Cifra Club

As 7 principais marcas de guitarra

Atualmente, existe um grande número de marcas de guitarra disponíveis no mercado. Seja para iniciantes que ainda querem aprender como tocar ou para músicos já experientes, opções não faltam.

George Harrison tocando com uma Rickenbacker em show dos Beatles
O icônico beatle George Harrison usava uma clássica guitarra da marca Rickenbacker (Foto/Reprodução/Internet)

Mas não precisa ser muito entendido para notar que a maioria das marcas copia modelos de algumas clássicas que se tornaram icônicas. Com isso, hoje vamos falar sobre 7 das marcas de guitarra mais importantes para a indústria.

As marcas de guitarra: a gênese de modelos clássicos

Seja por estarem entre as primeiras fabricantes de instrumentos, seja por terem estado nas mãos de músicos talentosos, essas marcas ficaram na história. Muitos dos modelos citados aqui deram soluções para problemas práticos e foram inspiração para várias empresas futuras. Por isso, segue com a gente que vamos mostrar um pouco da história das principais marcas de guitarras!

Fender

Leo Fender era um técnico eletrônico que abriu sua primeira companhia consertando equipamentos como rádios, amplificadores de som e instrumentos musicais. Com o tempo, começou a notar uma série de problemas nos produtos que reparava e passou a desenvolver modelos próprios. Em 1946, resolve partir de vez para o ramo de instrumentos musicais e funda a Fender.

O primeiro modelo de guitarra elétrica produzido em massa foi a Telecaster (inicialmente batizada de Broadcaster). A ideia de seu criador era fazer uma guitarra barata, confiável e com bons timbres. Após algumas mudanças no projeto, com a inserção do tensor no braço e da separação do braço e do corpo, a Tele virou um sucesso de vendas.

Em 1954, chega ao mercado a Stratocaster, a guitarra que revolucionou o visual e o som do instrumento. Considerado extremamente versátil, o modelo ganhou o mundo nas mãos de músicos como Buddy Holly, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan e Eric Clapton. Até hoje, é a guitarra mais copiada do mercado.

Gibson

A Gibson foi fundada em 1902, apesar de seu criador, Orville Gibson, já produzir instrumentos desde 1894. Inicialmente uma construtora de mandolins, a Gibson logo começou a produzir violões e também criar seus primeiros modelos de guitarra semiacústica.

Mas foi durante a década de 1950 que a empresa criou seu produto mais reconhecível até hoje: o modelo Les Paul. Trata-se da primeira guitarra sólida da Gibson, que surgiu para competir com a Telecaster, da Fender. Construída para Les Paul, que figurava entre os músicos mais famosos da época, o modelo tinha no seu captador duplo ou humbucker (cancelador de ruídos) um dos seus diferenciais.

Este modelo de captador usava duas bobinas em conjunto para eliminar os ruídos. Como um efeito colateral, eles tinham uma saída mais alta, ou seja, mais volume. Em conjunto com os amplificadores valvulados da época, o modelo Les Paul começou a ser usado por rockeiros para criar distorções mais pesadas. Nas décadas de 70 e 80, a Les Paul já era a guitarra mais utilizada para sons pesados.

O modelo ficou famoso nas mãos de músicos como o próprio Les Paul, Jimmy Page, Gary Moore, Slash e vários outros. Demais modelos famosos da Gibson são a SG, Explorer, Flying V e a Firebird.

Ibanez

A Ibanez nasceu em 1908 com a Hoshino Gakki, divisão de instrumentos musicais de uma grande empresa japonesa. Nos anos 1930, a companhia começou a produzir violões clássicos utilizando o nome Ibanez Salvador, em homenagem ao luthier espanhol.

Na década de 60, diversas empresas asiáticas copiavam os modelos da Fender e da Gibson e vendiam opções mais baratas. Este período ficou conhecido, no mundo da guitarra, como lawsuit period (era dos processos judiciais), porque as empresas americanas começaram uma série de processos contra as cópias.

Depois de ser notificada, a Ibanez começou a se concentrar em criar modelos próprios com características únicas, surgindo assim as séries Ibanez JEM, Ibanez Universe e RG. Estes são modelos de Superstrat (que lembram a Stratocaster), com captadores mais pesados e a ponte flutuante. Ela permitia que os guitarristas mudassem a afinação da guitarra subindo e descendo vários tons ao manusear a alavanca.

Estes modelos logo caíram nas graças de guitarristas de metal, que procuravam sons mais pesados, instrumentos que permitissem tocar mais rápido e levar os efeitos sonoros ao extremo. Alguns usuários famosos de Ibanez são Steve Vai, Joe Satriani e Paul Gilbert.

PRS

Paul Reed Smith, fundador da PRS, começou a produzir guitarras no ensino médio. Conforme foi ganhando experiência, passou a fazer releituras de modelos clássicos com melhorias desenvolvidas. Algumas delas são novas dimensões do braço, angulação do headstock para melhorar a afinação e novos modelos de pontes.

Em 1984, Paul funda a sua companhia e, em pouco tempo, ganha reconhecimento de alguns guitarristas famosos, como Santana, que viram o potencial em seus instrumentos. Durante a década de 90, a PRS começou a se consolidar como fabricante de algumas das melhores guitarras do mercado. Modelos como a PRS Standart, a PRS Custom 22 e a Custom 24 ganharam palcos ao redor do mundo.

No início dos anos 2000, a PRS lança a série SE, guitarras produzidas na Coreia para baratear os custos, mas mantendo as principais características das americanas. Ela é uma das melhores avaliadas pela crítica, por conta de seu custo-benefício.

Confira uma guitarra PRS usada na prática, pelas mãos do mestre Alex Lifeson, guitarrista do Rush, que toca Time Stand Still e Presto:

Gretsch

Em 1883, o imigrante alemão Frederic Gretsch abre uma pequena companhia de instrumentos musicais no Brooklyn, em Nova Iorque. Dois anos mais tarde, Frederic faleceu, e a companhia ficou nas mãos de seu filho de 15 anos.

A partir daí, a Gretsch foi passando de geração em geração nas mãos da família de seu fundador, até conquistar seu lugar no mercado musical. Isso se deu, principalmente, com os modelos semiacústicos, como a Grestch White Falcon.

Nos anos 1960, a família acabou vendendo a companhia, por causa de dificuldades financeiras. Porém, em 1985, eles a adquirem novamente. Entre os usuários famosos da Gretsch estão Brian Setzer, Billy Gibbons, Dave Grohl e John Frusciante.

Rickenbacker

A marca fundada em 1931 por Adolph Rickenbacker e George D. Beauchamp tinha a proposta de fabricar apenas instrumentos elétricos. Após algum sucesso, mesmo tendo aberto a companhia na época da grande depressão, seus criadores venderam a marca para a companhia F.C. Hall. Com o aporte, a Rickenbacker conquistou novos mercados e ganhou o mundo ao aparecer com os Beatles.

Os modelos de guitarra semiacústica e de 12 cordas se tornaram icônicos. Entre os usuários da Rickenbacker, estão John Lennon, George Harrison, Pete Townsend, Tom Petty e Glenn Frey.

Yamaha

A Yamaha tem uma história tão rica quanto inusitada, fazendo sucesso na produção de instrumentos musicais, motos e até mesmo motores para barcos. A companhia foi fundada em 1887, quando produzia órgãos e pianos durante a Segunda Guerra Mundial. Suas fábricas foram utilizadas para a produção de maquinário para a guerra, como motores e outras peças.

Com o fim do período, a companhia continuou usando o seu potencial para atuar em diversos segmentos. Na década de 1960, entrou no ramo das guitarras elétricas e desenvolve o modelo SG (solid guitar), que é perigosamente parecido com a Gibson SG. Apesar disso, ganhou alguns usuários famosos.

A Yamaha também conquistou sucesso ao produzir algumas das melhores guitarras para iniciantes, com modelos da série pacífica.

Alguns dos usuários da Yamaha são Santana, Frank Gambale, Mick Jones, Kerry Livgren, Brian Robertson e Al McKay.

Mande as melhores marcas de guitarra para os amigos

Gostou do conteúdo? Então, que tal compartilhar com os seus guitarristas conhecidos? Assim, todos ficam sabendo um pouco mais sobre a história das principais marcas de guitarra.

Fique ligado nas próximas postagens do Cifra Club, amigo de cordas!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK