Cifra Club

Toque violão com as melhores cifras de músicas da MPB

Seja na festa, na praia com amigos ou praticando em casa, é sempre bom ter em mãos algumas cifras de músicas da MPB. Nesse sentido, a Música Popular Brasileira é recheada de possibilidades e variedades.

Lenine escreveu algumas das melhores cifras de músicas MPB
Lenine escreveu várias músicas perfeitas para ouvir e tocar no violão (Divulgação/Rogério Von Kruger)

Agora você vai poder escolher as faixas que mais se adaptam ao seu estilo, e garantir o sucesso no violão. Se liga na lista a seguir!

As melhores cifras de músicas da MPB

Aquelas músicas mais tocadas em barzinhos ou aquelas mais antigas? Esta lista vai misturar tudo. Portanto, de um jeito ou de outro, você vai encontrar uma que combina com cada ocasião!

Como Nossos Pais – Belchior

Começando por um clássico, essa canção do Belchior também foi gravada por Elis Regina. Ambas as versões fazem parte da memória brasileira. 

A cifra é de nível intermediário. Para tocar Como Nossos Pais na versão Belchior, são 8 acordes com possibilidade de uso do capotraste ou não. Se você optar pelo acessório, o tom é Fm; mas, se preferir não usá-lo, é só subir dois semitons. Já a versão da Elis é ainda mais elaborada: nada menos que 18 acordes!

Geni e o Zepelim – Chico Buarque

Uma história que atravessa gerações, é a da Geni e o Zepelim. Um dos grandes clássicos de Chico, é uma cifra mais avançada com arranjos característicos. Pode exigir um pouco mais de você, mas com prática a perfeição vem!

São diversos acordes, muitos deles em sétima. Os dedilhados são um ponto de atenção para soar parecido ao original, bem como o cuidado com a mudança de ritmo entre versos e refrão. Mas não tema, temos uma vídeo aula completa para ajudar:

La Belle De Jour – Alceu Valença

La Belle De Jour é aquela música que evoca imagens de praia, calmaria e romantismo. Trazê-la para seu repertório é um favor que você faria a si mesmo na hora de tocar cifras de músicas da MPB.

O dedilhado aqui é importantíssimo, então vale o treino! O ritmo pode ser um pouco difícil de pegar no começo, mas depois vem naturalmente. Não são muitos acordes para completar o aprendizado. Dá uma olhada na aula completinha:

Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores – Geraldo Vandré

A MPB sempre foi lugar de resistência, sobretudo na época da ditadura militar. Este é um dos maiores hinos que saíram desse período sombrio.

Prá Não Dizer Que Não Falei Das Flores também é uma das cifras mais simples, fáceis de ser aprendida e reproduzida. São apenas dois acordes e uma sequência de batida: cima, baixo, cima, baixo.

Chega De Saudade – João Gilberto

Agora, se você quer se desafiar, voltamos para cifras mais complexas! Chega De Saudade é um clássico da MPB na voz suave de João Gilberto, assim como também é conhecida na versão original de Tom Jobim.

Essa é uma ótima oportunidade de treinar aquelas entrenotas escondidas, chamadas de “ghost note”, que são observadas na intro. Não se preocupe muito com a dificuldade: o estudo de cada parte da canção ajuda a separar e entender os padrões. Para isso, dá uma olhada nessa videoaula abaixo:

Travessia – Milton Nascimento

Não dá para falar de cifras de músicas da MPB sem mencionar Milton Nascimento. Travessia é o exemplo perfeito das origens desse estilo tão nosso, diferente de todos os outros que eram escutados até então (meados de 1960).

Aqui também temos uma cifra de nível intermediário, com alguns momentos desafiadores, especialmente nas mudanças entre acordes. Abaixo, você confere uma videoaula completa:

Amor I Love You – Marisa Monte

Feche os olhos e seja levado de volta para a mudança dos anos 90 para os anos 2000. É a sensação que Marisa Monte traz com Amor I Love You. A MPB seguiu firme para o novo milênio através de vozes como a dela, considerada uma das maiores cantoras brasileiras.

A cifra nessa faixa vem com acordes simples. A batida é consistente, o que facilita a acostumar os dedos e pegar o ritmo. É uma música gostosinha demais e boa de treinar!

Fico Assim Sem Você – Adriana Calcanhotto

Por falar nos anos 2000, Fico Assim Sem Você foi um sucesso estrondoso na voz de Adriana Calcanhotto, apesar de ser da dupla Claudinho e Buchecha. Taí uma música que, quando você tocar, pode ter certeza que todo mundo vai acompanhar.

O tom usado na versão da Adriana é Si Bemol, o que pode ser alcançado com o uso de um capotraste na primeira casa. Você também pode adaptar para acompanhar a sua voz, ou apenas trabalhar com o tom sem capo, conforme é explicado na videoaula a seguir:

Hoje Eu Quero Sair Só – Lenine

Lenine é um excelente cantor da MPB, bem como é o responsável por inúmeras composições do gênero. Das que ganharam o Brasil em sua própria voz, Hoje Eu Quero Sair Só talvez seja a mais lembrada.

A melhor maneira de aprender a faixa é seguindo a versão acústica, de forma que o violão sustente tudo sozinho. Assim, você toca cada nota e depois, se quiser, consegue elaborar para uma versão mais rock, como Lenine curte fazer em suas músicas. Pega só:

Dona Cila – Maria Gadú

Agora, entramos na fase da chamada “nova MPB”. Não que novos artistas ocupem o lugar dos mais velhos — na verdade, não é incomum vê-los se apoiando frequentemente. Maria Gadú é um dos nomes que ganhou destaque na última década.

Dona Cila é um exemplo de emoção e ótima opção dentre cifras de músicas da MPB. Os acordes são simples, com poucas pestanas, e o ritmo também. Ideal para iniciantes, mas também bom para treinar dedilhados.

Açúcar Ou Adoçante? – Cícero

Cícero é mais um que vem ocupando uma boa posição na “nova MPB”. Açúcar Ou Adoçante é um de seus maiores sucessos e apresenta um estilo agridoce; tons baixos e um refrão estrondoso.

A cifra original pode ser um pouco complicada para quem não está acostumado com sustenidos, bemóis e suas variações, mas há também a versão simplificada. De qualquer maneira, mantenha-se na batida à la Bossa nova que leva a música inteira!

Zero – Liniker

Para fechar com uma voz de ouro, temos Zero, da Liniker. Ela se tornou popular por alcançar timbres incríveis e incorporar elementos de soul, blues e R&B às suas canções.

Zero é seu primeiro grande sucesso, e não possui muitos acordes, apesar de todos serem tocados em sétima. Para seguir a versão acústica, é só tocar meio tom abaixo.

Este post foi, ao mesmo tempo, uma lista de cifras de músicas da MPB e uma sequência de exemplos de gente que não pode faltar na sua playlist. Esperamos que tenha gostado, e não se esqueça de compartilhar o link deste artigo com a galera que curte o que há de melhor da nossa cultura.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK