Cifra Club

Os 10 guitarristas mais rápidos do mundo

Prepare-se para conhecer alguns dos guitar heroes mais velozes e se inspirar na habilidade técnica desses músicos!

Velocidade não é tudo, mas é legal demais ver um guitarrista fritar, convenhamos! Afinal, quem não fica de queixo caído com palhetadas na velocidade da luz e técnicas performáticas, não é mesmo? Nesse sentido, hoje é o dia conhecermos os guitarristas mais rápidos do mundo!

Guitarrista tocando uma Les Paul rápido
Existem vários guitar heroes super velozes para se inspirar (Foto: Reprodução/Pixabay)

Aqui, vamos listar 10 músicos que se destacam pela virtuosidade. Apresentaremos as principais características de cada um, além de incluir vídeos para a devida apreciação. 

Então, se você quer saber quem são os caras que tocam guitarra mais rápido, continue a leitura! 

Quem são os guitarristas mais rápidos do mundo? 

Antes de mais nada, é importante frisar que música não é competição. Portanto, este artigo tem o mero intuito de trazer curiosidades para quem curte o famoso estilo shred guitar

Logo, os guitarristas abaixo não estão em ordem de importância. Além disso, saiba que vários músicos acabaram ficando de fora da lista por uma mera questão de espaço, ok? 

Agora, chegou a hora de conhecer alguns dos guitarristas mais rápidos da história! 

1. Michael Angelo Batio 

Para muitos, Michael Angelo Batio é o guitarrista mais rápido do mundo. O estadunidense fez parte da banda Nitro no começo de carreira, mas hoje integra o Manowar. Assim, seu estilo é baseado em sonoridades extremas, como o metal neoclássico e o speed metal. 

Ele apresenta uma técnica extremamente veloz e precisa, além de ser um mestre no sweep picking. Outra curiosidade: Michael é ambidestro e capaz de tocar duas guitarras simultaneamente

Em seguida, confira o guitarrista em ação: 

2. Buckethead 

Buckethead se destaca pela técnica somada à criatividade. Assim, desenvolveu um estilo quase robótico de tocar, sempre com sons diferentes e ousados. O californiano domina a técnica de palhetada alternada como poucos e já colaborou com nomes de peso, como o Guns N’ Roses

Além de virtuoso, Buckethead é capaz de tocar com muito sentimento, como demonstra o álbum Electric Tears. Ele também é um dos guitarristas mais produtivos da história, com 302 de discos lançados, que abrangem variados gêneros musicais. 

3. Yngwie Malmsteen 

É inegável que a velocidade é um dos pilares do modo de tocar guitarra de Yngwie Malmsteen. Em 1984, o sueco impactou o mundo com o disco Rising Force, que exibe licks impressionantes de heavy metal neoclássico. Assim, tornou-se referência na guitarra. 

Normalmente empunhando uma Fender Stratocaster, Malmsteen é conhecido pelos arpejos formidáveis, sempre ágeis e definidos. Sua palhetada também apresenta muita fluidez. Às vezes, até parece que ele não se esforça enquanto frita nas seis cordas. 

4. John Taylor 

Continuando a lista de guitarristas mais rápidos do mundo, John Taylor é apaixonado por heavy metal e, especialmente, pelo Iron Maiden. Assim, o artista nutriu o desejo de se tornar um virtuoso do instrumento. Ou seja, estudou muito e chegou lá! 

Em 2012, ele bateu o recorde mundial de velocidade na guitarra ao executar a música Flight Of The Bumblebee, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, em 620 BPM. Um monstro do instrumento! 

5. Steve Vai 

Steve Vai é capaz de tocar tanto lindas melodias quanto licks em velocidade supersônica. Em sua carreira, ganhou três Grammys e tocou com grandes nomes da música, incluindo Frank Zappa e Whitesnake.

O estilo de tocar de Steve Vai é marcado por ligados, slides, alavancadas e, claro, palhetadas vigorosas. O músico estadunidense também foi o inventor de uma nova técnica de guitarra, chamada joint shifting.

Você sabia que Steve Vai é um mestre da guitarra de 7 cordas?

6. Jason Becker 

Guitarrista neoclássico dos Estados Unidos, Jason Becker ganhou notoriedade ainda adolescente por meio do trabalho com a banda Cacophony, que também contava com Marty Friedman. Os frenéticos arpejos com sweep picking eram um de seus pontos fortes. 

Aos 20 anos de idade, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença que o impossibilitou de continuar tocando guitarra. No entanto, ele não desistiu da música. A partir de um software, ele compõe com os movimentos dos olhos e da cabeça. 

7. Al Di Meola 

Al Di Meola chama a atenção nesta lista porque não é um guitarrista de metal. Na verdade, ele mistura o jazz a outras sonoridades, como o rock e a música latina, sempre com muita técnica. Ademais, já tocou com Chick Corea e tem uma rica carreira solo. 

Dessa forma, uma de suas grandes cartas na manga é a veloz técnica de palhetada alternada, sem contar a aplicação muito interessante de palm muting. Como prova da virtuosidade do músico, confira a música Race With Devil On Spanish Highway

8. Sergiy Putyatov 

O russo Sergiy Putyatov foi mais um guitarrista que quebrou recordes do instrumento. Em 2012, ele atingiu a extraordinária marca de 27 notas executadas em apenas 1 segundo. Já imaginou? 

Diferentemente de John Taylor, citado anteriormente, o feito de Sergiy diz respeito à execução de uma escala aleatória no período de um segundo. Ou seja, não se trata da execução de uma música inteira. Mesmo assim, é impressionante! 

9. Marty Friedman 

Seja no Cacophony, no Megadeth ou em carreira-solo, Marty Friedman sempre se destacou pela velocidade. O estadunidense tem um jeito bem particular de tocar, executando intervalos exóticos, que remetem à música oriental. 

Entre suas técnicas mais utilizadas, estão os arpejos enérgicos, o vibrato expressivo e a eficaz palhetada sweep. Nesse sentido, chama a atenção a mão direita do guitarrista, que costuma ser posicionada em um ângulo no mínimo inusitado. 

10. Chris Impellitteri 

Encerramento o artigo sobre os guitarristas mais velozes do mundo, Chris Impellitteri é outro nome que baseou a carreira no metal neoclássico. Assim, criou a banda Impellitteri no final da década de 1980. 

Trata-se de um guitarrista versátil, mas que brilha quando o assunto é a escala menor harmônica tocada vertiginosamente. Além disso, costuma emplacar linhas cromáticas repletas de intensidade em seus solos. 

Como tocar guitarra com mais velocidade? 

Muito legal conhecer os guitarristas mais rápidos do mundo! Definitivamente, esses músicos parecem de outro planeta, tamanha a técnica que apresentam. Ao mesmo tempo, extrapolam os limites da virtuosidade, pois construíram uma carreira consistente e um importante legado. 

Então, se este artigo te inspirou a aprimorar a sua técnica no instrumento, saiba que o curso de guitarra do Cifra Club Academy é a melhor maneira de fazer isso.

A explicação é simples: a nossa plataforma online de ensino de música conta com um método extremamente completo, desenvolvido por músicos gabaritados. 

Para completar, você pode estudar sem sair de casa, na hora em que quiser. As aulas são de alta qualidade, e ainda há materiais de apoio para os seus estudos. Tudo isso por um valor que não pesa no seu orçamento! 

Então, aproveite a oportunidade e estude guitarra com a gente!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK