Cifra Club

Músicas de fossa para quem vai passar o Dia dos Namorados na solidão

Aprenda a tocar as melhores músicas de fossa no violão para acompanhar sua trilha sonora solitária de Dia dos Namorados.

Marília Mendonça cantando uma boa sofrência em show
Marília Mendonça, a dona da sofrência, não pode sair dos seus ouvidos neste dia (Foto/Reprodução/Internet)

O Dia dos Namorados sempre chega com tudo, mas nem sempre essa data é motivo de comemorações para todos. Há ainda quem não encontrou o verdadeiro amor e, por isso, sobrecarrega Santo Antônio com vários pedidos desesperados.

Então, se você ainda não encontrou um amor ou deixou vários escaparem, venha aprender a tocar as melhores músicas de fossa no violão!

8 músicas de fossa pra quem não tem um love pra chamar de “meu”

Nem todo mundo encontra um cobertor de orelhas para o Dia dos Namorados. Por isso, fizemos essa seleção com 8 músicas da sofrência moderna para você morrer de amores abraçado ao seu instrumento do coração. Porque pode ter certeza: esse nunca te abandona!

Penhasco — Luíza Sonza

Parar de gostar de alguém é horrível! Quando isso acontece, a queda do Penhasco é certa. Mas será que dá tempo de aprender essa música antes de chegar ao fundo do poço?

A introdução no piano pode facilmente ser feita no violão. A sequência com poucos acordes é tocada do começo ao fim da canção. Atenção especial para a montagem dos shapes, que não são tão básicos: E7M, D#7, G#m7 e C#7. Porém, com dedicação e foco, será tranquilo pegar essa.

Garçom — Reginaldo Rossi

Sucesso das antigas, Garçom é uma sofrência clássica e, certamente, não pode faltar no seu repertório de músicas de fossa! Em resumo, a música é fácil de tocar. Basta praticar a montagem dos acordes e as trocas entre eles.

O shape mais incomum dessa faixa é o Em7/5-, que vai exigir atenção e treino de sua parte. De resto, são mais 7 acordes, sendo três com pestana.

A Tua Voz — Gloria Groove

Amanhecer com a cama vazia é algo que não desejo a ninguém! A Tua Voz reflete sobre isso e é perfeita para curtir a fossa daquele jeitão.

Os acordes da introdução tocados pelo piano são facilmente adaptáveis ao violão. As pestanas aparecem apenas nos acordes F#7 e na sua extensão F#7(13-), ambas tranquilas de serem tocadas, se bem treinadas. Dedique-se, que você conseguirá sofrer tocando essa numa boa!

Esqueça-me Se For Capaz — Marília Mendonça e Maiara & Maraisa

Esquecer alguém é praticamente impossível. Ainda mais se esse alguém for seu grande amor. Aproveite pra sofrer enquanto aprende a tocar Esqueça-me Se For Capaz, das Patroas.

Se ligue na batida da música. A sequência Em, A, F#m e Bm é repetida durante toda a canção. Portanto, se você sabe como montar esses acordes, nada mais vai abalar você. A não ser a lembrança da pessoa amada…

Se você sentir dificuldade em tocar essa canção, assista à nossa aula da versão simplificada de Esqueça-me Se For Capaz:

Abalo Emocional — Luan Santana

Passar por um Abalo Emocional não é nada legal. Deixar de ter a companhia de quem se ama é de uma tristeza inominável! Por isso, chore as pitangas tocando essa canção de Luan Santana.

Se ligue nos acordes C#, C#F, C#2 e G#m. Eles podem complicar a vida dos iniciantes. Da mesma forma, os shapes de A#7 e A#m7 também necessitam de cuidado. Treina bastante para tocar essa!

Sozinho — Caetano Veloso

Se você está pensando em uma performance mais intimista de uma música de fossa, Sozinho é um ótima para incrementar seu repertório sofrido. No entanto, saiba que essa é uma das músicas mais difíceis da lista.

Ao todo, são 19 acordes, e vários deles não são muito comuns. Os mais básicos são: A7, Bm, C, D, Em e G. Tirando isso, shapes como os de A7/C# e D6(9) podem te assustar e exigir bastante.

Portanto, treine bastante para tocar essa música. Foque não somente na montagem dos acordes, como nas trocas entre eles, assim como nas batidas. Para facilitar, temos uma aula completíssima sobre a obra de Caetano:

Há também a versão simplificada da canção, que te pode ajudar bastante no processo de aprendizagem. Assista a seguir:

Bloqueado — Gusttavo Lima

Ser bloqueado nas redes sociais é a nova forma de fazer o outro sofrer. Se você já passou por isso, Bloqueado é pra você. Todos os solinhos dessa música são tranquilos. Só tenha atenção para fazer da forma correta as técnicas de Hammer On e Pull Off

Além disso, o capotraste na 2ª casa faz toda a diferença. Quanto às pestanas, elas aparecem em apenas dois acordes: Bm e F#m, que são tocados na mesma posição.

Todo Mundo Vai Sofrer — Marília Mendonça

Claro, a eterna Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, marca presença mais uma vez na nossa lista de músicas de fossa! Agora, trazemos uma das faixas mais complicadinhas para você tocar.

Acontece que há uns detalhes em Todo Mundo Vai Sofrer que são fundamentais que você tenha atenção. A rápida sequência dos acordes G, D/F#, Em7, D e A9 vai exigir agilidade para realizar a troca dos shapes de uma forma eficaz.

Além disso, há o clássico solinho no meio da canção, que acompanha a melodia principal da faixa. Se estiver à sua alçada, tente aprender! Ficará emocionante fazer o solo dessa canção em um alto grau de sofrência.

Caso você sinta que ainda está muito avançado para o seu nível no violão, não há problema algum! Isso porque disponibilizamos a videoaula simplificada de Todo Mundo Vai Sofrer. Confira:

Em meio a decepções e feridas tenebrosas, a dor causada pelo fim de um grande amor é angustiante. Agora que a sofrência está posta, envie esta lista de músicas de fossa para mais gente chorar junto com você. Afinal, a dor compartilhada é sempre mais suportável do que sentir tudo isso sozinho!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK