Cifra Club

Conheça João de Paula, o instrutor de bateria do Cifra Club

Sobretudo para aspirantes a mestres das baquetas, preparamos um material especial para saber quem é o instrutor de bateria do Cifra Club, João de Paula!

João de Paula sorrindo segurando as baquetas com a mão direita, em fundo verde e com a camisa do Cifra Club
João é quem comanda baquetas, tambores e pratos aqui no Cifra Club desde 2011 (Foto/Cifra Club)

Conhecer histórias relacionadas à música inspira qualquer um. Quando é sobre alguém com total autoridade em um assunto e domínio de instrumentos, ainda mais.

Portanto, hoje você conhece o baterista, percussionista e produtor João de Paula, o dono dos tambores e dos pratos do Cifra Club!

Preparamos um conteúdo completo sobre a trajetória artística do nosso instrutor, desde o começo da carreira até seus principais ensinamentos como educador musical.

Logo, principalmente para os bateristas, esta será uma ótima oportunidade para conhecer quem está à frente do ensino do instrumento no Cifra Club Academy!

Vamos lá?

Quem é João de Paula?

João de Paula pertence a uma família que sempre possuiu relações com a música. Aos 13 anos, começou a fazer aulas de bateria.

No entanto, por muito tempo, ele esteve mais focado no meio corporativo. Nesse sentido, trabalhou por seis anos em uma empresa de cartão de crédito e cursou administração na faculdade.

Contudo, ele não completou o curso, visto que havia passado no vestibular para estudar percussão sinfônica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aliás, foi no processo de estudo de pré-vestibular para música que João começou a dar aulas de bateria, em 2004, em uma escola de música. Paralelamente, ele já tocava em grupos locais e bandas de baile.

Uma curiosidade é que a instituição em que se tornou oficialmente professor também era uma produtora de música cristã. Logo, o nosso querido instrutor teve a oportunidade de tocar com o Padre Fábio de Melo, ainda em começo de carreira!

O desenvolvimento musical e a relação com a música clássica

João de Paula tocou na Banda Sinfônica da UFMG por quatro anos, de 2005 a 2008, se apresentando em concertos e realizando estudos de orquestra.

Como dito, o instrutor de bateria do Cifra Club estudou percussão sinfônica na Universidade Federal. Além disso, se especializou na caixa clara (estudo de solos de caixa) e em instrumentos como marimba, xilofone e vibrafone, os chamados teclados de percussão.

Foi nessa época que João aprofundou, de fato, os estudos de bateria. Dessa forma, teve aulas com nomes importantes do instrumento, como Lincoln Cheib (Milton Nascimento), André “Limão” Queiroz (Lô Borges), Márcio Bahia (Hermeto Pascoal) e outras feras.

Ademais, também teve uma experiência de aprendizado fora do Brasil, quando lecionou e complementou os estudos de bateria em Chicago.

Bem como os nomes com quem recebeu ensinamentos, a lista de artistas com os quais João de Paula tocou é grande. Confira alguns músicos que foram acompanhados pelo nosso mestre:

  • Marku Ribas
  • Luciana Mello
  • Pedro Morais
  • Lucas Avellar
  • Érika Machado
  • Enéias Xavier
  • Aline Calixto
  • Flávio Renegado

João de Paula e o Cifra Club

Com uma invejável bagagem musical e portfólio de sucesso, João de Paula se tornou instrutor de bateria do Cifra Club em 2011. Desde lá, são inúmeras videoaulas geridas para o canal do YouTube, com dicas de estudo, técnicas de bateria e ensinamentos de músicas.

Uma marca de João como professor é sempre passar os ensinamentos para os alunos de forma caprichada e com metodologia clara e eficiente. Não à toa, está há tantos anos no comando da bateria por aqui, auxiliando diversos músicos iniciantes no começo com as baquetas!

Indo para além dos vídeos, a novidade mais recente que João de Paula preparou foi o especialíssimo e-book gratuito “Como aprender bateria sem bateria?”!

É uma oportunidade de ouro para você que tem vontade de tocar, mas não possui o instrumento. A sua mente vai se expandir com este material, e vários conceitos pré-estabelecidos vão cair por terra. Portanto, não deixe de conferir!

E-book do Cifra Club Como tocar bateria sem bateria

Referências musicais

Sobre inspirações musicais do instrutor de bateria do Cifra Club, nomes clássicos como Brahms e o mestre Villa-Lobos não podem deixar de serem citados. John Cage, um dos maiores percussionistas de todos os tempos, também é forte referência para João.

Da mesma forma, o grupo de música instrumental Uakti, o marimbista Ney Rosauro e a percussionista japonesa Keiko Abe inspiram o nosso professor com sonoridades incríveis.

No entanto, a grande referência profissional de João de Paula é o baterista Keith Carlock. O músico estadunidense integrou várias bandas em sua carreira, incluindo a Steely Dan, uma das preferidas do professor.

Sobre gêneros que o inspiram, o jazz larga na frente, sobretudo quando toca fora do Brasil. Também há uma forte relação com a música brasileira e suas vertentes.

Um recado do instrutor de bateria do Cifra Club para você

Para finalizar, João de Paula deixou alguns comentários sobre o estudo da bateria para quem deseja ingressar no instrumento. Acima de tudo, ele reforçou a importância do Cifra Club Academy para o desenvolvimento com as baquetas e destacou a importância da nossa plataforma de cursos online.

O Academy é um curso extremamente completo, porque ele não deixa nenhum tipo de aluno de fora. Ele entrega um produto para quem não tem baqueta para praticar e até para o músico profissional que quer melhorar a performance.

O mestre ainda comentou que os alunos de bateria encontrarão entretenimento na metodologia das aulas, seriedade e compromisso com o produto. Além disso, reiterou a sua contribuição para a formação de repertório musical por parte dos alunos.

Curso de bateria do Cifra Club Academy

Nesse sentido, os assinantes da plataforma não vão lidar apenas com técnicas, rudimentos e exercícios teóricos, mas sim aulas práticas, acompanhando músicas para aprender!

A gente tem muito cuidado em fazer com que o aluno assista às aulas se divertindo, e não tratando aquilo como um desafio a ser passado.

Com tudo isso que o nosso professor comentou, fica difícil não sair correndo para as aulas do Academy, não é? Então, aproveite essa oportunidade, se inscreva na plataforma e desenvolva suas habilidades com tambores e pratos!

Foto de João Terra

João Terra

Estudante de Jornalismo, baterista e apaixonado por escrever, tocar, conhecer e ouvir música. Trabalha como editor de conteúdo do Blog do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK