Cifra Club

Como tocar as melhores músicas de Elvis Presley no violão?

Confira dicas fundamentais para aprender a tocar as melhores músicas de Elvis Presley no violão!

Em busca das melhores músicas de Elvis Presley para tocar no violão? Reunimos aqui os 15 maiores sucessos do Rei do Rock com uma série de dicas para você arrasar na execução!

Elvis Presley, com seu traje preto, tocando violão e cantando durante especial de TV
O versátil Elvis Presley gravou rock, gospel, country, etc e tal (Foto: Reprodução)

Com uma trajetória única na história da música, Elvis se tornou um símbolo de rebeldia e inspiração para grandes artistas que vieram depois dele. Assim, vários dos maiores clássicos do rock, do blues, do country e até do gospel eram do repertório dele.

E agora, seja qual for o seu nível de aprendizado no instrumento, você também vai poder tocar as músicas de Elvis Presley no violão! Bora lá?

15 músicas de Elvis Presley para tocar no violão

Entre as melhores músicas de Elvis Presley, você vai encontrar cifras de nível avançado e outras que são ideais para quem está começando agora. Nossa lista ainda apresenta uma certa variedade de estilos, indo desde o rock às músicas românticas de Elvis Presley.

Afinal, nosso foco são os hits de maior sucesso desse artista incomparável. Saca só:

  • Heartbreak Hotel
  • It’s Now Or Never
  • Burning Love
  • Hound Dog
  • Blue Suede Shoes
  • Blue Christmas
  • Jailhouse Rock
  • Bridge Over Troubled Water
  • If I Can Dream
  • Love Me Tender
  • Unchained Melody
  • My Way
  • Always On My Mind
  • Suspicious Minds
  • Can’t Help Falling In Love

1. Heartbreak Hotel

Heartbreak Hotel tem apenas 5 acordes, incluindo os três básicos A, B e E. Os outros dois são variações destes últimos, no caso, B7 e E7. Dessa forma, a música não representa um grande desafio para iniciantes, sendo uma ótima oportunidade para treinar acordes com 7ª.

2. It’s Now Or Never

A cifra de It’s Now Or Never está entre as mais fáceis músicas de Elvis Presley, também apenas com 5 acordes. Entre eles, dois shapes têm pestana: B e F#m. Assim, se você é iniciante neste fundamento, pode ser uma boa música para praticá-lo.

3. Burning Love

Agora sim, chegamos à cifra mais fácil da lista! Burning Love possui somente os acordes de A, Bm, D e G, todos básicos. Só isso mesmo, já pode ir tocar!

4. Hound Dog

Apesar do solo relativamente longo e complexo, Hound Dog não é difícil para iniciantes. Aliás, o riff da música é ideal para quem está começando. Quanto aos acordes, são apenas 3: C, F e G7, sendo que os dois últimos têm pestana. Mesmo assim, não representam nenhum grande desafio, bastando apenas treino para tocar com facilidade.

5. Blue Suede Shoes

Blue Suede Shoes tem shapes complexos, como E7(9) e D7(9). Além disso, recomenda-se usar uma variação mais incomum até do mais básico A. Isso torna a canção relativamente difícil, ainda mais considerando-se os longos solos cheios de slides e outras técnicas específicas. Ainda assim, só é preciso de 4 acordes para tocar este grande sucesso!

6. Blue Christmas

A música Blue Christmas inclui um acorde diminuto, o Bb°, mas talvez este nem seja o maior desafio da cifra. Isso porque não se trata de uma forma muito complexa, e até mesmo a pestana de F# pode causar mais problemas para iniciantes. Caso contrário, não há nada com que se preocupar para tocar essa obra de Elvis Presley no violão.

7. Jailhouse Rock

Embora tenha apenas 4 acordes, Jailhouse Rock não é considerada uma das cifras mais simples desta lista. Além de incluir vários dedilhados, os shapes são todos feitos com pestana. A boa notícia é que duas formas se repetem, tocadas em posições diferentes do braço do violão.

8. Bridge Over Troubled Water

Em Bridge Over Troubled Water, também encontramos um acorde diminuto em meio a vários acordes básicos. Se você é iniciante, só precisa estar atento a 3 pestanas e à forma menos comum do Fm6. Fora esses, não há nada que possa tirar seu sono.

Está sentindo dificuldade em melhorar nas pestanas, por exemplo? Então, você não pode deixar de conhecer o curso de violão do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online! Lá, você tem acesso a aulas completas, pensadas na sua evolução no instrumento!

Curso de violão do Cifra Club Academy

9. If I Can Dream

Você vai encontrar logo dois acordes diminutos na cifra de If I Can Dream. A boa notícia é que, novamente, ambos têm o mesmo formato, mas são montados em casas diferentes. De resto, a música é tocada com acordes fáceis, incluindo aqueles que são os primeiros a aprendermos nas aulas de violão.

10. Love Me Tender

A cifra de Love Me Tender também não é das mais fáceis, visto que possui um conjunto de acordes complexos. Além disso, inclui um pequeno solo – mas este é fácil até para quem está só começando no fundamento. Enfim, vale cada minuto de dedicação para enfrentar as passagens mais difíceis!

11. Unchained Melody

Entre as melhores músicas românticas de Elvis Presley, Unchained Melody tem poucos shapes complexos e um ritmo lento que facilita bastante a montagem. Aqui, mais uma vez, há acordes bem básicos, como Am, C e G, mas também outros que exigem mais atenção, especialmente o G6.

12. My Way

Entre os acordes de My Way, você vai encontrar várias formas conhecidas e outras mais incomuns. Algumas são mais complexas, como no caso do Gm/Bb, enquanto outras nem tanto, como o C/Bb, ou até bem fáceis, como o A7(4). Dessa forma, não exige muito mais do que atenção e prática.

13. Always On My Mind

Talvez você precise de mais prática para montar o acorde de A7/C#. Mas, fora isso, não terá dificuldades para tocar Always On My Mind. A cifra mistura acordes super simples a outros um pouco mais incomuns, mas ainda fáceis – por exemplo, nenhum tem pestana.

14. Suspicious Minds

Suspicious Minds é, sem dúvidas, uma das melhores músicas de Elvis Presley. Para tocá-la, porém, é preciso atentar-se à variação rítmica, pois ela muda de 4/4 para 6/8. Por outro lado, os acordes não fogem muito do nível básico. Portanto, vale a pena aprender!

15. Can’t Help Falling In Love

Quer saber como tocar Falling In Love no violão? Ok, todo mundo quer saber. Afinal, é a música mais famosa de Elvis Presley! A versão completa traz desafios para iniciantes, a começar pelos dedilhados. A quantidade de acordes (14) pode até assustar, mas, apesar de shapes com 7ª e baixo em outra tônica, não é tão difícil assim. Confira:

Se ainda estiver com dificuldades, experimente tocar a versão simplificada de Falling In Love. Ela reduz bastante o número de acordes e também tem videoaula para te facilitar:

Então, agora você pode mandar ver com as melhores músicas de Elvis Presley no violão por aí! No entanto, não deixe de continuar evoluindo e desenvolvendo a técnica no instrumento.

Nesse sentido, invista na oportunidade de aprender sem sair de casa com um método de primeira qualidade pelo Cifra Club Academy! Nas aulas de violão, você vai ter a chance de desenvolver suas habilidades nas seis cordas, aprendo técnicas e uma porção de músicas novas.

Ou seja, não dá pra não aproveitar essa chance de ouro de evoluir no violão!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK