitarra. Para montá-la, levamos em conta a capacidade técnica de cada um, bem como a versatilidade em tocar diferentes gêneros mesmo dentro do gospel.

Aqui não temos ordem de importância nem nada do tipo. Cada um desses sete guitarristas trouxe contribuições ímpares para o cenário. Conheça a história deles e descubra (ou relembre) alguns clássicos que ganharam vida em suas mãos!

Cacau Santos

O estilo do pernambucano Cacau Santos na guitarra não pode ser considerado nada menos do que versátil. Ele é conhecido por trabalhos que vão desde músicas regionais, como o frevo, até o pop e o rock mainstream.

Sua história coleciona turnês internacionais e participações com ícones da música brasileira. Atualmente, Cacau atua em carreira solo e também ao lado do cantor Eli Soares.

Dá uma olhada no que o guitarrista mostrou de seu talento quando passou pelo estúdio do Cifra Club:

Juninho Afram

Juninho Afram ficou conhecido lá nos anos 1980, quando fundou a Oficina G3. A banda ajudou a estabelecer a cena de rock cristão no Brasil e os solos de guitarra certamente influenciaram na fama.

O grupo passou por diversas formações e um hiato há alguns anos, mas lançaram uma música nova ano passado. Nela, dá para ouvir bem o poder de Juninho nas cordas, enquanto o ex-membro Mauro Henrique arrebenta nos vocais:

Essa banda é sensacional, não é mesmo? Por isso, se eu fosse você, conheceria um pouco da história, cifras e videoaulas da Oficina G3.

Ozielzinho

A popularidade de Ozielzinho surgiu na internet, há mais de 15 anos. Ele já tocou com a banda Alttar, mas a carreira solo é sua prioridade agora. Também, pudera! O músico já foi finalista de um concurso mundial com sede na Inglaterra, o Guitar Idol. E ainda foi eleito o melhor guitarrista do ano, em 2006, de acordo com a Seleções (Reader’s Digest).

Além da habilidade técnica incomum, o artista é um exemplo de humildade. Ele também já passou pelo Cifra Club para ensinar uma coisinha ou outra:

Roger Franco

Apesar de todos nesta lista serem instrumentistas exemplares, o nível técnico de Roger Franco o destaca como um dos melhores guitarristas do gospel brasileiro. Não importa a velocidade, a clareza de cada nota se mantém.

Assim como Ozielzinho, Roger é uma lenda da guitarra gospel. Já esteve na banda Ministério Paixão Fogo e Glória, e atualmente participa do grupo 4Action. Veja como ele ensina alguns exercícios de sincronismo e acompanhe pela tablatura:

Cezar Motta

A banda Catedral é um dos, se não o mais famoso entre os grupos de rock cristão no Brasil. Parte desse sucesso veio com o talento incrível de Cezar Motta, um dos irmãos fundadores. Alguns consideram que o alto nível de suas performances foi um catalisador para o reconhecimento de guitarristas no rock gospel.

Infelizmente, Cezar só participou da banda até 2003, quando sofreu um acidente de trânsito. Seu falecimento causou um baque nos fãs e colegas, mas seu legado é imortal.

Mateus Asato

O mais jovem da lista, Mateus Asato despontou na internet. Com seus vídeos e talentos, conquistou reconhecimento internacional. Inclusive, foi escolhido como um dos melhores guitarristas da década, de acordo com a revista Guitar World.

Do online para o offline, Asato construiu uma carreira de respeitável. Nesse sentido, já tocou com Jessie J, Tori Kelly, Sandy e Tiago Iorc, além de receber elogios de muitos outros artistas. Recentemente, decidiu dar uma pausa na carreira. Enquanto ele descansa, você pode curtir o som do cara ou até descobrir os vencedores de um concurso de guitarra que ele endossou no ano passado!

Sérgio Knust

Knust é mais um grande nome do gospel que se foi muito cedo. Seu trabalho como guitarrista envolveu muitas pessoas, bandas e cantores diferentes. Entre outras estrelas, já tocou com Aline Barros, Cassiane a Fafá de Belém, Novo Som e Yahoo.

Sérgio faleceu no final de 2018, depois de mais de 20 anos de carreira.

Que tal seguir os passos dos grandes guitarristas do gospel brasileiro?

Já está claro que o Brasil não perde em qualidade de guitarristas na música gospel. Em outras palavras, esses músicos são referências e construíram legados. Logo, não seria nenhuma surpresa se você ficou com vontade de tocar como eles.

Parece difícil, mas com bastante treino e dedicação, é possível chegar no nível desses mestres guitarristas do gospel brasileiro. É só começar. Para isso, você pode aproveitar o Cifra Club Academy, com aulas de guitarra e outros instrumentos totalmente online

Dá para aprender no seu tempo e do seu jeito. E cabe no bolso, viu? Especialmente este mês, porque estamos com um superdesconto até o final de abril de 2021! Se eu fosse você, aproveitaria a oportunidade. Em suma, vai que você é o próximo Juninho ou Cacau?

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK