Cifra Club

Músicas com power chords para treinar o fundamento

Aprenda a tocar as melhores músicas com power chords e desenvolva esse fundamento indispensável praticando com canções de sucesso!

Criado pelos bluesmen, o power chord encontrou casa, comida e roupa lavada no rock. Assim sendo, ele aparece em diferentes vertentes, como hard rock, heavy metal, punk e até mesmo em músicas com apelo um pouco mais pop. Por isso, fizemos uma lista com 17 músicas com power chords para quem quer ir mais a fundo nesse tipo de shape!

Kurt Cobain tocando guitarra, fazendo power chords e olhando para baixo
Kurt Cobain era um dos principais adeptos dos power chords (Foto: Divulgação)

Apesar de ser um acorde simples, formado por duas notas distintas (tônica e quinta), o power chord tem uma versatilidade incrível. Dessa forma, ele soa bem desde músicas bem pesadas até faixas totalmente acústicas. Além disso, muitos riffs icônicos foram construídos em cima de power chords.

Portanto, o power chord é uma prova de que a expressão “menos é mais” funciona de forma genial na música. Então, tudo pronto para aprender algumas músicas com power chords?

17 músicas com power chords para tocar hoje

É claro que músicas com mudanças mais rápidas de power chords vão exigir mais dedicação e empenho. No entanto, a maioria das músicas da nossa lista são indicadas para todos os níveis de guitarristas.

Saca só algumas músicas que você vai aprender:

  • Blitzkrieg Bop
  • Smells Like Teen Spirit
  • Cocaine
  • Seven Nation Army
  • Song 2
  • Smoke On The Water
  • American Idiot
  • Que País É Esse

Bora lá começar a aprender as músicas com power chords?

1. Smoke On The Water – Deep Purple

Como já foi dito, um power chord é formado pela tônica e pela quinta. Assim, a tônica é o baixo do acorde, ou seja, sua nota mais grave. Porém, no riff de Smoke On The Water, a nota mais grave é a quinta. Dessa maneira, ele fica com intervalo de quarta. Portanto, ele continua sendo um power chord, mas com uma sonoridade diferente. Contudo, no verso e no refrão, os power chords são construídos com a tônica como baixo. Confira nossa videoaula:

2. Smells Like Teen Spirit – Nirvana

Inteiramente construída com power chords, Smells Like Teen Spirit tem uma batida fácil. No entanto, os iniciantes devem se atentar para as batidas abafadas feitas entre F5 e Bb5 e entre Ab5 e Db5. Além disso, a mudança de Bb5 para Ab5 é um pouco mais difícil, pois esses acordes estão longe um do outro, assim como a mudança de Db5 para F. Portanto, comece treinando em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo. Por fim, assista à nossa videoaula:

3. Song 2 – Blur

Song 2 é uma das músicas mais famosas desse estilo e toda construída com power chords. Afine a guitarra meio-tom abaixo para tocá-la. Os iniciantes devem começar a treiná-la em um andamento mais lento, pois as mudanças dos acordes são bem rápidas. Além disso, fragmente o estudo. Primeiramente, treine a mudança de E5 para A5 e a sequência de A5, B5 e C#5 separadamente. Esses power chords exigem que o dedo mindinho fique uma casa à frente do dedo anelar. Na nossa videoaula, você tem mais dicas:

4. Que País É Esse – Legião Urbana

Apesar de poder ser tocada com acordes maiores e menores, Que País É Esse soa muito legal com power chords. Além disso, ela só tem 3 acordes, sendo um bom treino para os iniciantes. Atente-se para a antecipação feita na troca de C5 para D5. Nesse sentido, o D5 é tocado no contratempo, ou seja, entre o segundo e terceiro tempo do compasso. Por fim, treine bem a mudança de D5 para E5, pois esses acordes estão longe um do outro, e não deixe de assistir à nossa videoaula:

5. Mannish Boy – Muddy Waters

O blues tem que marcar presença na nossa lista de músicas com power chords! Afinal, esse tipo de acorde surgiu no clássico estilo musical. Assim sendo, Mannish Boy é um dos mais famosos e fáceis blues de tocar. Como é preciso passear muito a mão pelo braço da guitarra, comece treinando esse riff em um andamento mais lento.

6. I Love Rock And Roll – Joan Jett And The Blackhearts

Definitivamente, um dos riffs mais famosos da história, I Love Rock And Roll tem 3 power chords. As mudanças de acordes não são rápidas, e eles estão próximos uns dos outros. Portanto, não há segredos para tocar essa música. Confira mais dicas na nossa videoaula:

7. Back In Black – AC/DC

Os riffs da introdução e do verso de Back In Black são bem tranquilos. Porém, o riff do refrão tem mudanças bem rápidas de acordes. Portanto, comece treinando ele em andamento mais lento até você conseguir tocá-lo com a música toda. E não deixe de ver a nossa videoaula:

8. Mulher De Fases – Raimundos

O que mais demanda dedicação para tocar Mulher De Fases são as rápidas palhetadas alternadas e as mudanças de power chords. Por isso, essa é outra música cujo treino deve ser feito em andamento mais lento. 

Já está sentindo evolução ao aprender essas músicas com power chords? Antes de darmos sequência à nossa lista, temos um convite especial para você: se você quer evoluir no violão e/ou na guitarra, conheça o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

Curso de violão do Cifra Club Academy

9. Cocaine – Eric Clapton

Cocaine tem que estar em uma lista de músicas com power chords. Ela tem 2 riffs. O do verso é o que tem as mudanças mais rápidas. Portanto, comece seu estudo por ele. O riff do refrão é feito com apenas uma palhetada quando muda de acorde, e o tempo entre cada um deles é grande, facilitando essas trocas. Não deixe de conferir nossa videoaula:

10. Seven Nation Army – White Stripes

Os power chords aparecem em dois riffs de Seven Nation Army. O riff 2 é tranquilo. No entanto, o riff 3 passeia por praticamente todo o braço da guitarra. Assim sendo, comece treinando ele e, como de praxe, em um andamento mais lento. Para facilitar os estudos, veja a nossa videoaula:

11. My Generation – The Who

O The Who foi uma das bandas que popularizaram e ampliaram o modo de utilização do power chord no rock. Por isso, eles estão presentes na nossa lista de músicas com power chords com seu maior sucesso, My Generation! O riff tem quatro palhetadas para baixo no G5 e outras quatro no F5. É simples, e continua assim em todas as modulações de tom da música.

12. You Really Got Me – The Kinks

Apesar de ter um estilo semelhante ao de My Generation, You Really Got Me é um pouco mais difícil de tocar. Assim sendo, comece praticando as rápidas trocas de F5 para G5 e de volta para F5. Depois que essas mudanças de power chords estiverem legais, o resto da música fica bem mais fácil de executar.

13. Iron Man – Black Sabbath

Uma lista de músicas com power chords tem que ter Iron Man! Dois dos seus quatro riffs são construídos com power chords. Além disso, como a música tem um andamento bem lento, é super fácil tirá-los. É correr para o abraço! E não se esqueça de assistir à nossa videoaula:

14. Chopis Centis – Mamonas Assassinas

Chopis Centis é uma das músicas com power chords mais fáceis de se tocar. Assim sendo, ela tem 4 acordes divididos no verso e no refrão. O verso tem dois riffs bem fáceis de aprender. Por fim, o refrão tem um andamento mais rápido, mas, como os acordes são próximos uns dos outros, sua execução não é difícil. Confira nossa videoaula:

15. Blitzkrieg Bop – Ramones

Certamente, um dos maiores clássicos do punk rock, Blitzkrieg Bop não tem muitos segredos. Assim sendo, comece treinando a mudança de D5 para B5 e de volta para D5, pois esses acordes estão longe um do outro. Depois que você dominar essas mudanças, o resto será tranquilo de tocar.

16. American Idiot — Green Day

Para tocar American Idiot, é preciso baixar a afinação da guitarra em meio-tom. O riff principal demanda um pouco mais de estudo. Ou seja, por ser muito rápido, comece treinando em um andamento mais lento. No solo, aparecem power chords que devem ser tocados com três dedos. Porém, o anelar, que toca a quinta do power chord, deve estar abafado. Em outras palavras, apenas o indicador e o mindinho soam, ou seja, a tônica e a oitava do power chord. Assista à nossa videoaula:

17. Sad But True – Metallica

Afine a guitarra um tom abaixo para tocar Sad But True. Além disso, a música tem 7 power chords. Assim sendo, é uma canção em que a mão esquerda (a direita, para canhotos) passeia bem pelo braço da guitarra. Por outro lado, o andamento da música não é rápido, mas se preferir treine em um andamento mais lento ainda até você ficar craque.

Agora que você viu nossas dicas eficazes de como tocar 17 músicas com power chords, queremos te convidar para se inscrever no Cifra Club Academy!

Nos nossos cursos de guitarra e de violão, você vai aprimorar a execução de power chords, pestanas, solos e tudo relacionado às seis cordas.

Além de ter um método focado no seu desenvolvimento, as aulas são online. Ou seja, você estuda quando e onde quiser!

Outro motivo para você não pensar duas vezes em se inscrever são os canais para tirar dúvidas e os materiais de apoio.

E o melhor é que tudo isso está disponível por um preço acessível. Não deixe passar essa oportunidade!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK