Cifra Club

Aprenda a tocar as principais músicas de 2011

Os hits que bombaram em 2011 permanecem imortais; confira dicas essenciais para tocar essas músicas no violão!

Nosso papo de hoje é sobre como tocar as músicas mais bombadas de 2011! Não que atualmente não exista boa música, mas um pouco de nostalgia de vez em quando não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Chris Martin com seu violão empolgado com o público em show do Coldplay
O Coldplay lançou um dos seus grandes hits justamente em 2011 (Foto/Reprodução/Internet)

Após termos aprendido a tocar as melhores músicas de 2010, vamos agora tratar dos grandes sucessos nacionais e internacionais do ano seguinte. Nossa abordagem vai passear pelos mais variados estilos musicais. Confira algumas das canções que você vai aprender a tocar neste TBT especial:

  • Firework – Katy Perry
  • Amar Não É Pecado – Luan Santana
  • What Makes You Beautiful – One Direction
  • Ai Se Eu Te Pego – Michel Teló

Músicas de 2011 para tocar e ouvir hoje

Como diz o ditado, recordar é viver. Neste artigo, você vai encontrar dicas perfeitas para tocar com facilidade alguns dos maiores hits daquela época. Então, bora lá aprender a tocar as principais músicas de 2011?

1. Loca — Shakira e Dizzee Rascal

Não só uma das principais músicas de 2011, mas também um dos maiores sucessos da cantora Shakira, Loca é muito fácil de tocar.

Seus únicos acordes são Am e Dm. A levada é feita no ritmo de rock, tocando duas vezes por acorde durante toda a música. Confira:

↓  ↓↑  ↓↑

2. Água De Oceano — Victor e Leo

As próximas duas músicas desta lista são providenciais para a galera que curte as particularidades da batida do violão sertanejo.

Hit inesquivável da dupla Victor e Leo, Água De Oceano tem uma sessão rítmica interessante. Além disso, ela precisa do capotraste na 1ª casa e tem só uma pestana, no acorde de F. Portanto, é uma boa música para treinar esse tipo de shape.

A sequência de acordes do verso é: C, G, Am7, F, C, G, Dm, F e G. Toque o ritmo uma vez por acorde. No entanto, nos dois últimos, faça os três primeiros toques do ritmo em cada um deles. Não deixe de ver nossa videoaula da canção:

Caso prefira, confira como tocar a versão simplificada de Água De Oceano com esse outro vídeo abaixo:

3. Pra Você — Paula Fernandes

Hit da cantora Paula Fernandes, Pra Você precisa de capotraste na 3ª casa e tem dois ritmos. Um para o verso e refrão e outro para o pré-refrão. Ademais, a música só tem uma pestana, no Bm.

O solo não é difícil. Porém, você precisa saber dominar as técnicas de slide, Hammer On e Pull Off. Mas calma! Pois, com treino, essas técnicas não são difíceis. Veja só a nossa aula simplificada:

No entanto, se você quiser tentar a versão completa, sinta-se à vontade!

Viu só como essas inesquecíveis hits de 2011 são um recorte da versatilidade da música sertaneja?

Dominar essa variedade rítmica é um dos segredos para elevar o teu nível como violonista. Se você sente que chegou a hora de aprimorar as habilidades para tocar esse tipo de som, o curso focado em violão sertanejo do Cifra Club é a solução para essa questão.

O conteúdo programático aborda o ensinamento de mais de 20 batidas, sempre pautadas em ótimas sugestões de repertório. As aulas seguem o padrão de qualidade do Cifra Club e o investimento cabe perfeitamente no teu bolso!

4. Firework — Kate Perry

Firework tem três sequências bem fáceis de acordes, sendo que nenhum deles possui pestana. A primeira sequência é para o verso, a segunda para o refrão e a última para a ponte.

Ademais, ela precisa do capotraste na 1ª casa, e seus ritmos devem ser feitos com palheta. Assista à nossa videoaula e veja como é super fácil tocar essa música!

5. What Makes You Beautiful — One Direction

Ela tem a mesma sequência de acordes do começo ao fim. Todavia, na introdução e verso, eles são feitos com shapes diferentes do pré-refrão e do refrão, exigindo agilidade na mão esquerda (para os destros).

É claro que a boy band de maior sucesso da época é responsável por algumas das principais músicas de 2011. Entre elas está What Makes You Beautiful.

No pré-refrão e refrão, toque o ritmo de rock, fazendo os três primeiros toques no E e no A9. No B11, que é sua única pestana, toque o ritmo inteiro.

6. Paradise — Coldplay

Uma das músicas de 2011 que mais fizeram sucesso, Paradise exige uso do capotraste na 3ª casa. Ademais, ela tem apenas uma pestana no acorde de Bm.

Você pode tocar essa música usando duas batidas diferentes. Na nossa videoaula, você aprende tudo sobre como tocar a canção do Coldplay:

7. Só Agora — Pitty

Uma música mais tranquila de Pitty, Só Agora tem duas pestanas (nos acordes de F#m e F). No entanto, ela usa o ritmo de rock em um andamento bem lento, facilitando a troca entre esses dois shapes.

No verso, faça os dois primeiros toques no A e o restante deles no A9. Repita isso do E4 para o E. Nos outros acordes do verso e no refrão, o ritmo é feito completo uma vez em cada.

8. Amar Não É Pecado — Luan Santana

Um dos maiores melhores músicas de Luan Santana, Amar Não É Pecado é uma das músicas de 2011 que mais marcaram época. Para tocá-la, é preciso usar a técnica do dedilhado no verso e o ritmo de rock no refrão. Além disso, ela tem três pestanas: em G#m7, F#11 e B5(9).

Assista à  nossa videoaula e aprenda a tocar perfeitamente esse hit:

9. Ai Se Eu Te Pego — Michel Teló

Indiscutivelmente, Ai Se Eu Te Pego está entre as músicas mais estouradas de 2011, tanto no Brasil quanto em todo o planeta. Ela tem três pestanas (B, F# e G#m). Ademais, sua sequência de acordes é a mesma por quase toda a música: B, F#, G#m e E.

Porém, sempre que acabar de cantar o refrão, toque a seguinte progressão: B, F#, G#m, E, B, F# e E. Ela também usa duas batidas diferentes com algumas variações. Confira tudo sobre um das melhores músicas de Michel Teló na nossa videoaula:

10. Someone Like You — Adele

Para tocar Someone Like You no violão é preciso usar a técnica de dedilhado para fazer a harmonia tocada pelo piano.

Além disso, a canção tem três pestanas, nos acordes de Bm, F#m e F#m/C#. Assista à nossa videoaula sobre essa música e fique craque neste hino da Adele!

Agora que você já teve as dicas que precisa para tocar as principais músicas de 2011, compartilhe este artigo com seus amigos! Desse modo, mais pessoas vão se divertir aprendendo e se reunindo para tocar e curtir esses grandes sucessos nostálgicos!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK