Cifra Club

Conheça Luana Mascari, a instrutora de ukulele do Cifra Club

Hoje é um dia especial, pois você vai conhecer por um olhar aprofundado a instrutora de ukulele do Cifra Club: Luana Mascari!

Luana Mascari em foto para o Cifra Club
Luana Mascari comanda as aulas de ukulele no Cifra Club desde 2019 (Foto/Cifra Club)

Referência no ensino de música, Luana carrega consigo uma bagagem musical que chama a atenção. Neste material, nós vamos saber tudo sobre a professora, multi-instrumentista, cantora e compositora que comanda as aulas do pequenino e querido instrumento que é o ukulele!

Você vai saber desde seu começo na música até as principais referências e inspirações que guiam a jornada musical dela. Além disso, sobretudo para os ukulelistas de plantão: a nossa instrutora separou algumas dicas certeiras para você, iniciante no instrumento.

Ou seja, isso vai servir como uma preparação para o curso de ukulele do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino online!

Agora vamos, enfim, conhecer a incrível Luana Mascari.

Quem é Luana Mascari?

Luana tem 34 anos e é natural de Caraguatatuba, município do litoral de São Paulo. A instrutora de ukulele do Cifra Club tem contato com o estudo da música desde muito cedo, já que começou a tocar piano com apenas 10 anos. Para se ter noção, aos 15 ela já dava aulas!

Luana é licenciada em pedagogia voltada para música com habilitação para dar aula de piano. Vale destacar que uma característica sua sempre foi o empenho e o esforço para aprender mais e mais.

Sempre no universo dos instrumentos de teclas, Luana nunca havia se familiarizado com as cordas. Violão, por exemplo, não era bem a sua praia, pois o que sempre gostou mesmo foi de teclado e piano.

No entanto, isso mudou quando foi apresentada ao ukulele. Desde o primeiro contato com o instrumento, aprendeu a tocar, se apaixonou e nunca mais o soltou!

Com isso, resolveu publicar vídeos tocando na internet e participou de uma feira de música em São Paulo. Dessa forma, atraiu o interesse de uma marca notável de ukulele: a Kalani.

Logo, Luana se tornou endosser da Kalani, o que foi o ponto-chave para ela realmente se dedicar por completo aos estudos de ukulele. Assim, foi se especializando cada vez mais, sempre correndo atrás de aperfeiçoamento e evolução no instrumento.

Luana Mascari e o Cifra Club

Em 2019, um divisor de águas na vida de Luana Mascari: ela recebeu um convite para se tornar, de fato, a instrutora de ukulele do Cifra Club!

Há três anos à frente dos vídeos sobre o instrumento no nosso canal do YouTube, Luana implementou uma forma única, marcante e facilitadora de dar aulas. Interatividade, dinâmica e espontaneidade são marcas da nossa professora. Além, claro, da qualidade em ensinar e tocar ukulele.

Eu acredito, do fundo do meu coração, que a educação tem que ser leve, porque tem muita gente ensinando, e ensinar de um jeito chato bloqueia a cabeça da pessoa.

Confira a primeira aparição de Luana Mascari no Cifra Club:

Foi, inclusive, já como instrutora do canal que a musicista viveu um momento bastante emocionante. Ela própria conta:

Na pandemia, muita gente veio falar comigo que, graças às aulas e ao jeito leve de conversar, ficaram em pé durante esse primeiro pedaço inteiro que foi horrível, que a gente se trancou. Muita gente veio me agradecer. Sou muito, muito grata. Para mim, é a melhor coisa que rolou na vida inteira!

O trabalho autoral de Luana Mascari

Saindo um pouco das experiências como professora, vamos conhecer agora a Luana Mascari artista autoral. Em 2018, já com boa vivência nos palcos, acompanhando artistas e projetos pelo mundo da música, Luana gravou o DVD Ser Liberto, primeiro lançamento autoral.

Um ano depois, em 2019, venceu o Festival da Canção de Caraguatatuba. Na ocasião, foi premiada pela música Tudo Bem, que seria lançada como single no ano seguinte. Ouça a faixa:

De lá para cá, vieram vários outros singles, incluindo a destacável parceria com o cantor e compositor cearense Zé Guilherme na música Vento-Criança. Além disso, Luana lançou o EP Sem Filtro, em 2021.

Referências musicais

Luana Mascari é e sempre foi muito influenciada pela MPB e seus artistas históricos. Assim, desde criança, quando começou a tocar piano, ouve muito César Camargo Mariano, sua principal referência nas teclas.

Coincidentemente, o músico foi casado com Elis Regina, que é uma das cantoras que mais inspiram Luana com sua voz. Ademais, Maria Rita, filha de Elis, também não pode ficar de fora quando o assunto é inspiração vocal para a nossa professora.

Já no aspecto composição, Vanessa da Mata, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso são nomes de referência para Luana. Em resumo, para escrever músicas, ela puxa muito das influências da Música Popular Brasileira, tanto da velha quanto da nova geração.

Outras vertentes musicais que despertam o interesse da instrutora são o jazz, gênero que a influenciou bastante no piano, e o blues. Aliás, Luana tocou por muito tempo em uma banda de blues (Amplitude Valvulada), o que também foi importantíssimo para sua bagagem como musicista.

Falando propriamente de referências no ukulele, Luana Mascari tem uma lista completíssima com grandes ukers inspiradores. Inclusive, ela salienta a importância de ouvir profissionais do meio para quem quer tocar. Portanto, se liga só nos nomes destacados pela nossa professora:

  • Loide Leite
  • Jake Shimabukuro
  • Daniel Ho
  • João Tostes
  • Taimane Gardner
  • Aldrine Guerrero
  • Vinícius Vivas
  • Ohta San
  • James Hill

Dicas e recomendações da instrutora de ukulele do Cifra Club

Por fim, a querida Luana Mascari separou alguns conselhos para a galera que deseja ingressar no universo ukuleleiro. Confira:

A vida toda eu escuto ‘estou velha ou velho para isso’, ‘não tenho dom ou talento’… Eu acredito fortemente que não existe essa. Todo mundo que se dedica e gasta um tempo consegue. O maior conselho é: você consegue muito, é só querer e se disponibilizar para isso. Se está a fim, gaste meia hora por dia para escutar, estudar, entender outras referências, assistir pessoas tocando, entender a linguagem etc.

Ela também ressalta, claro, o curso de ukulele do Cifra Club Academy. As aulas geridas pela Luana são do jeitinho dela: eficientes, divertidas e leves! Conforme diz a própria instrutora, não tem desculpa para não aproveitar a oportunidade de estudar na nossa plataforma de ensino por um valor acessível.

Você vai aprender muita música! Tenha uma pastinha (online ou física) para organizar tudo que for aprender e não perder nenhuma música. Pensamos no melhor repertório didático e prático para você arrasar!

De fato, não tem erro! Agora que você sabe tudo sobre a instrutora de ukulele do Cifra Club, só falta se inscrever no curso para se tornar mestre no instrumento!

Foto de João Terra

João Terra

Estudante de Jornalismo, baterista e apaixonado por escrever, tocar, conhecer e ouvir música. Trabalha como editor de conteúdo do Blog do Cifra Club desde 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK