Cifra Club

As melhores músicas católicas antigas para tocar no violão e louvar

Confira uma lista de cifras clássicas da música católica e glorifique a Deus ao som do seu violão.

As músicas católicas antigas têm um lugar especial em nossas vidas. Afinal, muitas delas marcaram momentos específicos da nossa história, como idas às missas ou até uma fase difícil em que a fé nunca nos abandonou.

Padre Antônio Maria em igreja
O Padre Antônio Maria é um dos destaques das músicas católicas antigas (Foto: Reprodução)

Sabendo desse fato, reunimos algumas dessas canções que são inesquecíveis e, além disso, excelentes opções para tocar no violão. Continue por aqui e vamos juntos reviver boas lembranças!

16 músicas católicas antigas para você relembrar

A história da música católica é marcada por grandes cantores que fizeram a cena ser o que ela é hoje. O recorte escolhido para nossa lista foi da década de 70 ao início dos anos 2000. Prepare seu violão, pois você vai relembrar de algumas canções de sucesso aqui, como:

  • Sonda-me (Eu Sei Que Tu Me Sondas)
  • Segura na Mão de Deus
  • Noites Traiçoeiras
  • Glória a Deus nas Alturas
  • Oração pela Família
  • Oração de São Francisco

1. Sonda-me (Eu Sei Que Tu Me Sondas)

A quantidade de acordes na cifra de Sonda-me pode assustar, pois são 12 ao todo. Mas não tem segredo, basta treinar bem. Para a levada da música, comece com um dedilhado livre de acordo com a sequência das notas. Quando vier o refrão, a canção ganha intensidade. Então, aposte em uma batida firme.

2. Oração Pela Família

Para tocar Oração Pela Família, é importante dominar pestanas, pois elas são usadas em todos os 4 acordes. A sequência tem apenas uma variação no pré-refrão, mas, na maior parte da canção, ela segue a mesma. Também há uma introdução marcante, que você pode acompanhar a tablatura para aprender a tocar.

3. Deixa a Luz do Céu Entrar

Para quem é assíduo frequentador das missas, Deixa a Luz do Céu Entrar não é novidade. Tocar essa no violão não é uma tarefa difícil, pois sua cifra não tem nada de complexo: os 8 acordes são simples, e a batida é a mesma para toda a canção. Para treinar e fazer bonito na missa, vale a pena tocar escutando a música.

4. Noites Traiçoeiras

Para tocar Noites Traiçoeiras, a versão do Anjos de Resgate é uma excelente opção. Nessa cifra, você encontra 15 acordes, mas nada muito complexo. Inclusive, muitos deles são variações entre si, como D e D/F#. Além disso, há um pequeno solo no início, que vale a pena ser aprendido.

5. Segura na Mão de Deus

A cifra de Segura na Mão de Deus apresenta 12 acordes. Importante lembrar que a música tem um andamento que denota leveza, então um dedilhado que passeie por todos os acordes pode ser a melhor escolha. Se tiver dificuldade nessa técnica, comece treinando em um andamento mais lento até se acostumar com o ritmo, e vá aumentando aos poucos.

6. Consagração à Nossa Senhora

Uma das músicas mais importantes para os devotos de Maria, Consagração à Nossa Senhora é muito fácil de tocar no violão. Na versão do Padre Antônio Maria, são apenas 8 acordes tranquilos. A batida também não tem mistério, ainda mais que é uma só para a música inteira.

7. Quero Te Dar a Paz 

Uma das principais músicas para o momento do rito eclesial, em que se cumprimenta os irmãos presentes na missa, é Quero Te Dar a Paz. Certamente, é a cifra mais simples das músicas católicas antigas. São apenas 5 acordes: G, Em, C, Am e D. O ritmo é para cima e deve ser tocado com vigor.

8. A Barca

A Barca tem um conjunto grande e variado de acordes, indo do simples C a posições bem mais complexas, como F#7(9-). Ao todo, são 22 acordes, e, em algumas passagens, as mudanças são rápidas, apesar do ritmo lento. Sem contar que a música é bem longa, de modo que a cifra está dividida em quatro partes. Mas assim é até mais fácil, porque é só ir treinando uma parte de cada vez.

O nosso foco de hoje é nas músicas católicas antigas, mas, se você acompanha o cenário musical das igrejas, deve saber que uma abordagem tem ganhado cada vez mais destaque: o worship. Portanto, que tal incremental seus estudos com um e-book completo e gratuito sobre esse estilo?

E-book de violão gospel do Cifra Club Academy

9. Mãezinha do Céu

Apesar de somar 10 acordes, Mãezinha do Céu é relativamente fácil de tocar. O maior desafio para os principiantes são as pestanas de Bm e Gm. Como esses acordes costumam aparecer em muitas cifras, é uma boa oportunidade para começar a praticar esse fundamento. De resto, a música tem acordes bem básicos e pequenas variações deles.

10. Te Amarei, Senhor

Metade dos 8 acordes de Te Amarei, Senhor usa pestanas, mas são de uns tipos bem básicos na categoria, como o F#m. Enquanto isso, entre os acordes sem pestana, estão posições básicas, como A, D e E. O G#m7 exige atenção dos principiantes, mas não é difícil de montar. O maior desafio da música está em algumas passagens mais rápidas, mas nada que um pouco de treino não resolva.

11. Eu Creio Nas Promessas de Deus

Com 20 acordes, Eu Creio Nas Promessas de Deus acaba trazendo alguns pequenos desafios para quem está começando agora, como o shape de B/D#. A dica aqui é prestar atenção nos acordes que são iguais uns aos outros, mas feitos em casas diferentes. Aqui também você encontra umas mudanças bem rápidas, mas, em compensação, há bastante acorde fácil, como D e E.

12. Oração de São Francisco

A linda Oração de São Francisco ganhou uma música não muito difícil de tocar e que já foi gravada muitas vezes por diversos artistas. A cifra pede o uso de capotraste na 1ª casa, mas, se você quiser tocar sem, é só cantar tudo meio tom abaixo. São 9 acordes no total, entre os quais apenas 3 são pestanas, e dos tipos mais fáceis. Para além delas, tem vários acordes maiores fáceis, como A e C. Em resumo: não exige nenhum domínio avançado para tocar essa música.

13. Glória a Deus Nas Alturas

Nem o ritmo acelerado de Glória a Deus Nas Alturas consegue dificultar essa cifra, que é do tipo mais indicado a quem está começando agora. Uma batida rock resolve tudo, e os acordes são aqueles que todo mundo aprendeu nas primeiras aulas: A, Am, C, D, E e G. Dá para abrir a cifra e tocar de primeira!

14. Eis-me Aqui Senhor

Em geral, os 12 acordes de Eis-me Aqui Senhor são fáceis, mesmo com suas 4 pestanas. Você só vai precisar de atenção para montar os acordes A/C# e B/D#. A boa notícia é que eles são exatamente a mesma posição, só que em pontos diferentes do braço do violão. Algumas passagens são bem rápidas, mas, quando envolvem acordes simples, como E e E4, não têm segredo nenhum.

15. Buscai Primeiro

Buscai Primeiro tem 6 acordes bem básicos, mesmo os 2 deles que usam pestana. São, basicamente, só acordes maiores e menores simples, como Am e F. Usando a batida rock não muito acelerada, a execução se torna bastante simples. É um acorde por compasso, formando um “quadradinho” típico de quem está começando a praticar no instrumento.

16. Estás Entre Nós

3 dos 7 acordes de Estás Entre Nós usam pestana, mas são formatos básicos da categoria, como F e Bb. Entre os outros shapes, você encontra alguns acordes com sétima, o que não gera dificuldade, apenas escapa um pouco do mais comum. O ritmo é lento e facilita as mudanças, de modo que, em geral, trata-se de uma cifra perfeitamente acessível.

Gostou da nossa seleção de músicas católicas antigas? A lista ficou com um grau de dificuldade bem variado. Então, mesmo se você está começando agora, vai encontrar bastante opção por aqui.

E, se quiser aperfeiçoar a sua técnica sem perder o foco da música gospel, temos uma ótima notícia para você: O Cifra Club Academy conta com um curso de violão gospel, onde você poderá aprender tudo sobre a abordagem cristã nas seis cordas.

Bom demais ou não é? Pois então, aproveite o preço acessível e se inscreva agora mesmo!

Curso de violão gospel do Cifra Club Academy

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK