Cifra Club

Quem são os melhores segunda voz do sertanejo?

Quer melhorar suas técnicas de segunda voz? Busque inspiração nos melhores segunda voz da música sertaneja!

Em uma dupla sertaneja, cada cantor/cantora tem uma função importantíssima. Nesse sentido, tanto primeira quanto segunda voz são essenciais e indispensáveis nesta formação. Hoje, você vai conhecer os melhores segunda voz do sertanejo!

Creone, segunda voz do Trio Prada Dura
Há quase 50 anos no Trio Parada Dura, a segunda voz de Creone continua sendo referência para todos no estilo (Foto: Reprodução/Site Oficial)

Você já deve conhecer os melhores primeira voz do sertanejo, que também têm grande destaque no estilo. Dessa vez, vamos te apresentar o top 8 da segunda voz no Brasil!

Para que serve a segunda voz no sertanejo?

Antes de mais nada, a segunda voz é formada por uma sequência de notas diferentes da primeira voz, mas de uma maneira que combinam entre si.

Dessa forma, a função dela é dar forma à melodia, fazendo, assim, a sustentação sonora, ou seja, a harmonia. Além disso, a segunda voz precisa mostrar-se presente, mas sem tirar o foco da primeira.

Como resultado, temos duas vozes perfeitamente equilibradas e proporcionais, marca dessas duplas maravilhosas que o Brasil adora.

Abaixo, você confere uma explicação sobre esse assunto:

Quer aprender como fazer segunda voz? O e-book gratuito abaixo traz um material completo e didático de introdução ao tema:

E-book de segunda voz do Cifra Club Academy

Os melhores cantores de segunda voz do sertanejo

De antemão, lembramos que há vários “segundeiros” de qualidade por aí. Logo, é uma missão complicada selecionar só alguns. Dito isso, nosso critério foi destacar nomes que inovaram, de alguma forma, no cenário sertanejo.

Veja os nomes que vamos desvendar por aqui:

  • Creone (Trio Parada Dura)
  • Hudson (Edson e Hudson)
  • Matogrosso (Matogrosso & Mathias)
  • Chitãozinho (Chitãozinho & Xororó)
  • Chico Rey (Chico Rey e Paraná)
  • Leandro (Leandro & Leonardo)
  • Chrystian (Chrystian & Ralf)
  • Durval (Durval & Davi)

Bora lá conhecer um pouco mais sobre cada um deles?

1. Creone

Considerado o melhor segunda voz do Brasil, Creone faz parte do Trio Parada Dura, sucesso que está na estrada há 50 anos. Não à toa, fez dupla com Barrerito, aclamado como a melhor primeira voz do sertanejo.

Sem dúvida, uma característica vocal marcante de Creone é transitar entre agudos e graves com perfeição. Nesse sentido, ele tinha facilidade em mudar o tom ou o volume, às vezes, de uma sílaba para outra.

Dessa forma, ele preenche as músicas fazendo arranjos com a voz, usando-a como um instrumento musical. Além disso, sabe dosar bem o volume, destacando, assim, o brilho da primeira voz. Em outras palavras, tem quase uma mesa de mixagem nas cordas vocais.

2. Hudson

Em um trabalho primoroso com o irmão Edson, Hudson foi o responsável por adicionar um quê de rock à dupla. Ele consegue tocar uma guitarra envenenada e interpretar a segunda voz, ao mesmo tempo, como ninguém.

Além disso, fica para ele a missão de acompanhar a potência vocal e os tons bem altos que Edson alcança.

Veja uma amostra da afinação fora do comum de Hudson em Falando Às Paredes. Da mesma forma, repare como a guitarra dele cria a melodia e forma um “trio” perfeito no palco:

3. Matogrosso

A formação original de Matogrosso & Mathias é uma das melhores duplas sertanejas antigas. Do mesmo modo, Matogrosso é um dos melhores segunda voz da nossa lista.

Isso porque ele passeia entre a primeira e a segunda voz com facilidade, se mostrando bastante versátil. Aliás, às vezes, faz isso em vários momentos da mesma música.

Por isso, até criou-se uma discussão sobre ele fazer a primeira voz na dupla. No entanto, o próprio já esclareceu que é, definitivamente, um “segundeiro”.

Outros traços marcantes de Matogrosso são a interpretação e a naturalidade com que canta, sem forçar. Segundo ele, é algo que herdou da mãe, também cantora, com quem fazia dupla quando criança.

4. Chitãozinho

Nosso próximo “segundeiro” possui um dos agudos mais altos do Brasil. As vozes de Chitãozinho & Xororó são o match perfeito. Para isso acontecer, Chitão segura tons mais baixos com uma maestria que faz as vozes se encaixarem perfeitamente uma na outra. Logo, viram uma só.

Chitão inspirou e é citado por muitos cantores de segunda voz de gerações mais novas como um exemplo na função. Não só pela afinação, como também pelo conjunto da obra.

Ou seja, além de ter técnica, domina a harmonia com a primeira voz e mantém disciplina com a saúde vocal, acima de tudo.

5. Chico Rey

Tal qual Chitãozinho, Chico Rey teve que segurar tons altíssimos para o “primerero”, Paraná. Chico já morreu, infelizmente, deixando o irmão e um monte de fãs carentes de sua afinação mais que perfeita. 

Talvez a principal qualidade vocal dele estivesse em dois traços comportamentais: foco e concentração. É bem difícil manter a afinação da segunda voz enquanto a primeira está em tom muito alto.

Porém, observe como Chico era um poço de serenidade no dueto abaixo:

6. Leandro

Nosso próximo mestre da segunda voz também já nos deixou, infelizmente. Entretanto, sua obra inspira os sertanejos por aqui até hoje. Aliás, para quem não sabe, foi Leandro quem convenceu o irmão, Leonardo, a ingressar na carreira musical.

A propósito, Leandro era conhecido por ser um baita perfeccionista, colocando tudo o que tinha nas músicas. Em outras palavras, técnica, persistência e emoção caminhavam juntas. Como resultado, conseguiu interpretações memoráveis.

Leandro foi um dos pioneiros a conseguirem mais destaque para os “segundeiros” nas duplas. Além disso, inovou ao revezar as funções com o parceiro, brilhando, também, no papel de primeira voz.

Apesar de o foco de hoje ser a segunda voz, pedimos licença para relembrar esta performance inesquecível de Leandro cantando Catedral:

7. Chrystian

Por integrar a dupla que é conhecida como a mais afinada do sertanejo, Chrystian não poderia ficar fora da nossa lista. Ainda na ativa com o irmão, Ralf, ele sempre defendeu que é possível, sim, aprender a fazer a segunda voz. No entanto, acredita que só prevalece quem, de fato, tem o dom.

Por outro lado, a intuição caminha junto com a técnica. Assim, Chrystian domina as variações entre terças, quintas e quais notas mais precisar alcançar. Além disso, tem um vibrato que faz toda a diferença nos finais de frase.

8. Durval

A dupla Durval & Davi fez parte do time “classe A” das duplas sertanejas dos anos 70. O “segundeiro” é fora de série e grande referência para outros profissionais do canto.

Durval é inconfundível porque canta em um volume mais alto do que o usual. Logo, possui uma segunda voz diferente do padrão suave. Para isso, ele conta com uma ótima projeção vocal. Além disso, canta de forma natural, quase do mesmo jeito que fala.


Esses grandes segunda voz do sertanejo te inspiraram a cantar? Se você também tem o sonho de se tornar um “segundeiro” de respeito, é preciso treinar, com dedicação e foco. Além disso, de preferência, com um auxílio profissional de qualidade.

A nossa plataforma de ensino de música online, o Cifra Club Academy, te oferece isso por um preço acessível e seguindo um método totalmente focado na sua evolução!

Com o curso de segunda voz, você vai aprender assuntos como:

  • O que é backing vocal;
  • Função dos backing vocals;
  • Harmonia, melodia, intervalos e acordes;
  • Tipos de backing vocal;
  • Origem da segunda voz;
  • Técnicas de segunda voz;
  • E muito mais!

Portanto, se você realmente quer aprender a fazer segunda voz, não dá para ficar de fora do curso! Para completar, as aulas são totalmente online. Ou seja, você pode acessá-las de onde e quando quiser.

Não perca mais tempo e acesse já!

Curso de segunda voz do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK