Cifra Club

Amplie seu repertório gospel com 11 hinos evangélicos antigos

O impacto que a música gospel tem no Brasil é bastante notável! Somente durante o período da pandemia, o estilo musical cresceu mais de 200% no nosso país. Mas não é de hoje que o gênero tem transformado o mundo da música. São justamente os hinos evangélicos antigos os responsáveis por manter o gospel vivo hoje em dia.

Fernanda Brum cantando em show
A cantora Fernanda Brum é uma das caras da música gospel do começo dos anos 2000 (Foto/Reprodução/Internet)

Esses sucessos das décadas passadas estão em grandes comunidades de fé e são repaginados a cada geração. Por isso, hoje você vai aprender a tocar o melhor do gospel antigo no violão!

As cifras dos maiores hinos evangélicos antigos

Para agradar a todos, separamos os louvores por décadas. Tem clássicos dos anos 70 até músicas conhecidas já dos anos 2000. Portanto, opções não faltam! Está pronto para encarar o desafio e aprender a tocar estes 11 grandes louvores?

As Pedras do Deserto — Triumpho

Como anda o seu dedilhado? Nossa primeira canção da lista é As Pedras do Deserto, que tem uma boa leva dessa técnica. A única parte em que você realmente sairá do dedilhado é no refrão, onde a batida é simples, pra cima e para baixo.

Seus acordes são Am, Em, C, B, B7, D7 e G. Nada complicado, né?

Quem Pode Livrar Como o Senhor? — Corinhos Evangélicos

A sua igreja gosta de músicas animadas? Porque em Quem Pode Livrar Como o Senhor? a alegria é contagiante. Por isso, para tocá-la, você precisará ser rápido no ritmo, já que a batida dela é constante. Seus acordes não são dos mais difíceis: G, Bm, Am, C, D, D7, Em, G7.

Caso você tenha dificuldades em tocar a versão original, acesse a cifra simplificada da música na página do Cifra Club. Só não desista de tocar esse clássico. Bora arriscar!

Calmo, Sereno e Tranquilo — Paulo César Baruk

Apesar do nome da nossa próxima música ser Calmo, Sereno e Tranquilo, são 12 acordes para você tocar. Talvez seja o primeiro desafio da nossa lista de hinos evangélicos antigos.

A dica de ouro que podemos te dar é que o ritmo conta com rápidas pausas entre um acorde e outro. Use isso ao seu favor na hora de aprender os 12 shapes.

Segura na Mão de Deus — Padre Marcelo Rossi

Um dos hinos mais emocionantes da nossa lista, Segura na Mão de Deus já foi cantada por diversos artistas. Agora, é a sua vez! Para tocar esse verdadeiro hino, é relativamente fácil. Atente-se ao ritmo da batida e aos acordes. Alguns shapes podem trazer certa dificuldade, por conta de algumas pestanas, mas nada que você não seja capaz.

Aliás, justamente por existirem diversas versões de Segura na Mão de Deus, se a primeira não te convencer no jeito de tocar, experimente uma maneira própria. O objetivo é se divertir aprendendo!

Situações — Grupo Logos

Essa é mais uma que exige conhecimento de dedilhado. Situações é uma canção bastante profunda e detalhista. A parte mais difícil é a troca de acordes, que deve ser feita de maneira rápida.

Não deixe de aprender a tocar esse clássico, para louvar com a turma que curte os hinos evangélicos antigos!

Ele é Exaltado — Twila Paris

Apesar do sucesso de Ele é Exaltado na voz de Adhemar de Campos, o som é originalmente de Twila Paris. Assim como na última sugestão de música, aqui o segredo também é a troca rápida de acordes. Se você quiser louvar com mais calma, também dá para desacelerar o ritmo e experimentar.

Como esta canção se tornou famosa em diversas dominações pelo Brasil, o nível de versões disponíveis também é grande. Escolha a que mais se adequa à sua realidade e ao seu nível como instrumentista. O importante é louvar com todo o coração este clássico da música cristã!

Além do Rio Azul — Voz da Verdade

Há vários modos de tocar Além do Rio Azul. Uma dica é dividir a dinâmica da mão direita (se você for destro) entre ritmo normal e dedilhado (principalmente nas três cordas mais finas). Faça isso durante toda a canção e sinta a emoção de cantar e tocar sobre o céu.

Caso essa opção seja difícil para você, toque a batida normalmente mesmo, pois não há nenhum problema. Sobretudo no caso dos iniciantes, concentre-se na formação de shapes e nas trocas de acordes.

Estrela da Manhã — Corinhos Evangélicos

Quem gosta de dedilhado deve estar amando esta lista de hinos evangélicos antigos. Estrela da Manhã é mais uma que você pode fazer praticamente toda com esse recurso. O grande desafio fica no final de cada frase, que exige uma troca ligeiramente rápida entre os acordes.

Não é nada que você já não tenha visto, mas a gente faz questão de te mostrar alguns shapes que aparecerão na sua jornada aqui: Bm5-/7, E5+/7, Am7, (Am Abm), Gm7, C7.

Jesus em Tua Presença — Asaph Borba

Algo que Jesus em Tua Presença tem é acorde. São 14 no total em sua cifra! Em compensação, seu ritmo é fácil e constante. Dominando a formação dos shapes, fica tranquilo pra você.

Aliás, prepare-se para tocar com um pouco mais de força no refrão, pois ele é para cima e conduz a canção para ser cantada de peito aberto.

O Cheiro das Águas — Diante do Trono

Você gosta de decorar versículos? A canção O Cheiro das Águas tem um ritmo que vai exigir boa memória de sua parte. Após decorá-lo, ficará muito mais fácil de tocar.

Além disso, atente-se também à assustadora quantidade de acordes: são 24 shapes. Alguns podem te dar uma pequena dor de cabeça, como F2 e Fm9/Ab, mas, com paciência e concentração, você consegue!

Espírito Santo — Fernanda Brum

Para fechar com chave de ouro a nossa lista, trazemos Espírito Santo, da Fernanda Brum. Acompanhe a videoaula especial a seguir para aprender as melhores dicas de tocar essa faixa.

Caso você queira caminhar pelas próprias pernas, um spoiler: a música é recheada de dedilhados e é mais uma com incríveis 24 acordes. Apesar disso, não deixe de pegar! É uma ótima adoração para você.

E aí, deu para matar a saudade de hinos evangélicos antigos que fizeram parte da sua história cristã? Esperamos que sim e que também tenha conseguido tocar todos.

Agora, que tal compartilhar este artigo especial com a turma que foi da sua geração? Aproveite para louvar junto com eles, agora que você toca todos esses clássicos!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK