Cifra Club

As 20 melhores músicas de Simone e Simaria para tocar no violão

Aprenda a tocar os principais hits do repertório d’As Coleguinhas!

As Coleguinhas já não canta mais juntas, de fato. Essa separação artística, no entanto, jamais será suficiente para diminuir a força do repertório dessa dupla de sucesso. Portanto, reunimos para você as melhores de Simone e Simaria para você tocar no violão!

Simone e Simaria cantando em show
Simone e Simaria acumularam vários hits ao longo dos últimos anos (Foto: Reprodução)

Neste artigo, além de uma sugestão de repertório com os grandes hits da dupla, você confere dicas infalíveis para aprender a tocar esse sucessos. Bora lá?

Como tocar as melhores de Simone e Simaria no violão

Com nossas dicas, todos os mistérios das melhores cifras de Simone e Simaria serão fáceis de entender. Confira um spoiler da nossa lista:

  • Vontade de Morder
  • Meu Violão e o Nosso Cachorro
  • Foi Pá Pum
  • Amiga
  • Regime Fechado
  • Quando o Mel é Bom
  • 126 Cabides
  • Volta Vai
  • Sorte
  • Eu Te Esperarei

Se tocar música sertaneja no violão é a sua onda, essas músicas de Simone e Simaria são providenciais. Portanto, ajuste tudo por aí e vamos tocar música boa!

1. Mais Que Uma Saudade

Mais Que Uma Saudade é uma canção com uma pegada mais agitada, esbarrando no arrocha nos momentos mais marcantes. Em boa parte da música, você vai utilizar a palhetada para baixo, para dar mais dinâmica à execução. São apenas 5 acordes, mas vale destacar que, caso você seja iniciante, poderá encontrar dificuldade em 4 deles, os que têm pestana: Bb9, Fm, Cm e G#.

2. Bom Substituto

Se você for tocar Bom Substituto acompanhado de outro violão, pode optar por fazer o solo da introdução. Ele não apresenta grandes dificuldades, apenas as técnicas de pull off e hammer on. Quanto aos 7 acordes, não tem erro: são básicos, e apenas 3 têm pestana. Na batida, toque com leveza e deixe a sofrência tomar conta da execução.

3. Um Em Um Milhão

Essa é uma canção que vai exigir um pouco mais no quesito interpretação. Um Em Um Milhão traz uma dinâmica bem cadenciada e também tem momentos marcantes, originalmente reproduzidos no teclado. Por isso, experimente fazer alguns dedilhados e tocar com leveza, para destacar toda a delicadeza e o amor presentes nessa música. Em relação aos 8 acordes, você pode encontrar alguma dificuldade principalmente em B/D# e F#/A#, além dos acordes com pestana, que são 5.

4. Amoreco

Para deixar a execução de Amoreco muito mais fácil, coloque o capostrate na 1ª casa. Na batida, utilize dedilhado ou arpejo, para que a harmonia soe mais próxima à versão original, principalmente nas primeiras estrofes da canção. Os 4 acordes são: C#/F (com forma de C/E), D#m (com forma de Dm), D#m (com forma de Dm) e G# (com forma de G).


5. Cabou Cabou

A maior dificuldade para tocar Cabou Cabou será a utilização de pestanas durante a música toda, o que vai exigir um pouco mais de resistência. Entretanto, os movimentos da mão da escala são leves, já que as pestanas acontecem na 1ª e na 3ª casas do violão, simplificando as passagens de acordes. A batida deve ser contagiante, ou seja, toque com intensidade para transmitir toda a atitude e superação que a letra da faixa expressa.

6. Duvido Você Não Tomar Uma

Para tocar Duvido Você Não Tomar Uma, você vai precisar utilizar o capotraste na 1ª casa do violão. Na introdução, há um solo que não apresenta maiores dificuldades, mas atente-se à técnica de hammer on, que é empregada em quatro momentos. Se for tocar sozinho, pode deixar o solo de lado e tocar apenas os acordes D, A, Em e G. São apenas esses 4 shapes durante a música toda, ou seja, bem simples até mesmo para iniciantes.

7. Loka

Loka é um dos maiores sucessos de Simone e Simaria e conta com a participação de Anitta. A música apresenta um mix pop de reggaeton com sertanejo, então o grande lance é se atentar à dinâmica das batidas. Toque junto com a canção para garantir maior precisão em cada momento. Os acordes são bem simples, entre eles Am, F, C e G. Toque com energia para capturar toda a animação e o empoderamento presentes nessa faixa.

8. Pássaro Noturno

Dos 4 acordes de Pássaro Noturno, 3 têm pestana. Mas não se preocupe, pois a transição entre eles é bem tranquila, já que a música não possui um andamento muito rápido. Atente-se às paradas que a canção tem no início do refrão; elas dão um toque todo especial e garantem maior dinamicidade à batida. Para criar uma harmonia envolvente, experimente fazer alguns dedilhados arpejados e toque com sensibilidade para transmitir toda a emoção dessa canção.

9. Amiga

A música Amiga tem uma estrutura bastante interessante, quase como um diálogo. Nas estrofes, o ritmo de acompanhamento é mais suave, às vezes com dedilhados ou um ataque por compasso. No entanto, no refrão, é necessário intensificar e acompanhar com o violão. Em relação aos 6 acordes, 3 deles requerem o uso da pestana (Bm, Bm7 e C2). Contudo, se for mais conveniente para você, você pode utilizar a nossa ferramenta de variação de acordes na página da música para eliminar as pestanas.

10. Não Vou Mais Atrás de Você

Não Vou Mais Atrás de Você é uma canção com uma levada animada e contagiante. A música traz dois fatores que podem torná-la um pouco mais difícil e exigir atenção redobrada: o primeiro é a quantidade de acordes (12). O segundo é a passagem da primeira para a segunda parte da música, onde acontece uma mudança de tonalidade, passando de Fá maior para Ré bemol. Treine bem essa sequência para que ela soe fluida.

Gostando de tocar as melhores de Simone e Simaria, mas sente que pode aprender muito mais? Confira o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de aulas de música online!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

11. Sorte

Sorte não é nem arrocha, nem sofrência, mas sim uma música romântica. Ela possui variações de intensidade entre as partes. Por isso, aproveite para praticar a dinâmica e lembre-se de tocar com força no refrão. Quanto à harmonia, a maioria dos acordes está na tonalidade de Fá maior, exceto pelo A7, que prepara para o Dm. Se você tiver dificuldade com a pestana do F, toque a partir da quarta corda e utilize o dedo indicador somente nas duas primeiras cordas. Assim, ficará mais fácil.

12. Mentira Estampada na Cara

Em Mentira Estampada na Cara, a sofrência é garantida (e o sucesso nas rodas de violão também)! Essa é uma música com uma pegada mais mais suave e introspectiva, mas ainda assim precisa ser tocada com muito vigor. Na batida, alterne toques abafados com palhetadas mais vigorosas. Quanto aos 4 acordes, 3 deles têm pestana (C#m, F# e G#m) o que pode dificultar um pouco para iniciantes.

13. Eu Te Esperarei

Eu Te Esperarei é uma música animada, cheia de nuances e desafios. Ela tem um ritmo alegre, usa a tonalidade de Si menor e mescla arrocha, reggae e ska. Em relação aos 5 acordes, não há segredos: Bm, G, A, D e Em. Há duas opções para evitar o uso da pestana no primeiro acorde: substituir o Bm por Bm/D ou transpor toda a música para a tonalidade de Mi menor.

14. 126 Cabides

Em 126 Cabides, é necessário dominar o uso da pestana e tocar com emoção. Se quiser dar mais vida à interpretação, tente tocar os solos, que possuem notas repetidas e são fáceis de memorizar. Além disso, as batidas variam de acordo com as partes da música. No início, você pode fazer arpejos para acompanhar a voz. Esse recurso é muito comum e embeleza o trecho. No refrão, aproveite para tocar com mais liberdade!

15. Vontade de Morder

Vontade de Morder traz a incrível energia rítmica do reggaeton. Assim, possui uma pegada alegre, mesmo com a harmonia em tom menor (Lá menor). Além disso, alguns dos 9 acordes apresentam tensões harmônicas, como Am7, C9 e F7M. Entretanto, são todos fáceis de tocar, com posições abertas que dispensam o uso da pestana.

16. Quando o Mel É Bom

Uma das melhores antigas de Simone e Simaria, Quando o Mel É Bom é um verdadeiro desafio, pois está na tonalidade de Sol sustenido menor – logo, exige muitas pestanas. Além disso, há variações rítmicas entre as estrofes e o refrão. Por isso, tente tocar a primeira parte com suavidade, sem muita força. Reserve a intensidade para o refrão, onde você precisa acompanhar a explosão vocal. 

17. Volta Vai

Se você quer uma música de arrocha animada e fácil de tocar, Volta Vai é perfeita. Ela tem um ritmo contagiante e conta apenas com 4 acordes: D, E, F#m e C#m. Aliás, com algumas alterações, você pode evitar o uso da pestana. Para isso, toque o C#m com a corda mizinho solta e substitua o F#m por F#m/A. Isso facilitará bastante, especialmente para iniciantes. Basta se esforçar um pouco e caprichar na batida!

18. Foi Pá Pum

A sofrência está garantida!“… A música Foi Pá Pum possui um ritmo alegre, mas pode ser executada suavemente no violão. Experimente dedilhar os acordes para acompanhar a voz e não se esqueça do capotraste na 1ª casa. O acessório fará com que o violão seja transposto para a tonalidade de Fá menor, mas é possível utilizar as formas de acordes Am, C, Dm, Em, F e G. Fica fácil, não é mesmo?

19. Regime Fechado

Uma das melhores músicas de Simone e Simaria é Regime Fechado. Com um ritmo alegre e toques de empoderamento, é capaz de animar qualquer festa. Por isso, execute a batida de arrocha para dançar ao som dessa música. Além disso, a versão original está na tonalidade de Dó sustenido menor. Portanto, é necessário dominar o uso da pestana para tocar a maioria dos acordes. No entanto, se você quiser evitar esse desafio, experimente mudar a tonalidade para Mi menor.

20. Meu Violão e o Nosso Cachorro

Outro sucesso da dupla, Meu Violão e o Nosso Cachorro possui um ritmo mais lento, característico do estilo sofrência. Na versão original, a introdução é executada no piano, mas fica igualmente bela quando tocada no violão. É importante usar o capotraste na 2ª casa. Com isso, o violão é transposto para a tonalidade de Fá sustenido menor, mas os acordes utilizam as formas normais. Para facilitar para os iniciantes, é possível substituir o C#m por C#m/E, para evitar a necessidade da pestana.

Aprender a tocar essas músicas da dupla Simone e Simaria no violão é uma ótima forma de se familiarizar com o estilo sertanejo e desenvolver suas habilidades musicais!

Lembre-se de que a prática constante e a dedicação são fundamentais para o desenvolvimento como músico. Portanto, não tenha medo de explorar novas músicas e desafios, pois é assim que você irá evoluir.

Se você está interessado em aprimorar seus conhecimentos no violão e se tornar um músico versátil, confira o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Com aulas estruturadas e conteúdos de qualidade, o curso irá te guiar desde os primeiros acordes até técnicas avançadas do estilo sertanejo.

Não perca a oportunidade de se aprofundar nesse universo musical e se tornar um verdadeiro mestre do violão sertanejo. Inscreva-se agora mesmo no Cifra Club Academy e comece sua jornada musical!

Além disso, não deixe de conferir o nosso e-book gratuito sobre fundamentos importante para tocar sertanejo no vilão! Trata-se de um material riquíssimo e uma ótima base para te introduzir ao curso.

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK