Cifra Club

Conheça os melhores baixistas brasileiros

Acompanhe, a seguir, uma lista com os 8 melhores baixistas brasileiros, verdadeiras inspirações das quatro cordas!

Arthur Maia tocando baixo
Arthur Maia é um dos nomes históricos do contrabaixo no nosso país (Foto/Reprodução/Internet)

Hoje o assunto terá baixaria! Trocadilhos à parte, neste artigo falaremos sobre alguns dos melhores baixistas brasileiros. Esses importantes músicos são muito importantes para o ritmo e para a história da música brasileira.

Se você curte o instrumento, acompanhe nossa lista para ter algumas referências e, por consequência, evoluir no contrabaixo!

Os 8 melhores baixistas do país

Abaixo, você vai conhecer 8 baixistas que se aventuraram em diversos estilos musicais com seus graves. Lembrou de algum que certamente não poderia faltar nessa lista? Venha conferir e saber mais sobre esses astros!

Nico Assumpção

O paulistano Nico Assumpção iniciou seus estudos de contrabaixo aos 16 anos, por influências do pai, que também tocava o instrumento. Nico fez parte de um marco para a música ao lançar o primeiro LP de contrabaixo solo do Brasil, em 1981.

Ele se tornou um artista renomado e participou de mais de 400 discos de diversos artistas, como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros. O baixista também era acadêmico: lançou o livro didático Bass Solo em 2000 e desenvolveu métodos.

Aos 46 anos, em janeiro de 2001, Nico partiu e deixou um enorme legado de seu talento e criatividade em improvisações.

Luizão Maia

Fera do contrabaixo no samba e no jazz, Luizão Maia se destacou entre músicos nacionais e internacionais. E, falando em samba, uma de suas características era fazer o baixo soar como um surdo!

Luizão foi muito requisitado para gravações e acompanhou vários artistas durante sua carreira. Com Elis Regina, por exemplo, foram 13 anos de estrada, além de participar de shows e gravações de Djavan, Tom Jobim, Lee Ritenour, George Benson e outros.

Arthur Maia

Sobrinho de Luizão Maia (o sobrenome não é coincidência), Arthur ganhou seu primeiro contrabaixo justamente do tio, ainda quando era adolescente. E logo o jovem foi ganhando reconhecimento e se tornando requisitado por grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Lulu Santos e outros. Como solista, demonstrou todo seu talento como compositor em dois álbuns de estúdio.

Com grande versatilidade musical, Arthur se aventurou, com maestria, em outros estilos. Foi um dos precursores do jazz brasileiro, integrou uma banda de pop e passou também pelo funk. Ele também fazia arranjos e atuava como produtor musical.

Paulo César Barros

O carioca Paulo César Barros iniciou sua carreira quando ele e seu irmão, Renato Russo (sim!), criaram a banda Renato e Seus Blue Caps, nos anos 60. As canções Feche Os Olhos e Não Me Diga Adeus Jamais foram um dos sucessos do grupo.

Com muito talento e autenticidade, o baixista percorreu diversos estilos e acompanhou grandes artistas nacionais e internacionais. Ele fez parte da história de Roberto Carlos de 1962 a 1981 e participou de todos os discos de Raul Seixas.

Celso Pixinga

Ícone da técnica de slap, considerado um dos mais rápidos do mundo, Celso Pixinga com certeza não poderia ficar de fora da lista! Com todo seu talento e versatilidade, acompanhou dezenas de artistas nacionais e internacionais, como Gal Costa e Gonzalo Rubalcaba.

Para além dos palcos, Celso Pixinga também atua na área da educação. Ele iniciou sua carreira acadêmica em 1987, dando aulas de contrabaixo. Atualmente, é professor e coordenador do Instituto de Baixo e Tecnologia na escola de Música e Tecnologia.

Champignon

Eterno integrante da banda Charlie Brown Jr., Champignon é considerado um dos melhores baixistas brasileiros de todos os tempos. Com um talento digno de premiação, ele foi eleito o melhor baixista do país pelo VMB da MTV Brasil por três vezes. Além disso, por duas vezes, foi escolhido o melhor instrumentista pelo Prêmio Multishow.

Com apenas 12 anos ele já fazia parte da banda Whats’ Up, onde trabalhou com o eterno Chorão pela primeira vez. Pouco tempo depois, iniciou sua carreira no Charlie Brown, onde fez história criando suas famosas linhas de baixo cheias de atitude.

Infelizmente, a carreira de Champignon começou e terminou muito cedo. Ele partiu em 2013, com apenas 35 anos.

Luis Mariutti

Eleito o melhor baixista brasileiro por 12 anos consecutivos, e um dos melhores do mundo pela revista Burrn!, Luis Mariutti é uma referência para a música. Ele fundou a banda Angra e já realizou mais de 1500 shows ao redor do mundo!

O metaleiro já participou de grandes festivais e gravou com produtores como Chris Tsangarides e Roy Z. Atualmente, Luis Mariutti segue a carreira como baixista das bandas Dirty Dogz, Sinistra e Shaman.

Sizão Machado

Reconhecido no Brasil e no mundo, o contrabaixista Sizão Machado é também compositor e arranjador. Criador de seu próprio método e linguagem musical, ele já acompanhou diversos artistas nacionais e internacionais, como Chico Buarque, Chet Baker, Djavan, Paul Winter, entre muitos outros.

Com estilo único e toques de harmonizações “violinísticas”, o talento de Sizão passou a ser inconfundível. Como contribuição acadêmica, em 2010 ele lançou o livro didático Contrabaixo Brasileiro, trazendo transcrições de suas próprias linhas de baixo.

Esses são apenas alguns caras que são referências da música brasileira de diferentes estilos e repertórios. Seria difícil listar todos os talentos do groove existentes no nosso país, não é mesmo? Então, compartilhe com a galera das cordas para mais gente conhecer alguns dos melhores baixistas brasileiros!

E se você é apaixonado(a) pelo contrabaixo e gostaria de se aprofundar nesse instrumento fascinante, venha para o Cifra Club Academy e fique craque nos graves! Afinal, depois de tanta inspiração, nada como cair na grooveria!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK