Cifra Club

Músicas do Péricles: as melhores pra tocar no violão

Péricles é um dos protagonistas de toda a história do pagode. Com uma carreira consolidada, o cantor fez parte do grupo Exaltasamba, um dos mais influentes do gênero. Marcando gerações, as músicas do Péricles continuam fazendo grande sucesso.

Cantor Péricles de frente para holofotes de luz
Péricles é voz do samba, do pagode, da música, do amor e da cultura popular (Foto/Divulgação/Bruno Fioravante)

Mesmo seguindo carreira solo, o artista acumula milhões de visualizações nas plataformas digitais e sabe o caminho do sucesso. Lançou dois DVDs e quatro CDs que tiveram grande aceitação pelo público, se mantendo entre os artistas mais ouvidos do Brasil.

Atualmente, o cantor administra a própria carreira e continua muito bem sucedido. Apesar da quarentena, com o cancelamento de shows, Péricles soube se reinventar, agregando ainda mais fãs. Lançou músicas, resgatou clássicos do pagode e até fez documentário. Além disso, mostra sua versatilidade em participações com Liniker, Marília Mendonça e Baco Exu do Blues.    

Para conhecer um pouco mais sobre seus quase 30 anos de estrada, e as obras desse ícone da música brasileira, continue por aqui!

As melhores músicas do Péricles para tocar e cantar hoje

Quem nunca sofreu de amor com as músicas do Péricles? Sua voz inconfundível já embalo momentos de alegria e de dor de cotovelo de muita gente por aí. Nesse sentido, montamos uma lista com as melhores canções do cantor.

As músicas do Péricles fazem parte do cotidiano do povo brasileiro
As músicas, a voz e o talento de Péricles clareiam até o mais escuro dos dias (Foto/Divulgação/Bruno Fioravante)

As músicas estão organizadas por dificuldade. Em outras palavras, a começa com músicas mais fáceis e, por consequência, evolui para canções mais complexas.

Melhor Eu Ir

Melhor Eu Ir é uma das músicas do Péricles mais famosas. Está no álbum Feito Pra Durar, primeiro trabalho de estúdio da carreira solo dele. Além disso, a faixa já tem mais de 120 milhões de visualizações no YouTube e é um hino do pagode sofrência.

Você vai precisar de oito acordes para tocar a versão simplificada dessa música, que está no tom de Mi Maior. Ela é tocada com um ritmo de samba e você não vai encontrar muita dificuldade nas trocas entre os acordes.

Até Que Durou

Lançada em 2018, no álbum Em Sua Direção, Até Que Durou virou sucesso imediato. Dessa forma, o clipe oficial já foi visto por mais de 200 milhões de pessoas. A letra romântica foi composta por BG.

A música tem alguns solos no início e em algumas partes durante a letra. Se você quiser tocar essa canção no violão, os acordes não são muito complexos. Por isso, é uma boa música do Péricles para tirar ainda hoje.

Tô Achando Que É Amor

Tô Achando Que É Amor já foi reproduzida mais de 14 milhões de vezes no Spotify. Foi lançada no ano passado, primeiramente em um EP, e posteriormente batizou um álbum maravilhoso.

O refrão dessa música é bem simples, isto é, são apenas dois acordes, Mi e Lá. Você pode encontrar dificuldades em algumas variações ao longo da letra, que exigem trocas mais rápidas de acordes. Por isso, depois de pegar as viradas, ficará mais fácil tocar esse clássico do Péricão.

Supera

Supera foi lançada pela primeira vez pelo cantor Belo. Porém, Péricles gravou a sua interpretação em 2019, no Pagode do Pericão. O álbum ao vivo trouxe interpretações de diversos pagodes que fizeram sucesso.

Para tocar Supera, você precisa de 14 acordes. Talvez encontre algumas dificuldades no começo, pois alguns acordes são mais complexos. Muito cuidado com as trocas de notas, sobretudo, durante o refrão.

Separação

Separação é uma das melhores músicas de Péricles para tocar no violão. Na versão simplificada, bem como na versão completa, os acordes são pouco complexos. É aquele tipo de som para pegar o instrumento e sair tocando. 

A primeira versão foi gravada no disco Exalta Ao Vivo na Ilha da Magia, com uma interpretação sensacional de Péricles. O cantor regravou essa canção ano passado, no projeto Pericão Retrô. 

Ninguém Ama

Gravada na Arena Fonte Nova, em Salvador, a música está no DVD Mensageiro do Amor, lançado em 2019. O álbum trouxe regravações da carreira solo, clássicos do Exaltasamba e novos trabalhos, como Ninguém Ama.

Com oito acordes, a versão principal dessa canção não tem grandes dificuldades. Você pode fazer um dedilhado, logo na primeira estrofe. Na sequência, deixa o ritmo de samba aflorar. Os dois últimos versos possuem uma variação de acordes, mas sem grandes dificuldades.

Linguagem Dos Olhos

Linguagem dos Olhos está no álbum que marcou a estreia solo do cantor, Sensações. O disco foi gravado ao vivo e contou com mais de 30 músicos na banda, entre eles uma orquestra de cordas. O trabalho também traz a participação de seu filho, Lucas Morato, em uma das faixas.

A versão completa de Linguagem dos Olhos tem um solo logo na introdução, mas, se quiser, pode optar por tocar somente a base. São 16 acordes e o ritmo, claro, é o samba. Por isso, é uma boa opção para quem busca se aprofundar nas levadas dos pagodes.

Gamei

A carreira de Péricles já é consolidada há muito tempo. Quem viu ele jovem, cantando Gamei nos programas de TV dos anos 90, sabe do que estamos falando. Lançada em 1996, a música se tornou um clássico do repertório do Exaltasamba.

São necessários 21 acordes, no tom de Si Bemol, para tocar esse hino do pagode antigo. Talvez você tenha dificuldades na transição entre os acordes, mas a levada suficientemente intuitiva.

Final de Tarde

Final de Tarde foi lançada no álbum ao vivo Nos Arcos da Lapa. O DVD foi gravado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, em 2013. Dessa forma, o disco foi o segundo álbum solo do cantor e trouxe participações de grandes nomes do samba.

Essa música é para quem quer encarar um autodesafio. A cifra de Final de Tarde conta com 19 acordes, sempre com transições complexas. Por isso, se você tem experiência com pagodes e com as variações e arpejos no violão, talvez você curta tirar essa música

Depois dessa lista, fica a pergunta: será que o Péricles chora cantando as músicas do Péricles? A única certeza, é que quem não se emociona, não tem coração.

E se você curte o som desse ícone da música brasileira popular, que tal dar uma conferir o Palco MP3 dele? Por lá, você pode escutar os clássicos e, de quebra, conhecer ainda mais os seus trabalhos.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK