Cifra Club

20 hinos da Harpa Cristã para tocar no violão

Com este artigo, você aprende a tocar os principais hinos da Harpa Cristã no violão, com dicas certeiras e facilitadoras!

Deseja aprimorar a sua técnica no violão aprendendo a tocar hinos da Harpa Cristã? Neste artigo, reunimos algumas dicas essenciais para que você possa tocar esses louvores com maestria. Dessa forma, com essas orientações, você poderá ampliar o seu repertório com canções que glorificam a Deus!

Partituras dos hinos da Harpa Cristã
Os hinos da Harpa Cristã transmitem adoração e amor a Deus (Reprodução/Internet)

Portanto, acompanhe este artigo para se tornar um expert nos melhores hinos da Harpa Cristã no violão. Nossas dicas incluem desde os acordes até a batida correta de cada música. Então, vamos para a lista!

Quais são os hinos mais conhecidos da Harpa Cristã?

Os hinos da Harpa Cristã mais conhecidos variam entre os níveis básico e médio de dificuldade no violão. Entre eles:

  • Porque Ele Vive
  • Eu Navegarei
  • Em Espírito, Em Verdade
  • Grandioso És Tu
  • Alvo Mais Que A Neve
  • Espírito, Enche a Minha Vida
  • Foi Na Cruz
  • Renova-me
  • Solta o Cabo da Nau

Agora, vamos enfim aprender como tocar hinos da Harpa Cristã no violão!

1. Mais Perto Quero Estar

Os 8 acordes de Mais Perto Quero Estar são relativamente simples. Entre eles, há apenas um shape com pestana, o Bm7. Portanto, mesmo que você ainda tenha dificuldade em montar esse tipo de acorde, vale o treino. Sobre a batida, ela se mantém a mesma durante toda a canção: ↓↑↑↓↑↑.

2. Vem Cear

Para tocar Vem Cear, você vai precisar de um pouco mais de intimidade com o violão. Isso porque vários dos 12 acordes apresentam shapes menos usuais. Mas nada que treinos diários não resolvam. Nesse hino, o ritmo também é o mesmo o tempo todo: ↑↑ ↓↓ ↑↑.

3. O Rei Está Voltando

Nossa principal dica para tocar O Rei Está Voltando é usar o capotraste na 1ª casa do braço do violão. Ademais, é importante dividir a canção em partes, já que a música tem 17 acordes. Dessa forma, fica mais fácil memorizar cada uma e entender as sequências.

4. Jesus, O Bom Amigo

Jesus, O Bom Amigo, assim como todos os hinos da Harpa Cristã, exige bastante concentração e treino. 8 de seus 9 acordes não são muito comuns, sobretudo para iniciantes. Além disso, há mudanças rápidas de acordes durante a música. Por isso, é importante acompanhar a cifra até fixar todas as transições.

5. A Mensagem da Cruz

Se você está procurando por um hino da Harpa Cristã fácil de tocar no violão, A Mensagem da Cruz é uma boa opção. Todos os 7 acordes são fáceis de fazer, e o ritmo é o mesmo durante toda a música. Porém, para ter certeza tanto dos shapes quanto das trocas, fique sempre atento à cifra.

6. Alma Abatida

Alma Abatida pode ser considerada o hino da Harpa Cristã mais fácil de tocar. Isso porque ela tem apenas 3 acordes. Mas é importante avisar que 2 deles são feitos com pestana. Portanto, se você ainda não tem muita prática com esse tipo de shape, vale estudar e praticar essa cifra para entoar esse louvor sempre que quiser!


7. A Face Adorada de Jesus 

A primeira dica para tocar A Face Adorada de Jesus é usar um capotraste na 1ª casa do braço do violão. Ao mudar o tom da música, ficará bem mais fácil montar todos os 11 acordes. Por fim, durante quase toda a música, o ritmo que você precisa fazer no instrumento é esse aqui: ↓ ↓↑ ↑↓↑.

8. Rude Cruz

Para tocar Rude Cruz, você vai precisar de algum tempo para decorar a sequência dos seus 20 acordes. Mas a parte boa é que a levada é sempre a mesma durante toda a música. Para ela, faça a seguinte batida: ↓ ↓↑↓↑↓.

9. Vencendo Vem Jesus

Além do capotraste colocado na 1ª casa do braço do violão, para tocar Vencendo Vem Jesus, você vai precisar de um pouco mais de prática no instrumento. Isso porque alguns shapes entre os 11 acordes da canção não são muito comuns. Por outro lado, o ritmo permanece o mesmo durante todo o louvor: ↓ ↑↓↓.

10. Os Guerreiros Se Preparam

Antes de começar a tocar Os Guerreiros Se Preparam, lembre-se de colocar o capotraste na 1ª casa do braço do violão. A batida será a mesma a música toda – são duas palhetadas para baixo. A primeira deve ser apenas nas cordas mais graves, enquanto a segunda deve ser em todas as cordas.

Se você está gostando de aprender como tocar hinos da Harpa Cristã no violão e quer evoluir mais e mais no instrumento, acesse o Cifra Club Academy! No curso de violão da nossa plataforma de ensino musical online, você desenvolverá suas habilidades nas seis cordas de forma rápida e eficiente!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Em Fervente Oração

Os 17 acordes de Em Fervente Oração podem assustar no início. Porém, lembre-se que apenas 3 deles têm pestana. Ainda assim, você vai precisar de tempo para decorar a sequência correta. Sobre o ritmo, ele pode ser executado tanto em dedilhado quanto com as seguintes palhetas: ↓↑↑↓↑↑. É assim a música toda!

12. Solta o Cabo da Nau

Solta o Cabo da Nau tem 7 acordes bem simples. Porém, há 2 pestanas que podem dificultar um pouco para os iniciantes no instrumento. Em relação ao ritmo, ele será o mesmo durante toda a canção: ↓↓↑↑↓. Além disso, não se esqueça de colocar o capotraste na 1ª casa do braço do violão.

13. Renova-me

A sequência de palhetadas que você vai usar para tocar Renova-me é bem simples: ↓ ↓↑↓↑↓. Além disso, dos 11 acordes da canção, 3 têm pestanas, e um shape pode complicar para iniciantes (A/C#). Nesse acorde, será necessário uma boa abertura nos dedos, já que ele ocupa quatro casas do braço do violão.

14. Foi na Cruz

Se você domina as pestanas, não terá dificuldade para tocar os 7 acordes de Foi na Cruz. Nossa dica para tocar essa música, que é considerada o hino da Harpa Cristã mais lindo, é sobre a batida no violão. O único ritmo que você vai fazer em todo o louvor é o seguinte:  ↓ ↓↑↑↓↓.

15. Espírito, Enche a Minha Vida

Espírito, Enche a Minha Vida está nessa lista como mais um hino da Harpa Cristã fácil de tocar no violão. São apenas 7 acordes e um ritmo que não muda no decorrer da canção. Para fazê-lo, basta seguir essa sequência: ↓↓↑↑↓. Lembre-se que a mudança dos acordes pode ocorrer em tempos diferentes. Por isso, siga com a cifra aberta na hora de treinar.

16. Alvo Mais Que A Neve

Alvo Mais Que A Neve tem um ritmo para o refrão e outro para o resto da música. No refrão, você deve fazer a seguinte batida: ↓↓ ↓ ↓↑. Já na primeira e segunda partes da canção, as palhetadas são assim: ↓↓ ↑↑↓ ↓ ↓↑. Agora, é só ver onde encaixar cada um dos 7 acordes e sair tocando o louvor!

17. Grandioso És Tu

Após colocar o capotraste na 3ª casa do braço do violão, você vai ver como é fácil tocar Grandioso És Tu. Isso porque nenhum dos 7 acordes desse hino exige pestana. O único shape menos conhecido é o de C/G, que nesse tom deve ser montado a partir da 4ª casa.

18. Em Espírito, Em Verdade

Em Espírito, Em Verdade tem alguns ritmos diferentes no decorrer da canção. Ao todo, a música conta com 10 acordes, mas o mais importante mesmo é a batida da introdução. A sequência de palhetadas é a seguinte: ↓↓↓ ↓↑. Assim, as mudanças de acordes acontecem no final de cada sequência.

19. Eu Navegarei

Na hora de tocar Eu Navegarei, atente-se aos dois ritmos da música. Na primeira e segunda partes, você deve tocar o seguinte: ↓↓ ↑↑↓ ↓ ↓↑. Para o refrão, a ordem das palhetadas é outra: ↓↓ ↓ ↓↑. Não se esqueça de seguir a cifra para não perder a hora exata de mudar os acordes.

20. Porque Ele Vive 

Em Porque Ele Vive, nossa dica vai para o ritmo da introdução, já que ele não se repete no restante da música. Para tocar essa parte, você vai usar 6 dos 14 acordes que fazem parte da canção. O ritmo é o seguinte: ↓↑↑ ↓↑↑ ↓↑↓↑. Se ficou com dúvida de como fazer, dê uma olhada na nossa videoaula completa:

Gostou das nossas dicas para tocar esses 20 hinos da Harpa Cristã? Então, você também vai querer continuar evoluindo no instrumento. Para isso, aproveite o curso de violão do Cifra Club Academy e conheça nossa plataforma de ensino de música online!

Com instrutores altamente qualificados e uma metodologia especializada para acelerar o seu progresso musical, você poderá desenvolver suas habilidades no instrumento.

E não para por aí! A assinatura do Cifra Club Academy oferece muitos outros benefícios. Confira:

  • Materiais complementares para enriquecer ainda mais seus estudos;
  • Flexibilidade para assistir às aulas em qualquer lugar e a qualquer hora, desde que tenha acesso à internet;
  • Lives exclusivas para sanar todas as suas dúvidas;
  • Canal no Telegram para ficar por dentro das novidades e também tirar dúvidas;
  • Acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma (são mais de 10!) com apenas uma assinatura;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro, com recursos incríveis!

Então, o que está esperando para dar aquele impulso nos seus estudos de violão? Aproveite todas as vantagens que o Cifra Club Academy tem a oferecer e torne-se um músico ainda melhor!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK