Aprenda os louvores mais tocados nas igrejas
Confira os mais lindos louvores para incluir no seu repertório!
A música gospel possui uma grande variedade de músicas, estilos e arranjos. Por isso, não existe uma lista oficial e definitiva dos louvores mais tocados.
O repertório gospel pode variar bastante entre denominações, regiões e até mesmo em uma mesma comunidade.
Ainda assim, algumas canções se destacam pela popularidade e pela presença constante nos cultos. Então, fizemos uma lista para você criar um repertório versátil e preparado para diferentes contextos de adoração!
Aprenda 5 louvores mais tocados nas igrejas
Nossa seleção reúne músicas muito conhecidas e frequentemente utilizadas em igrejas de diferentes tradições, mas é claro que há várias outras que poderiam fazer parte da lista.
Cada uma delas traz características próprias, seja pela harmonia, pelo ritmo ou pela mensagem. Vamos?
1. Tu És / Águas Purificadoras – FHOP
Entre os louvores atuais mais tocados, Tu És/Águas Purificadoras é uma ótima escolha para quem busca algo acessível.
A música utiliza 10 acordes e nenhuma pestana, o que facilita bastante para iniciantes.
Um detalhe interessante é o uso de várias inversões, como A/C# e D/F#, que dão mais movimento à harmonia.
Você pode observar também as tabs para os dedilhados, que ajudam a deixar a execução ainda mais rica.
A batida da versão simplificada é simples e constante, com um ataque para baixo no tempo forte e subdivisões no segundo e quarto tempos, usando batidas alternadas.
2. Bondade de Deus – Isaias Saad
Entre os louvores gospel mais tocados, Bondade de Deus, na versão de Isaías Saad, não pode faltar no repertório.
Uma das primeiras coisas a observar é que ela utiliza capo na segunda casa, o que ajuda a manter a sonoridade próxima à gravação original.
A música trabalha com 9 shapes diferentes. Em alguns trechos as mudanças de acordes acontecem mais rápido; por isso, é essencial ouvir bastante a canção para saber o tempo certo da troca.
Acompanhe o ritmo com a videoaula e observe como as batidas mantêm a levada envolvente, sem complicar a execução.
3. Atos 2 – Gabriela Rocha
Nessa versão de Gabriela Rocha, Atos 2 está no tom de Em, que se beneficia do uso de acordes com cordas soltas e tem um caráter mais solene.
Tendo só 5 acordes (Em7, C9, G, G9/B, D) — que aparecem em sequências repetitivas na introdução, nos versos e no refrão —, essa música é bem acessível e tranquila de aprender.
O ritmo será sempre o mesmo ao longo da música. Exceto no refrão, o padrão será tocado duas vezes em cada acorde.
4. Eu Navegarei – Harpa Cristã
Na versão completa de Eu Navegarei, você encontra as tabs para o solo de violão do início da música. Ele vai exigir algumas técnicas como ligados e palhetadas.
Os 9 acordes que aparecem na música são simples em sua maioria, mesmo quando tem notas suspensas como E4.
5. Preciso de Ti – Diante do Trono
Preciso de Ti, do Diante do Trono, é uma música bastante presente nos cultos e encontros de adoração.
Ela tem 12 acordes, incluindo algumas inversões que podem representar desafios, como Bm7/A, A/C# e E/G#.
Outro ponto importante é a batida, que exige atenção por ter uma levada mais trabalhada. E se você deseja aprender em detalhes, confira a nossa videoaula!
Aprenda violão gospel com o Cifra Club Academy!
Se você quer dominar os louvores mais tocados e expandir seu repertório de músicas gospel, o Curso de violão gospel do Cifra Club é a escolha ideal!
Nele, você aprende desde os fundamentos até técnicas específicas para tocar nos cultos, incluindo dedilhados, batidas e inversões que aparecem em canções populares.
Marco Teruel
Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.