Cifra Club

Lemonade: Saiba tudo sobre o recém-lançado álbum de Beyoncé

O mundo da música parou neste final de semana: tudo porque Beyoncé lançou, ainda no sábado (23), seu tão esperado sexto álbum, “Lemonade”. E o trabalho é totalmente audiovisual, assim como o último disco: todas as dez faixas contam com um videoclipe especial e os assinantes da HBO norte-americana puderam ver tudo com exclusividade antes do lançamento oficial, em um programa especial que levou o mesmo título do álbum.

Porém, ainda não dá para empolgar muito: “Lemonade” foi lançado com exclusividade pelo Tidal e por enquanto só pode ser ouvido pelos assinantes do serviço de streaming – o que os fãs já esperavam, pois Beyoncé é sócia do site, junto com Jay Z, e lançamentos exclusivos do tipo são a grande estratégia de divulgação do serviço – vale lembrar que Kanye West lançou o seu “Life Of Pablo” da mesma forma.

Como Beyoncé já havia adiantado, o novo trabalho tem um forte conteúdo social e político – já perceptível no single “Formation“, lançado neste ano e que integra o disco. “Lemonade” ainda conta com as participações de Jack White, The Weeknd, Kendrick Lamar e James Blake em faixas distintas. Para conferir a lista de faixas e ouvir o novo álbum, acesse a plataforma Tidal.

Samples

Beyoncé usou samples de várias bandas como referência para as suas canções. Chama a atenção a faixa em parceria com Jack White, “Don’t Hurt Yourself”,  com sample de ninguém menos que Led Zeppelin (da música “When The Levee Breaks”). O disco também conta com samples da banda Animal Collective (de “My Girls“, na faixa “6 Inch”), Yeah Yeah Yeahs (de “Maps“, na faixa “Hold Up”) e Andy Williams (de “Can’t Get Used To Losing You”,também na faixa “Hold Up”), entre outros.

Título

O cunho social (especialmente em relação à mulher e ao orgulho negro) do álbum é perceptível já no título. O título “Lemonade” (limonada) faz referência à época da escravidão, quando acreditava-se que o suco de limão clareava a pele. O feminismo também é debatido nas faixas. No release oficial divulgado pelo Tidal sobre o álbum, lê-se que “Lemonade” é “baseado na jornada de autoconhecimento e cura de todas as mulheres”.

ITunes

Algumas fontes próximas à cantora adiantaram que “Lemonade” estará disponível também no Itunes ainda nesta segunda (25), de acordo com o site NME. Porém, o disco não deve estar disponível para ouvir em streaming, por conta da exclusividade do Tidal.

Veja abaixo trecho do vídeo de “Freedom”, que integra o álbum:

Fique de olho no Cifra Club News para mais informações sobre o “Lemonade”!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK