Cifra Club

As 20 melhores cifras de MPB para tocar

Procurando aumentar seu repertório? Te daremos as melhores cifras para você aprender a tocar clássicos da MPB no violão!

Muito provavelmente, em algum momento da sua jornada com o violão, você vai procurar por canções da MPB para tocar. Então, viemos aqui elencar algumas delas, com toda a riqueza que o violão brasileiro apresenta. Seja para o seu aprendizado musical, seja para o aumentar o repertório do seu show, confira com a gente as melhores cifras de MPB!

Nando Reis tocando violão em show sentado em frente ao microfone e olhando feliz para o público
As cifras de MPB são únicas e queridas por toda a galera do violão (Foto: Divulgação)

A história da MPB tem do balanço do samba às harmonias rebuscadas da bossa nova, a influência do rock, o groove do forró e muito mais. Nesse sentido, este artigo abrange tanto músicas de MPB com cifras simples quanto com cifras mais complexas.

Cifras de MPB mais tocadas no violão

Se liga em algumas das melhores cifras de MPB que você vai aprender hoje:

  • Ainda Bem
  • João e Maria
  • Aquarela
  • Garotos II
  • Trevo (Tu)
  • Eu Te Devoro
  • Fico Assim Sem Você
  • Sozinho

Vamos às dicas?

1. João de Barro – Maria Gadú e Leandro Léo

Se liga na introdução de João de Barro, que exige as técnicas de hammer on, pull off e slide, como você pode ver na nossa tablatura. Ademais, com um dedilhado entre as estrofes, os 7 acordes da canção são fáceis de montar: C#m, B, A, A9, C#m7, B4 (esse é o mais complicadinho) e A5(9).

2. Naquela Mesa – Nelson Gonçalves

Nesse clássico, a batida é de samba-canção, ou seja, um toque no bordão e dois ataques nos acordes. Aliás, Naquela Mesa tem 8 acordes no total, incluindo 3 pestanas e shapes mais difíceis. Por outro lado, a música apresenta trocas de acordes lenta, o que facilita. Porém, o ritmo exige atenção, já que tem elementos do samba.

3. Borbulhas de Amor – Fagner

Borbulhas de Amor está no tom de Si menor e conta com capotraste na 2ª casa. Assim, você vai fazer os shapes de forma mais simples. São 5 acordes que predominam na maior parte da música e outros 5 que aparecem pontualmente, como acordes de passagem ou na parte especial. Entre eles, o shape de E/G# pede um pouquinho mais de treino. Por fim, a batida tem influências de ritmos latinos, e o ideal é tocá-la com os dedos.

4. Ainda Bem – Marisa Monte

Outro sucesso entre as músicas de MPB, Ainda Bem reveza toques para baixo e para cima, com uma batida bem ligada ao violão latino. A afinação é o famoso Drop D, onde a corda Mizona fica um tom abaixo, em Ré. Nesse sentido, a maioria dos 5 acordes da música são simples. O único que exige uma atenção maior é o shape de Bb/D.

5. Amiga da Minha Mulher – Seu Jorge

É hora de transformar o violão em um cavaquinho! Com a batida rítmica do samba, Amiga da Minha Mulher pede agilidade na troca entre os 7 acordes. Alguns deles são mais complicadinhos, incluindo sétimas, nonas, quintas, baixos etc. A estrofe reveza Dm7(9), Em e Am7(9). Já a partir do pré-refrão, temos G7(13), C7M, F7M e Bm7(5-) e o acorde de preparação A7/C#.

6. Garganta – Ana Carolina

Uma das cifras de MPB mais tocadas, Garganta traz a batida rock, com power chords e um palm muting que contribui bastante para o ritmo. A música possui 10 acordes, e no refrão temos um dedilhado. Haja palheta para essa batida, que é bem rápida! Além disso, se ligue nos shapes de D5+/F#, Bb7M/F e Em7(5-).

7. João e Maria – Chico Buarque

João e Maria é marcada por um toque no bordão e dois nas demais notas de cada acorde. Com uma batida de valsa, a canção reveza em três partes entre seus 28 acordes. Apesar de incluir formas básicas, como A7, Am, C e Em, vários deles apresentam shapes complexos, como A7/C#, F#m7(5-), Bm7(5-), Gm6/Bb e Am9.

8. Telegrama – Zeca Baleiro

Uma das músicas de MPB preferida dos violeiros, Telegrama começa com uma batida que mistura groove e dedilhado, que se repete em outras estrofes. A partir do pré-refrão, a dinâmica vai crescendo até chegarmos ao famoso ritmo pop rock. Quanto à harmonia, temos 5 acordes, algumas pestanas, mas nada muito difícil.

9. Boa Sorte/Good Luck – Vanessa da Mata

Com uma deliciosa batida que mistura o soul estadunidense com o pop brasileiro, Boa Sorte/Good Luck combina tanto com cordas de nylon quanto com violão de aço! 4 dos 5 acordes da cifra são feitos com pestana – inclusive o A, que aqui é montado na 5ª casa. O único shape sem o fundamento é o E. Por fim, o solo da música conta com as técnicas de slide, vibrato, pull off, hammer on, bend e release.

10. Aquarela – Toquinho

Esse lindo clássico traz a batida característica da MPB tradicional, que usa os dedos para tocar os acordes, de forma bem rítmica. Apesar de ter 11 acordes (nenhum com pestana), a harmonia de Aquarela é super intuitiva, baseada na sequência das notas da escala de Sol maior. A troca entre esses shapes é um pouco rápida, então treine bastante. Ademais, se ligue nos acordes que se repetem, mas com baixos em notas diferentes.

É iniciantes no violão e está sentindo a necessidade de aprimorar suas técnicas no instrumento? Então, confira o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Garotos II – Leoni

Com uma batida nas cordas abafadas para marcar o ritmo e tocada com os dedos, Garotos II é marcada pelas características das músicas de MPB. Entre os seus 15 acordes, os shapes de Bm7M, E/G# e Em/G são os que vão te exigir mais.

12. De Janeiro a Janeiro – Roberto Campos e Nando Reis

De Janeiro a Janeiro possui acordes relativamente tranquilos em sua maioria. Ademais, a música traz durante toda a harmonia acordes de preparação – aqueles que “anunciam” as mudanças na faixa. Dessa forma, atente-se para o A9 após o A, o D5(9) depois do D, o B5(9) em seguida do Bm e o E4 logo depois do E.

13. Trevo (Tu) – Anavitória e Tiago Iorc

Graças ao capotraste na 3ª casa, os 5 acordes de Trevo (Tu) são tão fáceis de fazer que você vai se surpreender! Para montá-los, você só vai precisar de, no máximo, um dedo em cada shape – para o Em7, basta tocar as cordas soltas. Na mão rítmica, faça uma levada que lembra a de forró: um toque para baixo e dois para cima.

14. Eu Te Devoro – Djavan

Uma das cifras de MPB mais tocadas, Eu Te Devoro conta com shapes um pouco diferentes dos mais básicos, mas que são tranquilos de fazer. Entre os 10 acordes, destacamos os 2 mais complicadinhos: B9/A e G7M. A batida evidencia as marcações dos compassos 4/4 de forma groovada.

15. Fico Assim Sem Você – Adriana Calcanhotto

Um toque para baixo no bordão, outro nas demais notas das tríades. Aí está o balanço do ritmo de Fico Assim Sem Você, que utiliza a batida básica da MPB ao longo de seus 8 acordes. Aliás, eles são feitos com capotraste na 1ª casa, e o único shape menos usual é o de .

16. Velha Infância – Tribalistas

A sequência F#m – Bm – E se repete por toda Velha Infância. Já a batida, apesar da inspiração latina, segue o andamento 4/4. Toque com os dedos e tente manter o tempo, para não ralentar a canção.


17. Por Onde Andei – Nando Reis

Apesar da sequência de acordes que aparece em várias canções (C – G – Dm – F), Por Onde Andei começa com uma dedilhado na palheta que pede um treino dedicado. A partir da segunda estrofe, outros acordes são incluídos, e a clássica batida pop rock, que combina com o violão aço, impera na música.

18. Trem-Bala – Ana Vilela

O dedilhado de Trem-Bala é rápido, mas as trocas de acordes são lentas. Com o capotraste na 2ª casa, os 3 acordes da canção ficam bem mais fáceis de fazer. Ela começa no dedilhado, mas é bom aumentar a dinâmica à medida que a canção vai crescendo.

19. Chão de Giz – Zé Ramalho

Chão de Giz é um exemplo do que as melhores cifras de MPB têm de bom! Recomendada para o violão com cordas de aço, a canção tem 9 acordes e uma levada tocada com palheta. A harmonia segue a tradicional sequência decrescente de Sol maior, e as trocas de acordes não são um problema.

20. Sozinho – Caetano Veloso

Revezando toques nos acordes com dedilhados, Sozinho tem rápidas trocas entre seus 19 acordes. Além do mais, concentre-se nos shapes de A7/C#, B7(4), Em7(9) e G7M, pois são os mais complicados. Com ritmo fluido a serviço da melodia cantada, a canção pede dinâmica para que o violão sirva de cama para o vocal.

Agora que você aprendeu a tocar as melhores cifras de MPB no violão, que tal aprofundar seus conhecimentos nesse belo instrumento? Então, se liga no curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma, você conta com um aprendizado de primeira e instrutores dedicados a te ajudar a evoluir. Além disso, os benefícios de fazer parte do Cifra Club Academy incluem:

  • Acesso a todos os cursos da plataforma com apenas uma assinatura (são mais de 10);
  • Estudar de onde e quando quiser (basta ter internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo exclusivo no Telegram;
  • Padrão Cifra Club de qualidade de ensino musical;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro.

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK