Cifra Club

Conheça Samuel Chacon, o novo instrutor de baixo do Cifra Club

Você já viu que tem gente nova no maior site de cifras de música do Brasil? De agora em diante, temos o prestígio de contar com Samuel Chacon na função de instrutor de baixo do Cifra Club.

Samuel Chacon segurando baixos; músico é instrutor de baixo do Cifra Club
Com talento e experiência, Samuel Chacon está pronto para formar novos baixistas (Foto/Divulgação)

Sem sombra de dúvidas, esse cara tem muito conteúdo para ensinar. Quer um gostinho? Vem conhecer a história desse músico incrível e como ele acumulou tanto conhecimento para repassar aos alunos!

Quem é Samuel Chacon?

Samuel nasceu em Varginha, Minas Gerais, e atualmente está com 32 anos. Ele se considera “maior de idade” em relação ao baixo, pois toca há 18 anos — desde meados de 2002/2003!

Pouco depois, ele já sabia que queria estudar seriamente e levar o baixo para a vida. Com apoio da família, passou por poucas e boas para seguir o sonho, mas não desistiu. Sempre trabalhou como músico, fosse em bandas, gravações ou como professor. Aliás, as aulas já fazem parte do seu cotidiano desde 2005, particulares e em escolas de música

Show da banda Liserus, em 2003, uma das primeiras bandas do novo instrutor de baixo do Cifra Club
Um jovem Samuel, à direita, durante apresentação da banda Liserus, em 2003 (Foto/Arquivo Pessoal)

Agora, além de instrutor de baixo do Cifra Club, ele dá aulas particulares de outros instrumentos, é professor na Escola Móvel de Música e participa de diversas bandas, por enquanto paralisadas por conta da pandemia. Sobre sua paixão, ele é bem claro: “hoje em dia não me vejo sem o baixo de jeito nenhum!”.

A experiência de Samuel Chacon, instrutor de baixo do Cifra

O início dessa trajetória foi no violão, quando Samuel queria tocar em uma banda de amigos que precisava de guitarrista. Contudo, a pessoa responsável pelo baixo trocou de interesse e abriu a vaga de baixista. Por isso, Samuel diz que não foi ele que escolheu o baixo, mas o contrário.

Quando começou a estudar para o vestibular, chegou a tocar até oito horas por dia, reproduzindo até mesmo propagandas de televisão para treinar. Como já começou a carreira com um instrumento de 6 cordas, nunca foi difícil para ele usar as cordas Si e Dó. Além disso, se empenhou em estudar teoria musical e foi para a faculdade determinado em se especializar.

Ao longo dos anos, desde o começo, Samuel atuou em dezenas de bandas. Já até chegou a trabalhar com mais de 10 grupos ao mesmo tempo! Os shows são sua parte favorita da carreira:

Eu amo tocar em bandas e fazer shows, estar no palco é divertido demais, a energia de tocar e ver o público cantando junto é indescritível! E olha, eu conheci a minha noiva tocando, pensa num cara sortudo!

Atualmente, ele faz parte de seis bandas: System Of A Down Tributo, Rockstation, Dois Lados, Phonocoria, Flauteio e Lani, além de estar disponível para eventuais freelas e substituições. Em estúdio, Samuel também já gravou várias vezes. É possível ouvi-lo em algumas faixas e álbuns lançados, como Get Out Of This Show, deste ano:

“E música autoral, tem?” Tem! Samuel começou a gravar seu primeiro álbum em 2019, mas precisou parar por conta da pandemia. A ideia é voltar a trabalhar nisso para um lançamento no ano que vem. Inclusive, boatos de que haverá um crowdfunding para apoiar o projeto!

Qual é a formação musical de Samuel Chacon?

Primeiramente, precisamos saber de onde vem o conhecimento de quem vai nos ensinar. Dessa forma, para quem ficou curioso, eis a bela trajetória acadêmica de Samuel:

  • Estudos de baixo no Conservatório Estadual de Música de Varginha;
  • Aulas de Imagem Musical, com Edgard Brito, no preparo para o vestibular;
  • Graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Samuel acredita que é importante para qualquer baixista entender como os demais instrumentos funcionam e se comunicam musicalmente entre si. “O baixo é um dos responsáveis pela transição entre sessão rítmica e harmônica, por exemplo. E entender como esse tipo de relação pode afetar outros instrumentos te ajuda a se posicionar para acentuar algum elemento ou dar suporte para a música, bem como perceber as nuances de cada tipo de instrumento nos ajuda a pensar de maneira diferente no baixo, por exemplo: tocar mais ritmicamente ou linhas mais melódicas”, afirma.

As influências do novo instrutor de baixo do Cifra Club

Nomes que inspiraram a caminhada musical de Samuel é o que não falta. No começo, ele ouvia bastante as bandas Aghora e Cynic para acompanhar o baixista Sean Malone, que tocava com um baixo fretless, ou seja, sem traste.

Samuel Chacon, isntrutor de baixo do Cifra CLub, tocando com um fretless
O fretless é um dos favoritos de Samuel Chacon, instrutor de baixo do Cifra Club (Foto/Divulgação)

Mais tarde, seu professor do conservatório emprestou um disco de Zuzo Moussawer, especialista em trilhas sonoras que utiliza um instrumento de 4 cordas, dois braços, um com traste e outro sem. Foi onde Samuel se interessou por diversas técnicas primorosas, como tapping, slap e fingerstyle.

Por algum tempo, o instrutor ficou muito interessado em metal progressivo, a partir principalmente dos trabalhos do Dream Theater, cujo baixista é John Myung. Depois, ainda conheceu o que ele descreve como “grande mestre do fretless”: Jaco Pastorius.

Outras inspirações descobertas durante a faculdade incluem Thiago Espírito Santo, Pipoquinha, Felipe Moreno, Nico Assumpção, Junior Braguinha. Ele também menciona alguns nomes que tocam outros instrumentos: Gavin Harrison, Guthrie Govan e Egberto Gismonti, por exemplo.

Dicas para quem quer aprender a tocar baixo

Para quem está aprendendo a tocar, o instrutor de baixo do Cifra Club tem algumas recomendações específicas. O primeiro passo é entender qual o seu estilo e procurar influências a partir daí. Pesquisa atrás de pesquisa dentro do estilo que você mais curte.

Por exemplo, para quem é fã de slap, as recomendações são Larry Graham, que criou a técnica; Flea, do Red Hot Chili Peppers; Marcus Miller e Victor Wooden, que são especialmente impressionantes tecnicamente.

Samuel Chacon tocando baixo durante uma apresentação ao vivo
Samuel Chacon fazendo um solo de meta no baixo, durante uma apresentação (Foto/Divulgação)

Para os estudos, Samuel indica materiais que falem principalmente sobre harmonia e timbre, que ocupam papéis importantíssimos no baixo. Outros termos-chave que os estudantes precisam se atentar são: abafamento, posicionamento da mão e análise de linha de baixo. Nesse último caso, dá para estudar sempre que você ouvir uma música, é só prestar atenção.

Por fim, Chacon sugere alguns álbuns dos quais é fã:

  • Esperanza Spalding – Radio Music Society
  • Snarky Puppy – We Like it Here
  • Lettuce – Rage!
  • Pat Metheny – This Way Up
  • Pain of Salvation – Be
  • Opeth – Blackwater Park

Conselho do instrutor de baixo do Cifra Club Academy

Se você curtiu a história de Samuel Chacon e quer acompanhar de perto o talento, até conferir alguns covers, é só dar uma pulada em seu canal do YouTube e Instagram.

E se você divide a paixão pelo instrumento, você pode aprender a tocar com o curso de baixo do Cifra Club Academy! Olha só o que o professor tem a falar sobre — incluindo um conselho para quem fizer as aulas:

Cifra Club Academy é uma plataforma de ensino de música online
Com o Cifra Club Academy, você aprende a tocar vários instrumentos (Imagem/Divulgação)

“Aproveite bastante o curso que fizemos pra você. Tem muito conteúdo na plataforma e muito conteúdo ainda que será disponibilizado. E use a sua inscrição no Academy pra ver um pouco dos outros cursos também e ouvir mais dos outros instrumentos e entender como eles funcionam, além de poder dar uma estudada em teoria e em canto, que podem te ajudar demais na hora de tocar o baixo e criar suas linhas, seja com o auxílio de ferramentas teóricas ou cantarolando as notas que você quer tocar!”.

Por fim, confira a masterclass com o novo instrutor de baixo do Cifra Club.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK