Cifra Club

5 dicas para se manter motivado a tocar violão todos os dias

Quer saber como ter motivação para tocar violão? Neste artigo, separamos alguns conselhos especiais para você!

Para ser fera em qualquer instrumento, entre outras coisas, é preciso praticar frequentemente. Só que nem sempre a motivação para tocar violão está por perto, não é mesmo?

Tocar violão todos os dias requer empenho e motivação (Foto: Reprodução/Pexels)

Às vezes, bate desânimo, preguiça e até falta de vontade. Por isso, no artigo de hoje, você vai conferir 5 dicas infalíveis para manter sua motivação em alta!

Como manter a motivação para tocar violão?

A seguir, você dá uma olhada nesses conselhos especiais que preparamos. Certamente, após a leitura deste conteúdo, você terá tudo o que é preciso para se tornar um violonista ainda mais motivado. Bora lá?

1. Toque violão com prazer

Pode até soar como um clichê batido, mas saiba que é fundamental tocar por prazer, e não por obrigação! Por isso, o violão não pode dividir suas mãos com a dor (tanto física quanto emocional), pois a música não pode simbolizar sofrimento para os músicos.

Nesse sentido, o papo de “no pain, no gain” é uma das mentiras que você não pode acreditar. Para que o aprendizado possa fluir de maneira tranquila, não se cobre de forma exagerada. Tudo tem seu tempo.

Conheça seus limites. Ou seja, saiba que tocar 18 horas por dia pode te trazer mais dor do que genialidade. Já pensou ficar um mês sem tocar por causa de uma tendinite?

Não fique com raiva de si mesmo se perceber que está treinando muito e evoluindo pouco. Sempre que tiver essa sensação – e isso vai rolar muitas vezes -, respire fundo… dê um pausa… procure uma distração. Quando retomar os estudos, você terá um olhar mais maduro acerca das dificuldades!

2. Tenha o violão sempre por perto

Tente deixar tudo (instrumento, cordas, palhetas, etc.) bem acessível. Esse é o melhor jeito para evitar que sua vida seja invadida pela preguiça de tirar o violão do armário, por exemplo.

Além disso, você não terá desculpa para procrastinar. Isto é, o tal do “ah, depois eu toco” não fará parte de seu cotidiano.

No entanto, isso não significa que você pode deixar o seu violão desprotegido, jogado na parede do seu quarto. Lembre-se sempre dos cuidados com o instrumento que todo músico deve ter!

3. Crie hábitos

É imprescindível criar hábitos que ajudam a manter o foco! Nesse sentido, você precisa, de fato, ter uma rotina de estudos. Por exemplo:


No vídeo abaixo, o instrutor Leo Eymard comenta e explica um pouco sobre sua rotina de estudos. Não deixa de assistir:

4. Cuidado com os feedbacks

Tome muito cuidado com todos os feedbacks. Por mais que possam ser sinceras, as palavras têm o poder de desmotivar.

Por isso, ouça atentamente as pessoas, sobretudo as que entendem do assunto. Porém, crie um filtro que proteja seus ouvidos de comentários depreciativos. Quando receber críticas, não se desmotive, e mantenha o foco nos estudos.

Da mesma forma, jamais confie cegamente em feeedbacks que são 100% de elogios. Há casos em que as pessoas mais próximas ficam com receio de fazer uma crítica – ainda que construtiva – e acabar gerando constrangimento.

Quando fizer a autoanalise de seu desempenho, não cobre demais de si mesmo. Além disso, evite comparações, pois cada músico evolui dentro de suas possibilidades e habilidades!

5. Valorize sua evolução

Para mensurar sua evolução no violão, grave áudios ou vídeos de si mesmo tocando.

Suponha que um dia você tentou aprender acordes novos no violão, mas pouco evoluiu. Acontece que, com mais dias de treino, você terá mais facilidade onde encontrou desafios.

Quando você corre atrás, a evolução é inevitável! Dito isso, quando você notar os progressos e valorizá-los, a empolgação vai tomar conta, e sua motivação para tocar violão estará ainda mais revigorada!

Agora que chegou até aqui, você já sabe como se manter motivado a tocar violão todos os dias. E, para afiar ainda mais seus estudos, se liga só na dica de ouro que te daremos: inscreva-se no curso de violão do Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino online, você garante um aprendizado musical de primeira, com os melhores métodos e professores. Além disso, há uma série de benefícios que todo assinante do Cifra Club Academy tem direito:

  • Com apenas uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10);
  • Atualizações frequentes
  • Espaço tira-dúvidas
  • Materiais de apoio;
  • Acesso ao Cifra Club Pro.

Não tem como não aproveitar essa oportunidade magistral!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK