Cifra Club

4 DAWs gratuitas pra você começar a gravar hoje mesmo!

Quando se está começando a montar um home studio, um dos maiores empecilhos são os preços dos equipamentos. Interfaces de áudio, controladores MIDI, monitores de referências, microfones… tudo muito caro. Por isso, pensamos nesse conteúdo sobre DAWs gratuitas. Afinal, pelo menos com software dá pra economizar.

Logic Pro X não está entre as DAWs gratuitas
A bem conceituada DAW Logic Pro X tem sua versão “enxuta” e gratuita (Foto/Internet)

Pensando no produtor musical iniciante, escolhemos programas de gravação excelentes disponíveis para download legal e gratuito. Lembrando que todas as DAWs tem a mesma lógica e o mesmo fundamento, o que varia de uma para a outra é a interface e o workflow.

Em síntese, se você sabe mixar bem em um programa, saberá em qualquer outro, bastando apenas uma pequena curva de aprendizado.

O que é uma DAW?

Antes de mais nada, uma DAW é um programa de gravação, uma espécie de estúdio em formato software. O nome DAW é a sigla em inglês de Digital Audio Workstation; ou, em tradução livre, estação de trabalho para áudio digital.

Em síntese, essa estação de trabalho deve oferecer algumas das principais funcionalidades necessárias em um processo de produção musical, tais como:

  • gravação e edição de áudio em múltiplos canais separados;
  • gravação e edição de trilhas MIDI para sintetizadores e instrumentos virtuais;
  • mixagem das faixas com plugins de efeitos;
  • automação de volume, panorama e outros parâmetros;
  • masterização de trilhas.

Em todos os programas listados neste artigo, é possível fazer gravações de alta qualidade. Em outras palavras, com essas opções freeware já você consegue começar a se familiarizar com o trabalho de produção musical e suas principais etapas.

As melhores DAWs gratuitas

Ah… só lembrando que esta lista não é um compilado de versões limitadas de softwares pagos. Ao contrário, escolhemos DAWs totalmente gratuitas nas quais você poderá, de fato, acessar todas as funções.

1. BandLab

Essa é uma opção pra curte mobile, usa o sistema Android e gostaria de incluir o celular no seu processo de produção musical. Nesse sentido, o BandLab é mais que uma DAW, mas uma plataforma pra produzir música no smartphone e no computador.

BandLab, uma das DAWs gratuitas mais completas do mercado
BandLab é uma DAW que funciona bem no smartphone e no computador (Imagem/Divulgação)

E, pasmem… ele roda no navegador de internet. Isso mesmo, a tecnologia avançou ao ponto de você conseguir gravar trilhas de áudio e MIDI direto na nuvem e colaborando à distância com outros produtores.

A proposta é revolucionária e, para o básico, funciona bem. Tanto a versão em app Android quanto a versão para navegador têm ferramentas simples de edição e mixagem. No entanto, você terá uma biblioteca de loops, sintetizadores e samples para criar beats e muito mais.

De toda forma, não é possível carregar instrumentos virtuais e VST’s de terceiros, o que torna a ferramenta a mais limitada dessa lista.

Mas não deixa de ser uma boa opção pra registrar suas ideias musicais e trabalhar nelas depois em uma DAW mais robusta. Aliás, um projeto começado no BandLab pode ser continuado sem maiores problemas no Cakewalk, que é mais completo.

Então, o melhor jeito de usar essa ferramenta é mesmo pra registrar ideias, linhas de violão e voz, guias, rascunhos de composições e arranjos.

2. Reaper

É inacreditável como o Reaper consegue ser tão fantástico sendo um software tão leve, apenas 14 MB. Além disso, ele é todo customizável: você pode até aplicar skins pra deixar a interface parecida com outras DAWs.

O curioso é que, na verdade, ele não é gratuito. No entanto, o software permite que você o continue usando pra sempre, mesmo se não quiser comprar a licença — que é bem baratinha, por sinal.

O único problema é que ele não traz instrumentos virtuais, loops ou VSTs mais parrudos. No entanto, isso se resolve, pois, o software é totalmente compatível com plugins de terceiros e permite seu uso sem restrições. Fora isso, você tem um sistema de gravação, edição, roteamento de sinal, MIDI e muito mais.

Portanto, você pode montar um sistema massa baseado nele, adicionando seus VST’s e instrumentos virtuais. Aliás, existem muitos plugins gratuitos de qualidade. Uma breve pesquisa no YouTube e você fica ligado na quantidade de ferramentas que pode adicionar ao seu Reaper, pagando zero reais. Fica a dica!

Outra vantagem desse programa é que muita gente no Brasil é entusiasta dele. O grande produtor Paulo Anhaia, por exemplo, usa o Reaper em seus cursos e aulas no YouTube. Então, fica fácil você achar tutoriais e dicas sobre essa DAW em português.

3. GarageBand

Ouso dizer que, das DAWs gratuitas disponíveis no mercado, Garageband é mais divertida. No entanto, tem uma galera que não entende o conceito e pensa que o programa parece ser “de brinquedo”.

GarageBand, uma das melhores DAWs gratuitas
O GarageBand parece um videogame, mas é uma DAW bem completa (Reprodução/Site Oficial)

Em primeiro lugar, estamos falando de uma versão mais enxuta do Logic Pro X. O que quer dizer que você já terá um gostinho do que é trabalhar numa das DAWs mais completas do mercado.

Em segundo lugar, e mais importante, o GarageBand tem uma biblioteca incrível de instrumentos virtuais, loops e plugins nativos. E dentre essas diversas ferramentas, poderíamos destacar, por exemplo, o Amp Designer e o Drum Kit Designer. Isso tudo pra dizer que o Garageband é sim DAW pra gente grande, viu?!

Amp Designer, um dos recuros disponíveis em algumas DAWs gratuitas
Tenha um arsenal completo pra gravar guitarra com o Amp Designer (Imagem/Divulgação)

Com o Amp Designer você consegue tirar praticamente qualquer som de guitarra e de contrabaixo. Dessa forma, o plugin oferece uma suíte completa de gabinetes, caixas, microfones e pedais pra você montar o seu timbre e gravar.

Já o Drum Kit Designer é um plugin VSTI com vários kits fantásticos de bateria pra você escrever suas linhas no piano roll. Ademais, é possível conectar uma bateria eletrônica gravar trilhas MIDI com esses samples ou usar um dos bateristas virtuais do GarageBand.

Ferramenta Drummer, do GarageBand, uma das melhores DAWs gratuitas
Conheça seu baterista robô particular com a ferramenta Drummer, do GarageBand (Reprodução/Site Oficial)

Isso mesmo, essa DAW tem uma ferramenta incrível chamada Drummer, que é uma inteligência artificial que cria takes de bateria pras suas produções. A ferramenta é uma interface de criação de beats e drum tracks por automação de software. Além disso, a interface possibilita guiar o bot batera escolhendo parâmetros de execução durante a criação das trilhas.

O único problema é que o GarageBand está disponível exclusivamente para usuários de computadores e gadgets da Apple.

4. Cakewalk by BandLab

Essa e a versão atual do Cakewalk Sonar, lembra dele? Trata-se de um dos programas mais antigos de gravação.

O Cakewalk by BandLab, em contraste com o Garageband, é exclusivo pra Windows e entre as opções gratuitas pra essa plataforma é a mais completa. Dessa forma, oferece instrumentos virtuais e plugins VST ótimos. Além disso, com a função Pro Chanel, esse software oferece simulações fantásticas de equipamentos analógicos em cada track do painel de mixagem.

Cakewalk by BandLab, uma das DAWs gratuitas mais completas do mercado
Os recursos da DAW Cakewalk by BandLab possibilitam produções grandiosas (Reprodução/Site Oficial)

Ademais, você pode usar plugins de terceiros, gravar e editar áudio e MIDI, mixar e masterizar profissionalmente seus sons com ele.

Espero que você tenha curtido esse conteúdo fresquinho sobre DAWs gratuitas. Então, não se esqueça de compartilhar esses toques com seus amigos que também querem ficar feras na produção musical!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK