Cifra Club

Os melhores modelos de baixo para iniciantes

Está interessado em ingressar no mundo das quatro cordas? Conheça agora mesmo os melhores modelos de baixo para iniciantes!

Ainda em dúvidas na hora de comprar o primeiro instrumento, não é? Pensando nisso, preparamos uma lista especial com os melhores modelos de baixo para iniciantes! Assim, você conhece os instrumentos ideais para quem está começando a jornada nas quatro cordas.

Musicista tocando baixo sentada em uma loja de instrumentos musicais
Escolher o modelo de baixo que mais encaixa com o seu propósito é ideal para evoluir no instrumento (Foto: Reprodução/Pexels)

Mas repare que um baixo para iniciantes não é sinônimo de instrumento com pouca qualidade não! Aliás, bem pelo contrário. Nesse sentido, você encontrará aqui modelos ideias para começar a tocar contrabaixo e evoluir no instrumento.

Então, vamos lá?

Qual é um bom baixo para iniciantes?

Antes de mais nada, é bom esclarecer que este artigo se refere a baixos elétricos. Inclusive, em geral, os baixos mais indicados para iniciantes são do tipo Jazz Bass de 4 cordas e com 2 captadores passivos.

Dessa forma, levamos em consideração as funcionalidades de cada modelo, assim como a relação custo-benefício dos contrabaixos selecionados para a montagem da nossa lista.

Vamos, enfim, conhecer os melhores modelos de baixo para iniciante?

1. Michael BM675

Primeiramente, temos um baixo com excelente custo-benefício e que se adapta a vários estilos musicais, tanto no timbre quanto no visual.

A forma plana do BM675 facilita a execução de diversas técnicas de contrabaixo. Ademais, a madeira maple do braço do instrumento ajuda na definição e no realce do timbre.

2. Yamaha TRBX174

Quer investir em um baixo econômico, mas com boa durabilidade e ótimo som, além de um timbre interessante tanto para condução quanto para slap?

Então, o TRBX174 da Yamaha é exatamente o que você está procurando! Ele é dono de um dos melhores custos-benefícios entre os modelos de baixo para iniciantes e possui 24 trastes.

Além disso, há também versões um pouco mais caras feitas em madeira exótica.

3. Giannini GB-100

Excelente baixo da série Standard Giannini, o GB-100 é versátil e pode servir para vários estilos. Além disso, apresenta bastante precisão na afinação e facilidade para regulagem.

Com um timbre médio-grave, mas que valoriza os agudos, é uma ótima opção para explorar diferentes sonoridades no instrumento. Ademais, tem a melhor relação de custo-benefício desta lista.

4. Strinberg JBS55

E aqui vai uma boa opção de baixo com 5 cordas, para quem já quer começar com um pouco mais de recursos.

Afinal, a 5ª corda é bastante utilizada em gêneros como axé, samba e forró. Mas é bom notar também que ela deixa o instrumento um pouco mais caro.

No entanto, a Strinberg tem também modelos mais básicos, com preço mais em conta. Assim, vale a pena conhecer outras opções da marca, que é bastante utilizada no Brasil.

Por exemplo, o especial de 30 anos do Roupa Nova foi gravado só com instrumentos da Strinberg. Confira:

5. Epiphone Thunderbird IV

Um dos baixos mais icônicos da história do rock, o Epiphone Thunderbird IV foi criado em 1963 e é um dos mais famosos do mundo. Mas isso faz dele também a opção mais cara em nossa lista!

Ainda assim, a marca é uma boa opção para iniciantes, e o modelo realmente se destaca dos demais.

6. SX SJB75

Há uma lenda que diz que os baixos da SX são melhores que os da Fender, a maior referência de guitarras e contrabaixos do planeta.

Verdade ou não, vale muito a pena conhecer o modelo SJB75, pois ele conta com um som realmente incrível! Saca só:

7. Phx IPB da Miyata Music

Agora, se você procura um modelo mais leve e compacto, parecido com uma guitarra e recomendado, por exemplo, para crianças, precisa conhecer o Phx IPB.

Seu tamanho favorece também o transporte e não afeta em nada a qualidade e a potência do som. Aliás, pode ser tranquilamente uma opção para quem já toca baixo há algum tempo.

8. Fender Squier Affinity Jazz

Dá para começar já com um Fender, a melhor fabricante do mercado atualmente? Sim, dá! O modelo Squier Affinity Jazz é ideal para iniciantes e tem a qualidade inquestionável da marca.

Além disso, você encontra opções tanto com 4 cordas quanto com 5, todas com som e visual que se adaptam a vários estilos musicais.

O modelo vale pela qualidade e pela durabilidade. É um instrumento para ter pelo resto da vida!

9. Tagima Woodstock TW-73

Por fim, apresentamos o TW-73, um instrumento bem em conta e de uma excelente marca, a Tagima. Com um som de qualidade, que valoriza os agudos, tem também uma das melhores relações de custo-benefício desta lista.

Se interessou? Pois, então, conheça um pouco mais sobre esse e outros modelos de baixo da Tagima no vídeo abaixo:

O que devo saber antes de comprar um baixo?

Além de reunir informações como estas sobre os melhores modelos de baixo para iniciantes, é importante também que você experimente o instrumento antes de comprá-lo.

Claro que, nas lojas, o som não vai estar totalmente regulado, mas é legal sentir o peso, o tamanho e o conforto previamente.

Aliás, lembre-se também de separar uma parte da grana disponível para comprar cabo e amplificador. Caso contrário, você não conseguirá se escutar tocando.


Pronto, agora que você conheceu os melhores modelos de baixo para iniciantes e já sabe qual instrumento comprar, está na hora de investir no seu desenvolvimento!

Nesse sentido, se quiser aprender com auxílio profissional de primeira qualidade, com aulas completas e sem precisar sair de casa, conheça o curso de baixo do Cifra Club Academy!

A nossa plataforma de ensino musical online conta com um método feito especialmente para a sua evolução no instrumento. E é tudo isso por um preço que cabe no seu bolso!

Portanto, não desperdice essa oportunidade de aprender a tocar baixo e garantir os seguintes benefícios:

  • Estudar de onde e quando quiser (só precisa ter acesso à internet);
  • Materiais de apoio;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Com a mesma assinatura, acesso a todos os outros cursos da plataforma;
  • Acesso automático ao recursos do Cifra Club Pro.

Curso de contrabaixo do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK