Cifra Club

As 10 melhores músicas de Simone e Simaria para tocar no violão

Reunimos para você as melhores músicas de Simone e Simaria com dicas certeiras e indispensáveis para aprender a tocá-las no violão agora mesmo!

Simone e Simaria cantando em show
Estamos falando de uma das principais duplas da música sertaneja atual (Foto/Reprodução/Internet)

Me diz uma coisa: você gosta do feminejo, do sertanejo universitário de empoderamento ou da música sertaneja como um todo? Nós temos um presente para quem é fã desse estilo musical: vamos te mostrar como tocar as melhores músicas da dupla Simone e Simaria!

Em comemoração ao aniversário da Simaria, compartilharemos algumas dicas para você tocar no violão hits da dupla. As irmãs já estão há dez anos no sertanejo, alcançando sucesso em todo o Brasil. Seja sozinhas, seja com a eterna Marília Mendonça, no projeto As Patroas, elas conquistam o coração dos fãs com uma boa dose de sofrência.

Como tocar as melhores de Simone e Simaria no violão

Selecionamos 10 canções da dupla para você aprender a tocar no violão. Além disso, vamos dar dicas certeiras para facilitar sua performance. Ao final, todos os mistérios de cifras e levadas rítmicas vão ser fáceis de entender. Vamos às canções?

Vontade de Morder 

A primeira canção traz a incrível energia rítmica do reggaeton. Assim, Vontade de Morder possui uma levada alegre, mesmo com a harmonia na tonalidade menor.

Portanto, na versão original, todos os acordes estão no tom de Am. Ademais, alguns carregam tensões harmônicas, como Am7, C9 e F7M. No entanto, são todos fáceis de executar e as posições abertas dispensam a pestana.

Meu Violão e o Nosso Cachorro

Mais um clássico da dupla, Meu Violão e o Nosso Cachorro possui o ritmo mais lento que as canções alegres, típico no estilo sofrência. Na versão original, a introdução é executada no piano, mas fica muito bonita no timbre do violão.

Além disso, é indispensável o uso do capotraste na 2ª casa. Com isso, o violão é transposto para o tom de F#m, mas todos os acordes utilizam os shapes normais. Para evitar a pestana, os iniciantes podem substituir o C#m por C#m/E.

Foi Pá Pum

“Porque a sofrência aqui é garantida!”… Nada mais justo do que mais um sucesso desse estilo. A canção da vez, Foi Pá Pum, possui o ritmo alegre, mas no violão pode ser executada com suavidade. Sendo assim, experimente dedilhar os acordes para acompanhar a voz.

Como na música anterior, também precisa do capotraste, mas na 1ªcasa. Portanto, o violão passa para o tom de Fm, mas você pode usar os shapes de Am, C, Dm, Em, F, e G. Assim fica fácil, não acha?

Amiga

A canção Amiga possui uma forma muito interessante, próximo a um diálogo. Sendo assim, nas estrofes, o ritmo de acompanhamento é mais suave, às vezes com dedilhados ou um ataque por compasso. No entanto, o refrão traz mais intensidade, e você precisa acompanhar com o violão.

Sobre os acordes, são 6 no total. Três deles (Bm, Bm7 e C2) possuem pestana. Porém, se for melhor para você, utilize a nossa ferramenta de variar acorde na página da música. Assim, você elimina as pestanas e adiciona novas formas de montar os shapes ao seu repertório de acordes.

Regime Fechado

Uma das melhores da dupla Simone e Simaria é a canção Regime Fechado. Com um ritmo alegre e pitadas de empoderamento, é capaz de animar qualquer baile. Dessa forma, execute a levada de arrocha para dançar com essa música.

Ademais, a versão original está no tom de C#m. Assim, você precisa dominar a pestana para executar boa parte dos acordes. No entanto, para evitar o desafio e as pestanas, experimente mudar o tom para Em.

Quando o Mel É Bom

Algumas músicas da dupla são difíceis de tocar. Quando o Mel É Bom, por exemplo, é um verdadeiro desafio, já que está no tom de G#m e exige muitas pestanas.

Além disso, há variações rítmicas entre as estrofes e o refrão. Portanto, experimente tocar a primeira parte com tranquilidade, sem muita força. Deixe para intensificar no refrão. Nele, você precisa acompanhar a explosão da voz.

126 Cabides

Em 126 Cabides, é necessário dominar a pestana e tocar com emoção. Quer dar mais vida à interpretação? Então, tente tocar os solos. Eles possuem notas repetidas e são fáceis de decorar.

Ademais, as levadas mudam de acordo com as partes da canção. No início, você pode arpejar para acompanhar a voz. É um recurso muito comum e embeleza o trecho. No refrão, aproveite para soltar a mão sem medo!

Volta Vai

Quer um arrocha para embalar o baile e que seja fácil de tocar? Volta Vai é animada, swingada e conta com apenas 4 acordes: D, E, F#m e C#m. Aliás, com algumas alterações, você pode eliminar as pestanas.

Sendo assim, toque o C#m com a corda Mizinho solta e substitua o F#m pelo F#m/A. Se você for iniciante, facilitará bem. Basta se esforçar um pouco e caprichar na levada!

Sorte

Nem arrocha, nem sofrência, Sorte é uma música romântica. Possui a mudança da intensidade entre as partes, um recurso que a dupla gosta de usar. Por isso, aproveite para treinar a dinâmica e lembre-se de tocar forte no refrão.

Sobre a harmonia, a maioria dos acordes está no tom de F, com exceção do A7, que prepara o Dm. Caso tenha dificuldade com a pestana do F, toque a partir da quarta corda e use o dedo indicador somente nas duas primeiras. Ficará mais fácil assim.

Eu Te Esperarei

Para encerrar, nada melhor que uma música animada, cheia de nuances e desafios. Eu Te Esperarei é assim. Possui um ritmo alegre, usa o tom de Bm e mistura o arrocha com o reggae e ska. Agora você pode variar entre uma sofrência e outra.

Sobre os acordes, não há segredos: Bm, G, A, D e Em. Há duas opções para evitar a pestana do primeiro acorde: substitua o Bm pelo Bm/D ou transponha a música toda para o tom de Em.

Agora que você já conhece as melhores músicas da Simone e Simaria, o que acha de compartilhar o texto com o seu grupo? Assim, todos podem tocar juntos os hits da dupla. É uma forma de levar o feminejo de empoderamento ainda mais longe!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK