Cifra Club

7 músicas de Belchior essenciais para o seu repertório

As músicas de Belchior compõem um repertório atemporal que, aos poucos, tem sido redescoberto pela geração atual. Portanto, sempre é um bom momento para você aprender a tocar canções dele.

Irreverente, sagaz e poético, Antônio Carlos Belchior é um dos maiores representantes da música brasileira de todos os tempos.

As músicas de Belchior combinam bem com um pedido de socorro
Belchior é peça fundamental no tabuleiro de xadrez que é a música brasileira (Foto/Divulgação)

Em síntese, como um dos mais talentosos compositores tupiniquins, o artista multitalentoso criou obras grandiosas capazes de atravessar o próprio tempo. Logo, é esse evento que estamos celebrando hoje: o poder e longevidade de sua música.

As melhores músicas de Belchior para tocar e cantar hoje

Seja pelo sample de “Sujeito de Sorte” na ótima “AmarElo”, de Emicida, ou por seu rosto estampado em peças na Avenida Paulista, Belchior é pop. E quando falamos “pop” remetemos à sua presença e relevância cultural, comemoramos o legado coletivo das suas ideias. Dessa forma, nada mais justo do que listarmos 7 de suas músicas mais populares, aquelas às quais mais vozes se juntam para cantar.

Confira a lista, aprenda a tocar as melhores músicas de Belchior e ajude a prolongar o seu belíssimo legado.

1. Sujeito de Sorte

Em primeiro lugar, sua frase mais famosa hoje: “tenho sofrido demais, tenho chorado pra cachorro, ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”. Entoada a plenos pulmões há quatro décadas, Sujeito de Sorte, do monumental Alucinação (1976), é uma das marcas registradas do cantor. Você pode até não saber o seu nome, porém já ouviu esse refrão em algum lugar.

Aprenda a tocar Sujeito de Sorte em A (Lá Maior) com apenas três acordes fáceis. Em outras palavras, esse hino da cultura brasileira pode ser reproduzido com facilidade até por músicos iniciantes. Uma ótima pedida para o seu setlist!

2. Apenas Um Rapaz Latino Americano

Outra inesquecível canção do gigante Alucinação é essa aqui, tão popular que acabou apelidando o cantor: Belchior, apenas um rapaz latino americano. Entre críticas à ditadura militar, Belchior também marcou nos versos da canção esse momento histórico, fazendo oposição a algumas letras de Caetano Veloso.

Aprenda a tocar Apenas Um Rapaz Latino Americano com sete acordes em E (Mi Maior). A cifra principal é de nível fácil e os compassos são bem marcados, mas é necessária certa atenção na melodia. Portanto, certifique-se de ouvir a versão original algumas vezes para não se atrapalhar na transição dos versos.

3. Como Os Nossos Pais

Mais conhecida na voz marcante da incomparável Elis Regina, a canção é uma das mais belas já compostas por Belchior. Seja pela beleza de seus versos ou pela importância política, Como Os Nossos Pais se mistura com a história do Brasil no passado e no presente. Assim, relatando o conflito de sua geração com o regime ditatorial e suas angústias pessoais, Belchior exprime a urgência por liberdade na sua época.

Pegue o capotraste para aprender a tocar Como Os Nossos Pais e posicione-o na segunda casa. Em suma, o nível da cifra é fácil, mas, além das oito acordes, você vai precisar de muito sentimento para tocá-la.

4. Alucinação – um hino entre as músicas de Belchior?

Na faixa que dá nome ao seu trabalho mais emblemático, Belchior escreve em claras palavras a sinopse de sua obra. O trecho “A minha alucinação é suportar o dia-a-dia e meu delírio é a experiência com coisas reais” nos leva para o lugar de onde vem as suas ideias.

Em uma sequência simples de seis acordes em tom de G (Sol Maior), aprenda a tocar Alucinação. Por fim, se for músico iniciante e estiver precisando de prática para cantar e tocar junto, essa aqui é uma boa pedida.

5. Coração Selvagem

Em 1977, o artista lançou o álbum Coração Selvagem. Na faixa título, o artista reflete sobre angústias e percepções de mundo, mas, dessa vez, também fala sobre amor romântico.

Agora, no tom de E (Mi Maior) e com apenas quatro acordes bem fáceis, aprenda a tocar Coração Selvagem no Cifra Club. 

6. Divina Comédia Humana

A canção carrega, logo em seu título, menção a duas obras externas: o poema de Dante Alighieri e a obra de Honoré Balzac. Desde já, é possível identificar a origem das ideias de Belchior, uma mistura de análise sociopolítica com filosofia. Contudo, a faixa que dá nome ao álbum de 1992 é a menos fácil da lista

Apesar dos acordes simples, a batida do solo introdutório pode impressionar alguns músicos. Porém, você pode tocar pular essa parte e tocar somente a base. Aprenda a tocar Divina Comédia Humana em A (Lá Maior), com seis acordes. 

7. Comentário a Respeito de John

Era 1980, meses antes da morte de John Lennon, quando Belchior escreveu que “a felicidade é uma arma quente”. O verso busca referências nas músicas Happiness is a Warm Gun, dos Beatles (1968) e a Imagine (1971), de Lennon. Com “Sonho e escrevo em letras grandes de novo, pelos muros do país”, o cantor revisita a esperança de Sujeito de Sorte, apesar das preocupações

Aprenda a tocar Comentário a Respeito de John dedilhando a introdução em G (Sól Maior). Primeiramente, você vai precisar utilizar a técnica “pull off” para reproduzir a melodia com fidelidade. Contudo, se for iniciante, não se preocupe: o restante da cifra não será um desafio! E você ainda pode passar no Cifra Club Academy para aperfeiçoar sua performance.

As músicas de Belchior estão entranhadas na cultura brasileira. Nesse sentido, elas traduzem pontos-chave na história do país e lançam olhares em detalhes que podem passar despercebidos. Por suas vezes, os arranjos continuam soando modernos e são frutos da mente de um artista que nunca criou muros artísticos.

Belchior, cantor e compositor, tocando violão
Com seu violão em mãos, Belchior tocou músicas que relatam a vida do brasileiro (Foto/Divulgação)

Em conclusão, a música popular brasileira é como é hoje graças à sua contribuição, ao mesmo tempo, documental e figurativa. Mais do que somente música, o artista produziu a cultura que ambientou a sua época e lançou luz às seguintes

Curtiu a lista e também se apaixonou pela filosofia de Belchior? Então, compartilhe o texto com os amigos e chame-os para cantar junto!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK