Cifra Club

Aprenda as cifras dos 20 louvores mais tocados nas igrejas

Neste artigo, você confere dicas primordiais e facilitadoras para aprender a tocar no violão os louvores mais tocados!

O propósito de qualquer louvor é único: adorar a Deus. Além disso, algumas músicas acabam despertando a nossa curiosidade de como tocá-las, seja pelo ritmo, o arranjo ou a sequência de acordes construída. Por isso, hoje você vai aprender no violão os louvores mais tocados!

Leandro Soares tocando violão sorrindo olhando para o público em apresentação
O cantor Leandro Soares tem um de seus sucessos bastante tocado nas igrejas (Foto: Divulgação)

Essas canções, na maioria das vezes, pretendem alcançar um diálogo com Deus. Logo, quando essas músicas são tocadas na igreja, a experiência coletiva se eleva ainda mais. Sendo assim, preparamos uma seleção com as cifras dos 20 louvores mais tocados nas igrejas!

Portanto, se você pretende ampliar o seu repertório no violão e deixar seus louvores ainda mais bonito, fique ligado em cada dica que preparamos para você. É como diz aquela velha frase atribuída ao Santo Agostinho: “quem canta reza duas vezes”.

Quais são os louvores mais tocados?

Nossa lista é focada em quem já tem o mínimo de intimidade com o instrumento. Porém, ao longo do artigo, existem também músicas mais simples, assim como algumas mais avançadas. Mas a maioria delas está no nível intermediário.

Portanto, se liga nessa prévia das músicas que vamos aprender hoje:

  • A Ele a Glória
  • Deus é Deus
  • Em Teu Altar
  • Lugar Secreto
  • Nada Além de Ti
  • Ninguém Explica Deus

1. A Ele a Glória — Diante do Trono

O único acorde que merece uma olhadinha especial em A Ele a Glória é o D/F#. Os shapes de D2 e D4, apesar dos nomes pouco usuais, são bem tranquilos. Assim, com atenção na batida do violão, você já vai conseguir tocar essa música, que é um dos louvores mais tocados nas igrejas!

2. Deus É Deus — Delino Marçal

Confira com cuidado os acordes D7/F# e G4 em Deus É Deus. O primeiro pela digitação e o segundo porque é feito com uma meia pestana. Todos os outros são bem tranquilos, mesmo tendo nomes pouco conhecidos. Além disso, o solinho da introdução é bem fácil de tocar, mas exige as técnicas de slide e hammer on. Sendo assim, assista à nossa videoaula completa para pegar todos os detalhes da canção:

3. Faz Chover — Fernandinho

Em Faz Chover, há apenas um acorde que você precisa olhar com mais atenção: D9/F#. O restante dos shapes é super fácil de fazer, e provavelmente você já sabe como montar todos eles. Com certeza, essa é uma das músicas gospel mais fáceis de tocar no violão. Para ainda mais dicas, aproveite a nossa videoaula completa:

4. Nada Além de Ti — Thalles Roberto

Para tocar Nada Além de Ti, atente-se para quatro acordes: Bm7/11, D/B, D/E e E/G#. Eles contam com uma digitação peculiar, e por isso você precisa ter calma para aprender cada um. Ademais, além de um dos louvores mais tocados nas igrejas, essa música é uma boa oportunidade para aprimorar o seu dedilhado.

5. Oh, Quão Lindo Esse Nome É — Ana Nóbrega

Primeiramente, coloque o capotraste na 2ª casa do violão. O acessório vai facilitar muito a montagem dos acordes em Oh, Quão Lindo Esse Nome É. Além disso, a canção conta com um dedilhado bem legal na introdução. Verifique com atenção os shapes de F7M/C e G6 e veja a nossa videoaula para aprender todos os detalhes desse louvor:

6. Espírito Santo — Fernanda Brum

A introdução de Espírito Santo tem um dedilhado bem legal para você praticar. Embora possua 24 acordes, vários deles são bem tranquilos de montar. Por exemplo, os básicos A, B, Em e G. Ademais, temos uma videoaula completa onde você pode aprender o passo a passo completo da música:

7. Grande É o Senhor — Adhemar de Campos

Em Grande É o Senhor, o acorde E/G# merece atenção. Os outros, embora tenham nomenclaturas pouco conhecidas, não são difíceis de montar. Por fim, o andamento mais lento da canção facilita nas trocas de acordes. A nossa videoaula apresenta todos os detalhes dessa canção, que é uma ótima opção para você tocar na igreja:

8. Alívio — Jessé Aguiar

Em Alívio, os solos e dedilhados se destacam, sendo bons treinos de slide, hammer on e vibrato. Junto a isso, todos os 9 acordes são bem tranquilos de montar. Dúvidas? Segue a videoaula completa para você arrasar neste louvor:

9. Pai Nosso— Pedras Vivas

Pai Nosso conta com dois acordes que precisam ser olhados com cuidado: B/D# e F#/A#. Todos os outros são mais tranquilos de montar. O solinho da introdução também é fácil de tocar, incluindo a técnica de slide e executando uma nota de cada vez.

10. Não Pare — Midian Lima

A introdução de Não Pare é feita no piano, mas você pode facilmente tocá-la no violão em forma de dedilhado, usando a técnica de pull off. Em relação aos 22 acordes da cifra, vários deles apresentam uma digitação complicada. Por outro lado, também há shapes fáceis, como A, A9, E e F. Mas não se preocupe, pois com a nossa videoaula você pode aprender como montar todos eles:

Quer tocar várias outras músicas com muito mais facilidade? Então, você precisa conhecer o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Só Tu És Santo — Morada

Para tocar esse sucesso da banda Morada, coloque o capotraste na 2ª casa do violão. Os 8 acordes de Só Tu És Santo são fáceis, então não há com o que se preocupar. No entanto, uma olhada especial no shape de Em7(11)/B é importante. Mais uma vez, esse e os outros acordes estão em detalhes na nossa videoaula completa:

12. Aquieta Minh’alma — Ministério Zoe

Com apenas 4 acordes, a canção Aquieta Minh’alma é bem fácil de tocar. O shape menos usual é o de F#m11/C#. Apesar de não ter uma montagem super complexa, vale uma conferida com calma. A nossa videoaula vai te ajudar a tocar essa canção ainda mais rápido! Veja só:

13. Ressuscita-me — Aline Barros

Ressuscita-me possui 24 acordes no total. Por isso, estude cada shape com bastante calma. A música começa com um dedilhado legal de tocar. Para pegá-lo, você vai precisar das técnicas de hammer on e pull off. Assista à nossa videoaula completa para aprender a tocar esse sucesso da Aline Barros:

14. Pode Morar Aqui — Theo Rubia

Para tocar Pode Morar Aqui, a primeira coisa a se fazer é colocar o capotraste na 2ª casa do violão. Confira com atenção o shape de G4. Além disso, aproveite para praticar o dedilhado na introdução da música e o solo do meio da canção. Para complementar os estudos, acompanhe a nossa videoaula:

15. Todavia Me Alegrarei — Leandro Soares

Em Todavia Me Alegrarei, o capotraste aparece na 6ª casa do violão. Falando dos 7 acordes da cifra, D/F# e G7M são menos comuns, mas não necessariamente difíceis. Um bom desafio é aprender o solo, que aparece no meio da faixa. O mais importante é estudar com calma – para te ajudar, temos mais uma videoaula de um dos louvores mais tocados nas igrejas:

16. Em Teu Altar — Ministério Adoração e Vida

Todos os 6 acordes de Em Teu Altar são bem fáceis de montar: E, A, B, G#m, C#m e A9. No entanto, é importante se atentar para as trocas de acordes, pois às vezes elas são feitas no meio de um compasso. Por isso, ouça a música várias vezes antes de praticar.

17. A Casa É Sua — Casa Worship

Para tocar A Casa É Sua, coloque o capotraste na 1ª casa do violão. Isso vai ajudar bem na hora de montar as posições. Em relação aos acordes, dê uma olhada nos shapes de C/G e D4. Confira nossa videoaula e aprenda rapidamente a tocar esse louvor:

18. Em Teus Braços — Laura Souguellis 

Em Teus Braços tem 6 acordes. Os shapes que merecem uma olhadinha a mais são Em7 e F7M, mas nada de outro mundo. Aproveite a facilidade dos acordes para focar no dedilhado que aparece logo na introdução da canção. Na nossa videoaula, todos os detalhes da música são destrinchados. Confira:

19. Lugar Secreto — Gabriela Rocha

Antes de tocar Lugar Secreto pra valer, pratique os acordes F7M(9) e Dm7(9) separadamente. O primeiro aparece na 7ª casa, enquanto o segundo apresenta uma digitação não tão comum para iniciantes. Para qualquer dúvida que possa aparecer, conte com a nossa videoaula completa:

20. Ninguém Explica Deus — Preto No Branco

Confira com bastante paciência todos os 24 acordes de Ninguém Explica Deus. Em contrapartida, o dedilhado da introdução é super fácil de fazer, mesmo com as variações que aparecem ao longo da música. Aprenda de perto todos os shapes e outros detalhes na nossa videoaula:

Após ampliar seu repertório e desenvolver muitas técnicas no violão com os louvores mais tocados, é hora de aprimorar ainda mais as suas habilidades musicais. Para isso, o Cifra Club Academy é a melhor opção para você!

A nossa plataforma exclusiva oferece um curso de violão completo, para você evoluir no instrumento e aprender tudo sobre o universo do instrumento.

As aulas seguem um método pensado única e exclusivamente no seu desenvolvimento, e você pode acessá-las quando e de onde quiser (só precisa ter internet).

Tá esperando o que para turbinar seus estudos musicais?

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK